terça-feira, 28 de julho de 2009

LITERATURA INFANTIL

LITERATURA INFANTIL


A CRIANÇA E A LITERATURA INFANTIL


É através do professor que a maioria dos alunos tem oportunidade de entrar em contato com a literatura. Vai depender, pois, do entusiasmo do professor e de sua habilidade, a atitude da criança diante da leitura.

Desse modo, o professor de educação infantil e das séries iniciais deve proporcionar às crianças momentos de contato prazeroso com a literatura, diante de leitura de histórias, contos de fada, gibis e livros infantis, bem como a leitura e escrita de bilhetes, cartas, exposição dos nomes, músicas e receitas.

Esses momentos fazem com que as crianças desenvolvam a cognição, a imaginação, a produção da escrita.

O professor deve ser um ótimo contador de histórias e assim usando a sua criatividade, inteligência e imaginação, irá saber dar toques de entusiasmo às histórias, penetrando no mundo da fantasia que as crianças possuem. Para isso deve usar técnicas variadas de apresentação de histórias, material adequado e escolha apropriada de assuntos que possam garantir o interesse permanente das crianças pelos livros.


IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS


As histórias exercem fundamental importância no desenvolvimento da linguagem oral, pois elas contribuem para:

  • ampliar as experiências, desenvolver o vocabulário e enriquecer a imaginação;
  • acalmar os ânimos (as histórias servem de repouso às crianças);
  • ajustamento emocional da criança;
  • desenvolver a capacidade de atenção e socialização da criança;
  • desenvolver a acuidade auditiva.

O grande valor das histórias contadas ou lidas está no estímulo que elas dão a capacidade criadora das crianças; as histórias desenvolvem a imaginação da criança e ajudam bastante na aprendizagem da sequência dos fatos.

Sabemos que contar história é uma atividade que exige muita habilidade, arte e para que este trabalho alcance os objetivos propostos é indispensável que o professor planeje sua aula com antecedência.


POR QUE CONTAR HISTÓRIAS?


Dentre muitos motivos para se contar histórias, podemos destacar alguns para reflexão:

1. As histórias formam o gosto pela leitura. Quando a criança aprende a gostar de ouvir histórias contadas ou lidas, ela adquire o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura.

2. As histórias são um poderoso recurso de estimulação do desenvolvimento psicológico e moral que pode ser utilizado como recurso auxiliar da manutenção da saúde mental do indivíduo em crescimento.

3. As histórias instruem. Ao enriquecer o vocabulário infantil, amplia seu mundo de ideias e conhecimentos e desenvolve a linguagem e o pensamento.

4. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.

5. As histórias cultivam a sensibilidade, e isso significa educar o espírito. A literatura e os contos de fadas dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter.

6. As histórias facilitam a adaptação da criança ao meio ambiente, pela incorporação de valores sociais e morais que ela capta da vida de seus personagens.

7. As histórias distraem, descarregam as tensões, aliviam sobrecargas emocionais e auxiliam, muitas vezes, a resolver conflitos emocionais próprios.


METODOLOGIA


Ao contar histórias, o professor deve vivê-las, procurar prender a atenção das crianças, deixá-las mais próximas de si e permitir que vejam as ilustrações, ter boa linguagem. Todos esses aspectos devem ser observados pelo professor para conseguir narrar bem uma história e ter um auditório atento e curioso.

Para se contar bem uma história:

  • conhecer bem a história;
  • planejar antes de contá-la;
  • evitar ênfase em detalhes simples;
  • contar com naturalidade;
  • mostrar entusiasmo ao contá-la;
  • evitar o uso de muitos “e” “ou” “então”;
  • encarar seus ouvintes;
  • não interromper.

“O ambiente é essencial para despertar na criança o gosto pela leitura.”


TÉCNICAS DE CONTAR HISTÓRIAS


1. HISTÓRIAS ILUSTRADAS: as gravuras devem ser de tamanho visível para todo o grupo:

* do próprio livro;

* em álbum seriado (blocão);

* em sanfona;

* no flanelógrafo (elementos da história para gradativamente, formar cenas);

* avental.


2. FANTOCHES:

* em palco apropriado;

* em palcos improvisados;

* sem palco.


3. TEATRO DE VARA:

* com figuras recortadas;

* com bonecos improvisados.


4. TEATRO DE SOMBRAS:

* com silhuetas, em palcos apropriados.


5. HISTÓRIAS COM RECURSOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS: esta técnica requer um bom planejamento antecipado:

* DVD e televisão;

* data show.


OBJETIVOS DOS CONTOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


* Despertar na criança a curiosidade sobre os assuntos das histórias.

* Introduzir termos novos, ampliando o vocabulário da criança.

* Ampliar horizontes, contando histórias onde fatos curiosos e desconhecidos possam vir a acrescentar algo novo ao aluno.

* Adequar as histórias à realidade dos alunos.

* Conquistar e trabalhar a atenção dos alunos.

* Desenvolver habilidade de expressar ideias com desembaraço e originalidade, desinibindo assim as crianças.

* Atingir significados simbólicos e, acima de tudo, interpessoais;

* Envolver emocionalmente a criança na história;

* Auxiliar nos seu ajustamento sócio-emocional;

* Deixar que cada criança interprete a história da sua maneira e tire suas próprias conclusões, sem dar explicações.

* Possibilitar a busca de soluções para suas dificuldades e problemas interiores.

* Mostrar à criança, através dos personagens, os dois lados existentes: o bem e o mal.

* Refletir, associar e identificar-se com personagens.

* Saber contar também a outras pessoas a história escutada.

* Proporcionar à criança uma viagem ao mundo das histórias, alimentando sua imaginação e satisfazendo seus desejos e fantasias.

* Aliviar sua ansiedades e medos.

* Formar na criança o prazer em escutar muitas histórias.

* Estimular seu gosto pela leitura desde cedo, e assim tornar-se um futuro leitor.

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