LITERATURA INFANTIL
A CRIANÇA E A LITERATURA INFANTIL
É através do professor que a maioria dos alunos tem oportunidade de entrar em contato com a literatura. Vai depender, pois, do entusiasmo do professor e de sua habilidade, a atitude da criança diante da leitura.
Desse modo, o professor de educação infantil e das séries iniciais deve proporcionar às crianças momentos de contato prazeroso com a literatura, diante de leitura de histórias, contos de fada, gibis e livros infantis, bem como a leitura e escrita de bilhetes, cartas, exposição dos nomes, músicas e receitas.
Esses momentos fazem com que as crianças desenvolvam a cognição, a imaginação, a produção da escrita.
O professor deve ser um ótimo contador de histórias e assim usando a sua criatividade, inteligência e imaginação, irá saber dar toques de entusiasmo às histórias, penetrando no mundo da fantasia que as crianças possuem. Para isso deve usar técnicas variadas de apresentação de histórias, material adequado e escolha apropriada de assuntos que possam garantir o interesse permanente das crianças pelos livros.
IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS
As histórias exercem fundamental importância no desenvolvimento da linguagem oral, pois elas contribuem para:
- ampliar as experiências, desenvolver o vocabulário e enriquecer a imaginação;
- acalmar os ânimos (as histórias servem de repouso às crianças);
- ajustamento emocional da criança;
- desenvolver a capacidade de atenção e socialização da criança;
- desenvolver a acuidade auditiva.
O grande valor das histórias contadas ou lidas está no estímulo que elas dão a capacidade criadora das crianças; as histórias desenvolvem a imaginação da criança e ajudam bastante na aprendizagem da sequência dos fatos.
Sabemos que contar história é uma atividade que exige muita habilidade, arte e para que este trabalho alcance os objetivos propostos é indispensável que o professor planeje sua aula com antecedência.
POR QUE CONTAR HISTÓRIAS?
Dentre muitos motivos para se contar histórias, podemos destacar alguns para reflexão:
1. As histórias formam o gosto pela leitura. Quando a criança aprende a gostar de ouvir histórias contadas ou lidas, ela adquire o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura.
2. As histórias são um poderoso recurso de estimulação do desenvolvimento psicológico e moral que pode ser utilizado como recurso auxiliar da manutenção da saúde mental do indivíduo em crescimento.
3. As histórias instruem. Ao enriquecer o vocabulário infantil, amplia seu mundo de ideias e conhecimentos e desenvolve a linguagem e o pensamento.
4. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.
5. As histórias cultivam a sensibilidade, e isso significa educar o espírito. A literatura e os contos de fadas dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter.
6. As histórias facilitam a adaptação da criança ao meio ambiente, pela incorporação de valores sociais e morais que ela capta da vida de seus personagens.
7. As histórias distraem, descarregam as tensões, aliviam sobrecargas emocionais e auxiliam, muitas vezes, a resolver conflitos emocionais próprios.
METODOLOGIA
Ao contar histórias, o professor deve vivê-las, procurar prender a atenção das crianças, deixá-las mais próximas de si e permitir que vejam as ilustrações, ter boa linguagem. Todos esses aspectos devem ser observados pelo professor para conseguir narrar bem uma história e ter um auditório atento e curioso.
Para se contar bem uma história:
- conhecer bem a história;
- planejar antes de contá-la;
- evitar ênfase em detalhes simples;
- contar com naturalidade;
- mostrar entusiasmo ao contá-la;
- evitar o uso de muitos “e” “ou” “então”;
- encarar seus ouvintes;
- não interromper.
“O ambiente é essencial para despertar na criança o gosto pela leitura.”
TÉCNICAS DE CONTAR HISTÓRIAS
1. HISTÓRIAS ILUSTRADAS: as gravuras devem ser de tamanho visível para todo o grupo:
* do próprio livro;
* em álbum seriado (blocão);
* em sanfona;
* no flanelógrafo (elementos da história para gradativamente, formar cenas);
* avental.
2. FANTOCHES:
* em palco apropriado;
* em palcos improvisados;
* sem palco.
3. TEATRO DE VARA:
* com figuras recortadas;
* com bonecos improvisados.
4. TEATRO DE SOMBRAS:
* com silhuetas, em palcos apropriados.
5. HISTÓRIAS COM RECURSOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS: esta técnica requer um bom planejamento antecipado:
* DVD e televisão;
* data show.
OBJETIVOS DOS CONTOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
* Despertar na criança a curiosidade sobre os assuntos das histórias.
* Introduzir termos novos, ampliando o vocabulário da criança.
* Ampliar horizontes, contando histórias onde fatos curiosos e desconhecidos possam vir a acrescentar algo novo ao aluno.
* Adequar as histórias à realidade dos alunos.
* Conquistar e trabalhar a atenção dos alunos.
* Desenvolver habilidade de expressar ideias com desembaraço e originalidade, desinibindo assim as crianças.
* Atingir significados simbólicos e, acima de tudo, interpessoais;
* Envolver emocionalmente a criança na história;
* Auxiliar nos seu ajustamento sócio-emocional;
* Deixar que cada criança interprete a história da sua maneira e tire suas próprias conclusões, sem dar explicações.
* Possibilitar a busca de soluções para suas dificuldades e problemas interiores.
* Mostrar à criança, através dos personagens, os dois lados existentes: o bem e o mal.
* Refletir, associar e identificar-se com personagens.
* Saber contar também a outras pessoas a história escutada.
* Proporcionar à criança uma viagem ao mundo das histórias, alimentando sua imaginação e satisfazendo seus desejos e fantasias.
* Aliviar sua ansiedades e medos.
* Formar na criança o prazer em escutar muitas histórias.
* Estimular seu gosto pela leitura desde cedo, e assim tornar-se um futuro leitor.
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