quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Igualdade social

    Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

    Capivari de Baixo – Santa Catarina

    Alunas: Elaine Soares, Nayara Aguiar Martins e Paula Cardoso Belmiro

    Professoras: Constancia Patricio Fretta, Rosimeri Pereira da Rosa e Vera Lúcia Cardoso Pereira Miguel

    Disciplinas: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Sociologia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Filosofia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática da Educação Infantil e Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática das Séries Iniciais.

    3º Magistério 01 _ 2° Bimestre 2009

    PROJETO

    TEMA: Cidadania e direitos humanos.

    TÍTULO: Igualdade social.

    QUESTÕES PROBLEMAS:

    • Por que as pessoas ignoram seus direitos?
    • Como trabalhar a diversidade cultural e social na educação?

    OBJETIVO GERAL:

    • oportunizar aos nossos alunos situações, dentro das atividades escolares, que os possibilitem conhecer de forma clara e simplificada seus direitos e deveres previstos em legislação.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

    • possibilitar o acesso a livros informativos sobre a legislação brasileira;
    • trabalhar atividades relacionadas ao eixo temático;
    • conscientizar os educandos quanto ao respeito dos direitos e igualdades sociais;
    • trabalhar questões éticas relacionadas a realidade dos educandos dentro da escola e como praticá-las fora do ambiente escolar, influenciando na sua visão de mundo.

    JUSTIFICATIVA

    Cidadania é a participação ativa e consciente dos processos políticos da sociedade, o que exige, em contrapartida, que conheçamos nossos direitos e deveres constitucionais.

    Portanto com esse projeto pretende-se trabalhar fixando questões relevantes ao tema: “Cidadania e direitos humanos e igualdade social”, compreendendo que a cidadania deve ser relacionada como um produto de histórias sociais protagonizadas por grupos distintos, sendo nesse processo, constituída por diferentes tipos de direitos e de instituição.

    É preciso ressaltar, porém, que há outros temas diretamente relacionados ao exercício da cidadania: há questões urgentes que devem necessariamente ser abordadas como: a violência, a saúde, o uso dos recursos naturais, os preconceitos, entre outros. Esses temas devem ser tratados pela escola ocupando o mesmo lugar de importância das outras disciplinas.

    Abordar conteúdos, por exemplo, ao incluir questões que possibilitem a compreensão e a crítica da realidade, em vez de tratá-los como dados a serem aprendidos apenas para “passar de ano”, oferecer aos alunos a oportunidade de se apropriarem deles como instrumentos para refletir sobre a própria vida.

    A contribuição da escola, portanto, é a de desenvolver um projeto de educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para orientar o educando.

    METODOLOGIA

    No decorrer deste trabalho, será aplicada uma metodologia de conteúdos desenvolvidos no plano interdisciplinar, visando atender e suprir as necessidades presentes no processo ensino aprendizagem.

    ATIVIDADES PROPOSTAS

    • Expressão oral (debates e discussões);
    • construção de cartazes;
    • interpretação do filme “A pequena Miss Sunshine” (duração 120 minutos);
    • dinâmicas de grupos;
    • apresentações teatrais;
    • seminários sobre temas que envolvam igualdade e diversidade social.

    Após o filme desafiar os alunos, realizando debates e discussões diversificadas como: convivência social, valores éticos, tipos de comportamentos, liberdade de expressão entre outros.

    Fazer um círculo com as carteiras e colocar a classe a frente uns aos outros, desenvolvendo uma dinâmica, por exemplo, pôr em uma caixa várias frases ou palavras sobre o tema abordado, onde cada aluno abrirá a caixa e, ao tirar a frase ou palavra escolhida, expressará sua visão e seu entendimento sobre o assunto. Moral da dinâmica; conhecer e aprender sobre diferenças em todos os sentidos, mas que juntos todos são capazes de viver em sociedade.

    Construir cartazes, dividindo a classe em pequenos grupos, trabalhando através de revistas e jornais sobre as diferenças sociais e o respeito às diferenças, em que cada equipe apresentará seu trabalho, expondo suas ideias, opiniões e sugestões.

    RECURSOS:

    • cartolinas;
    • cd;
    • retroprojetor;
    • caixa;
    • jornal;
    • revistas;
    • data-show.

    CARGA HORÁRIA:

    • Este projeto será aplicado observando um período de 20 horas/aulas, podendo ser adaptado, estendendo-se com flexibilidade de conteúdos.

