quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Igualdade social

    Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

    Capivari de Baixo – Santa Catarina

    Alunas: Elaine Soares, Nayara Aguiar Martins e Paula Cardoso Belmiro

    Professoras: Constancia Patricio Fretta, Rosimeri Pereira da Rosa e Vera Lúcia Cardoso Pereira Miguel

    Disciplinas: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Sociologia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Filosofia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática da Educação Infantil e Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática das Séries Iniciais.

    3º Magistério 01 _ 2° Bimestre 2009

    PROJETO

    TEMA: Cidadania e direitos humanos.

    TÍTULO: Igualdade social.

    QUESTÕES PROBLEMAS:

    • Por que as pessoas ignoram seus direitos?
    • Como trabalhar a diversidade cultural e social na educação?

    OBJETIVO GERAL:

    • oportunizar aos nossos alunos situações, dentro das atividades escolares, que os possibilitem conhecer de forma clara e simplificada seus direitos e deveres previstos em legislação.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

    • possibilitar o acesso a livros informativos sobre a legislação brasileira;
    • trabalhar atividades relacionadas ao eixo temático;
    • conscientizar os educandos quanto ao respeito dos direitos e igualdades sociais;
    • trabalhar questões éticas relacionadas a realidade dos educandos dentro da escola e como praticá-las fora do ambiente escolar, influenciando na sua visão de mundo.

    JUSTIFICATIVA

    Cidadania é a participação ativa e consciente dos processos políticos da sociedade, o que exige, em contrapartida, que conheçamos nossos direitos e deveres constitucionais.

    Portanto com esse projeto pretende-se trabalhar fixando questões relevantes ao tema: “Cidadania e direitos humanos e igualdade social”, compreendendo que a cidadania deve ser relacionada como um produto de histórias sociais protagonizadas por grupos distintos, sendo nesse processo, constituída por diferentes tipos de direitos e de instituição.

    É preciso ressaltar, porém, que há outros temas diretamente relacionados ao exercício da cidadania: há questões urgentes que devem necessariamente ser abordadas como: a violência, a saúde, o uso dos recursos naturais, os preconceitos, entre outros. Esses temas devem ser tratados pela escola ocupando o mesmo lugar de importância das outras disciplinas.

    Abordar conteúdos, por exemplo, ao incluir questões que possibilitem a compreensão e a crítica da realidade, em vez de tratá-los como dados a serem aprendidos apenas para “passar de ano”, oferecer aos alunos a oportunidade de se apropriarem deles como instrumentos para refletir sobre a própria vida.

    A contribuição da escola, portanto, é a de desenvolver um projeto de educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para orientar o educando.

    METODOLOGIA

    No decorrer deste trabalho, será aplicada uma metodologia de conteúdos desenvolvidos no plano interdisciplinar, visando atender e suprir as necessidades presentes no processo ensino aprendizagem.

    ATIVIDADES PROPOSTAS

    • Expressão oral (debates e discussões);
    • construção de cartazes;
    • interpretação do filme “A pequena Miss Sunshine” (duração 120 minutos);
    • dinâmicas de grupos;
    • apresentações teatrais;
    • seminários sobre temas que envolvam igualdade e diversidade social.

    Após o filme desafiar os alunos, realizando debates e discussões diversificadas como: convivência social, valores éticos, tipos de comportamentos, liberdade de expressão entre outros.

    Fazer um círculo com as carteiras e colocar a classe a frente uns aos outros, desenvolvendo uma dinâmica, por exemplo, pôr em uma caixa várias frases ou palavras sobre o tema abordado, onde cada aluno abrirá a caixa e, ao tirar a frase ou palavra escolhida, expressará sua visão e seu entendimento sobre o assunto. Moral da dinâmica; conhecer e aprender sobre diferenças em todos os sentidos, mas que juntos todos são capazes de viver em sociedade.

    Construir cartazes, dividindo a classe em pequenos grupos, trabalhando através de revistas e jornais sobre as diferenças sociais e o respeito às diferenças, em que cada equipe apresentará seu trabalho, expondo suas ideias, opiniões e sugestões.

    RECURSOS:

    • cartolinas;
    • cd;
    • retroprojetor;
    • caixa;
    • jornal;
    • revistas;
    • data-show.

    CARGA HORÁRIA:

    • Este projeto será aplicado observando um período de 20 horas/aulas, podendo ser adaptado, estendendo-se com flexibilidade de conteúdos.

    CLIENTELA ENVOLVIDA:

    • Esse projeto será aplicado para os alunos do Ensino Médio.

    AVALIAÇÃO:

    Processual e contínua, através da observação, interação, comportamento, registrando o desempenho e rendimento paralelamente.

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