quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A importância da família na vida dos adolescentes

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Alunas: Elisabete Corrêa, Madalena Medeiros de Souza e Mayara de Souza

Professoras: Constancia Patricio Fretta, Rosimeri Pereira da Rosa e Vera Lúcia Cardoso Pereira Miguel

Disciplinas: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Sociologia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Filosofia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática da Educação Infantil e Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática das Séries Iniciais.

3º Magistério 01 _ 2° Bimestre 2009


PROJETO

TEMA: Cidadania e direitos humanos.

TÍTULO: A importância da família na vida dos adolescentes.

QUESTÕES PROBLEMAS:

  • Por que as pessoas ignoram seus direitos?
  • Por que muitas famílias estão se afastando cada vez mais da vida de seus filhos?

OBJETIVO GERAL:

  • oportunizar aos nossos alunos situações, dentro das atividades escolares, que os possibilitem conhecer de forma clara e simplificada seus direitos e deveres previstos em legislação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • possibilitar o acesso a livros informativos sobre a legislação brasileira;
  • trabalhar atividades relacionadas ao eixo temático;
  • facilitar a melhoria da qualidade de vida destes adolescentes excluídos;
  • melhorar o relacionamento familiar entre pais e filhos;
  • conscientizar, sobre a importância da cidadania e dos direitos humanos, os alunos do Ensino Médio no município de Capivari de Baixo, Santa Catarina.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a necessidade de resgatar os valores básicos da convivência com o próximo, que vem sendo deixados de lado por grande parte da nossa sociedade e que são essenciais diante do nosso compromisso com a educação do adolescente, no presente e no futuro, desejamos conscientizar as famílias em relação as suas responsabilidades sobre cidadania e democracia.

Cidadania é a participação ativa e consciente dos processos políticos da sociedade, que exige, em contrapartida, que conheçamos nossos direitos e deveres constitucionais. Portanto, cidadania são ações como: o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas de trânsito, respeitar os mais velhos, saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças e dos adolescentes carentes e outros problemas que enfrentamos em nosso município.

Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana é a institucionalidade da liberdade.

Sendo assim, a realidade em que vivem muitos dos adolescentes no município de Capivari de Baixo, Santa Catarina é preocupante. São inúmeros os casos de pobreza, drogas, miséria e abandono, por parte até mesmo de suas próprias famílias. A própria realidade em que vivem, apresenta uma história sócio-político e econômico diferente, carentes de formação e informação. Alguns buscam apoio, cuidados e atenção objetivando uma sociedade mais abeta aos anseios de tantos adolescentes, tendo eles uma melhor educação e participação no sentido de transformar suas vidas de forma individual e coletiva.

Dentro desta perspectiva, nas famílias de hoje, podemos observar uma sociedade fragilizada quanto aos valores educacionais, sociais, éticos e também morais. Todo este problema, que nos leva a crer que vivemos em ambiente desfavorável para a construção social da cidadania e bem estar dos indivíduos.

Desta forma, convictos de que a “união faz a força” é que convidamos toda a família capivariense a participar da efetivação do presente projeto, que visa exclusivamente a união entre pais e filhos.

METODOLOGIA/ATIVIDADES

  • Filme: “A pequena Miss Sunshine” (duração 120 minutos);
  • compreensão sobre o filme:

a) A partir do filme “A pequena Miss Sunshine” destaque e comente situações que você considera importantes e marcantes no que diz respeito ao diálogo familiar.

b) Em que parte do filme mais se identificou com você? Descreva.

c) Você gostou do filme? Justifique a sua resposta.

  • história dos adolescentes (retrospecto da vida de cada um);
  • Júri simulado com participação de pais e filhos, juntamente com psicóloga. Será feito através de GV (grupo verbal) e GO (grupo de observação);
  • visita ao fórum (departamento das leis e direitos humanos);
  • palestra sobre cidadania e direitos humanos para os alunos;
  • relatório ou seminário.

CARGA HORÁRIA:

  • 4 semanas, sendo duas aulas semanais.

CLIENTELA ENVOLVIDA:

  • Alunos do Ensino Médio.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será qualitativa, quantitativa, processual e contínua.

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