    CLIENTELA ENVOLVIDA:

    • Esse projeto será aplicado para os alunos do Ensino Médio.

    AVALIAÇÃO:

    Processual e contínua, através da observação, interação, comportamento, registrando o desempenho e rendimento paralelamente.

A importância da família na vida dos adolescentes

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Alunas: Elisabete Corrêa, Madalena Medeiros de Souza e Mayara de Souza

Professoras: Constancia Patricio Fretta, Rosimeri Pereira da Rosa e Vera Lúcia Cardoso Pereira Miguel

Disciplinas: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Sociologia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Filosofia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática da Educação Infantil e Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática das Séries Iniciais.

3º Magistério 01 _ 2° Bimestre 2009


PROJETO

TEMA: Cidadania e direitos humanos.

TÍTULO: A importância da família na vida dos adolescentes.

QUESTÕES PROBLEMAS:

  • Por que as pessoas ignoram seus direitos?
  • Por que muitas famílias estão se afastando cada vez mais da vida de seus filhos?

OBJETIVO GERAL:

  • oportunizar aos nossos alunos situações, dentro das atividades escolares, que os possibilitem conhecer de forma clara e simplificada seus direitos e deveres previstos em legislação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • possibilitar o acesso a livros informativos sobre a legislação brasileira;
  • trabalhar atividades relacionadas ao eixo temático;
  • facilitar a melhoria da qualidade de vida destes adolescentes excluídos;
  • melhorar o relacionamento familiar entre pais e filhos;
  • conscientizar, sobre a importância da cidadania e dos direitos humanos, os alunos do Ensino Médio no município de Capivari de Baixo, Santa Catarina.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a necessidade de resgatar os valores básicos da convivência com o próximo, que vem sendo deixados de lado por grande parte da nossa sociedade e que são essenciais diante do nosso compromisso com a educação do adolescente, no presente e no futuro, desejamos conscientizar as famílias em relação as suas responsabilidades sobre cidadania e democracia.

Cidadania é a participação ativa e consciente dos processos políticos da sociedade, que exige, em contrapartida, que conheçamos nossos direitos e deveres constitucionais. Portanto, cidadania são ações como: o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas de trânsito, respeitar os mais velhos, saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças e dos adolescentes carentes e outros problemas que enfrentamos em nosso município.

Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana é a institucionalidade da liberdade.

Sendo assim, a realidade em que vivem muitos dos adolescentes no município de Capivari de Baixo, Santa Catarina é preocupante. São inúmeros os casos de pobreza, drogas, miséria e abandono, por parte até mesmo de suas próprias famílias. A própria realidade em que vivem, apresenta uma história sócio-político e econômico diferente, carentes de formação e informação. Alguns buscam apoio, cuidados e atenção objetivando uma sociedade mais abeta aos anseios de tantos adolescentes, tendo eles uma melhor educação e participação no sentido de transformar suas vidas de forma individual e coletiva.

Dentro desta perspectiva, nas famílias de hoje, podemos observar uma sociedade fragilizada quanto aos valores educacionais, sociais, éticos e também morais. Todo este problema, que nos leva a crer que vivemos em ambiente desfavorável para a construção social da cidadania e bem estar dos indivíduos.

Desta forma, convictos de que a “união faz a força” é que convidamos toda a família capivariense a participar da efetivação do presente projeto, que visa exclusivamente a união entre pais e filhos.

METODOLOGIA/ATIVIDADES

  • Filme: “A pequena Miss Sunshine” (duração 120 minutos);
  • compreensão sobre o filme:

a) A partir do filme “A pequena Miss Sunshine” destaque e comente situações que você considera importantes e marcantes no que diz respeito ao diálogo familiar.

b) Em que parte do filme mais se identificou com você? Descreva.

c) Você gostou do filme? Justifique a sua resposta.

  • história dos adolescentes (retrospecto da vida de cada um);
  • Júri simulado com participação de pais e filhos, juntamente com psicóloga. Será feito através de GV (grupo verbal) e GO (grupo de observação);
  • visita ao fórum (departamento das leis e direitos humanos);
  • palestra sobre cidadania e direitos humanos para os alunos;
  • relatório ou seminário.

CARGA HORÁRIA:

  • 4 semanas, sendo duas aulas semanais.

CLIENTELA ENVOLVIDA:

  • Alunos do Ensino Médio.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será qualitativa, quantitativa, processual e contínua.

terça-feira, 28 de julho de 2009

QUADRILHA DO MAGISTÉRIO

No dia do encerramento do 1° semestre de 2009, as alunas do 4° Magistério 01, da Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette, turno noturno, arrasaram, um mix de quadrilha e casamento de jeca, com diferentes estilos musicais e trajando roupas apropriadas aos estilos dançados, elas fizeram explodir aplausos de toda a plateia presente.

“As malucas” como intitularam o seu grupo de apresentação, estavam maravilhosas. Parabéns pelo sucesso e continuem com esta criatividade, futuras professoras!


CONTANDO HISTÓRIAS 3

Para encerrar o trabalho com a literatura infantil, através da contação de histórias infantis, a quinta equipe a entrar em cena com as alunas Graziela Cândido Rodrigues, Maria das Dores Costa Izidorio, Rita de Cássia Vieira, apresentou duas histórias: Uma joaninha diferente, usando bonecos de vara e Dona Baratinha através de uma peça teatral, a equipe deu um show e até distribuiu convites para o casamento de Dona Baratinha.

Uma joaninha diferente
Dona Baratinha

CONTANDO HISTÓRIAS 2

Numa mistura de conversa de telejornal, as alunas: Elaine Soares, Jessica Figueredo Bernardo, Nayara Aguiar Martins, Paula Cardoso Belmiro e Suelen Machado mostraram a quarta história O patinho feio, apresentada com bonecos de vara. Durante o decorrer da história, as repórteres teciam comentários. Foi bastante criativa esta maneira de trabalhar a história infantil.

A terceira história foi a fábula A cigarra e a formiga, usando material reciclado e massa de modelar, o grupo formado pelas alunas Fabíola de Souza Justino, Gislaine Pagani e Juliana Luciano Anselmo encantou a todos com o cenário que ficou muito atrativo.

A segunda história foi Tubarão, usando uma televisão “digital”, como disse o grupo. A equipe formada pelas alunas Rosiane Hyppólito Marcelina, Rosiane Soares Felix e Silésia Regina Hipólito, mostraram que as professoras também podem confeccionar os materiais para inovar as contações de histórias.

CONTANDO HISTÓRIAS

Sabendo da importância de se contar histórias e que as mesmas devem fazer parte da rotina da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, as alunas da 3ª série 01, do Curso Magistério, da Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette, após um estudo sobre a literatura infantil, colocaram em prática as técnicas trabalhadas.

As histórias infantis devem estar presentes no dia a dia das salas de aula e, às vezes, os educadores podem e devem usar variadas maneiras de contá-las. Pensando assim, na disciplina de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Alfabetização, sob a orientação da professora Constancia Patricio Fretta, as equipes organizaram-se e mostraram que são capazes de prender a atenção da criançada. A primeira história a ser contada foi:

Os três porquinhos e o lobo mau, teatro apresentado pela alunas: Elisabete Corrêa, Madalena Medeiros de Souza, Mayara de Souza e Susana Barcelos Cardoso Fermino.

LITERATURA INFANTIL

LITERATURA INFANTIL


A CRIANÇA E A LITERATURA INFANTIL


É através do professor que a maioria dos alunos tem oportunidade de entrar em contato com a literatura. Vai depender, pois, do entusiasmo do professor e de sua habilidade, a atitude da criança diante da leitura.

Desse modo, o professor de educação infantil e das séries iniciais deve proporcionar às crianças momentos de contato prazeroso com a literatura, diante de leitura de histórias, contos de fada, gibis e livros infantis, bem como a leitura e escrita de bilhetes, cartas, exposição dos nomes, músicas e receitas.

Esses momentos fazem com que as crianças desenvolvam a cognição, a imaginação, a produção da escrita.

O professor deve ser um ótimo contador de histórias e assim usando a sua criatividade, inteligência e imaginação, irá saber dar toques de entusiasmo às histórias, penetrando no mundo da fantasia que as crianças possuem. Para isso deve usar técnicas variadas de apresentação de histórias, material adequado e escolha apropriada de assuntos que possam garantir o interesse permanente das crianças pelos livros.


IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS


As histórias exercem fundamental importância no desenvolvimento da linguagem oral, pois elas contribuem para:

  • ampliar as experiências, desenvolver o vocabulário e enriquecer a imaginação;
  • acalmar os ânimos (as histórias servem de repouso às crianças);
  • ajustamento emocional da criança;
  • desenvolver a capacidade de atenção e socialização da criança;
  • desenvolver a acuidade auditiva.

O grande valor das histórias contadas ou lidas está no estímulo que elas dão a capacidade criadora das crianças; as histórias desenvolvem a imaginação da criança e ajudam bastante na aprendizagem da sequência dos fatos.

Sabemos que contar história é uma atividade que exige muita habilidade, arte e para que este trabalho alcance os objetivos propostos é indispensável que o professor planeje sua aula com antecedência.


POR QUE CONTAR HISTÓRIAS?


Dentre muitos motivos para se contar histórias, podemos destacar alguns para reflexão:

1. As histórias formam o gosto pela leitura. Quando a criança aprende a gostar de ouvir histórias contadas ou lidas, ela adquire o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura.

2. As histórias são um poderoso recurso de estimulação do desenvolvimento psicológico e moral que pode ser utilizado como recurso auxiliar da manutenção da saúde mental do indivíduo em crescimento.

3. As histórias instruem. Ao enriquecer o vocabulário infantil, amplia seu mundo de ideias e conhecimentos e desenvolve a linguagem e o pensamento.

4. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.

5. As histórias cultivam a sensibilidade, e isso significa educar o espírito. A literatura e os contos de fadas dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter.

6. As histórias facilitam a adaptação da criança ao meio ambiente, pela incorporação de valores sociais e morais que ela capta da vida de seus personagens.

7. As histórias distraem, descarregam as tensões, aliviam sobrecargas emocionais e auxiliam, muitas vezes, a resolver conflitos emocionais próprios.


METODOLOGIA


Ao contar histórias, o professor deve vivê-las, procurar prender a atenção das crianças, deixá-las mais próximas de si e permitir que vejam as ilustrações, ter boa linguagem. Todos esses aspectos devem ser observados pelo professor para conseguir narrar bem uma história e ter um auditório atento e curioso.

Para se contar bem uma história:

  • conhecer bem a história;
  • planejar antes de contá-la;
  • evitar ênfase em detalhes simples;
  • contar com naturalidade;
  • mostrar entusiasmo ao contá-la;
  • evitar o uso de muitos “e” “ou” “então”;
  • encarar seus ouvintes;
  • não interromper.

“O ambiente é essencial para despertar na criança o gosto pela leitura.”


TÉCNICAS DE CONTAR HISTÓRIAS


1. HISTÓRIAS ILUSTRADAS: as gravuras devem ser de tamanho visível para todo o grupo:

* do próprio livro;

* em álbum seriado (blocão);

* em sanfona;

* no flanelógrafo (elementos da história para gradativamente, formar cenas);

* avental.


2. FANTOCHES:

* em palco apropriado;

* em palcos improvisados;

* sem palco.


3. TEATRO DE VARA:

* com figuras recortadas;

* com bonecos improvisados.


4. TEATRO DE SOMBRAS:

* com silhuetas, em palcos apropriados.


5. HISTÓRIAS COM RECURSOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS: esta técnica requer um bom planejamento antecipado:

* DVD e televisão;

* data show.


OBJETIVOS DOS CONTOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


* Despertar na criança a curiosidade sobre os assuntos das histórias.

* Introduzir termos novos, ampliando o vocabulário da criança.

* Ampliar horizontes, contando histórias onde fatos curiosos e desconhecidos possam vir a acrescentar algo novo ao aluno.

* Adequar as histórias à realidade dos alunos.

* Conquistar e trabalhar a atenção dos alunos.

* Desenvolver habilidade de expressar ideias com desembaraço e originalidade, desinibindo assim as crianças.

* Atingir significados simbólicos e, acima de tudo, interpessoais;

* Envolver emocionalmente a criança na história;

* Auxiliar nos seu ajustamento sócio-emocional;

* Deixar que cada criança interprete a história da sua maneira e tire suas próprias conclusões, sem dar explicações.

* Possibilitar a busca de soluções para suas dificuldades e problemas interiores.

* Mostrar à criança, através dos personagens, os dois lados existentes: o bem e o mal.

* Refletir, associar e identificar-se com personagens.

* Saber contar também a outras pessoas a história escutada.

* Proporcionar à criança uma viagem ao mundo das histórias, alimentando sua imaginação e satisfazendo seus desejos e fantasias.

* Aliviar sua ansiedades e medos.

* Formar na criança o prazer em escutar muitas histórias.

* Estimular seu gosto pela leitura desde cedo, e assim tornar-se um futuro leitor.