domingo, 23 de novembro de 2008

COMO FOI A SEMANA TEMÁTICA DO MAGISTÉRIO?

Semana Temática do Magistério
Aluna: Anice Gomes
3ª série: 01 Magistérrio
Tema: Educação Especial
Palestrante: Sulane Pizzollo Stüpp


Cidadania
Hoje, percebi que tenho um problema sério que me leva a inquietação, me tira o sono, me leva a pensar.
Nunca gostei de ser como os outros, de agir igual a todos. Sempre gostei muito de palavras como o porquê, nunca soube direito, como tudo acontecia, mas uma coisa é certa, sempre deixei muitas pessoas em suas cadeiras de couro pomposas ou em suas verdades absolutas incomodadas. Essa noite, tive a grata oportunidade de ouvir uma diretora de escola especial, a Sulane, falou em ser diferente, fez questionamentos e deu algumas respostas para as minhas inquietações.
Mostrou que o diferente e o normal se confundem a ponto de tornar-se um só.
Ela abriu um leque de situações que seria inimagináveis. Mostrou para nós que alguém pode ter Down e dirigir um carro, ter emprego, dançar, ter uma vida social ativa.
Quando se pensava em deficiente se imaginava alguém incapaz ou nas melhores das possibilidades limitado.
Sempre acreditei na capacidade humana de recuperação. Então os exemplos mostrados, os assuntos tratados vêm de encontro as convicções que tenho.
Todos somos iguais, cada qual a seu modo e em seu tempo.
Acredito ser possível construir uma sociedade igualitária, humana e livre de preconceitos.
Mesmo que pareça utopia, já é possível sonhar com isso, afinal não sou a única pessoa que acredita que educação e respeito são armas para vencer essa luta.
(Anice Gomes)



Semana Temática do Magistério
Aluna: Chaiane Guerreiro de Souza
4ª série: 01 Magistério
Tema: Educação Especial
Palestrante: Sulane Pizzollo Stüpp
A palestrante Sulane falou do sistema da Educação Especial, em que a classificação da deficiência mental reflete que deficientes não apresentam limitações em todas as áreas das habilidades adaptativas.
Quer dizer que a maioria pode ter uma vida normal, trabalhar, estudar em escolas normais, mas têm outros que precisam ainda freqüentar a APAE.
Todas as crianças e adultos têm necessidades diferentes uma das outras: umas moderada, leve, profunda, aguda, grave. Mas nem por isso, temos que ter distâncias dessas pessoas. Temos que nos aproximar e de um jeito ou outro fazê-las sentirem-se melhor nesse mundo, pois para elas quem é diferente somos nós.
Cada pessoa é possibilitada a fazer certo tipo de atividade, outras não fazem nada.
Ela citou vários casos, por exemplo: pessoas nas cadeiras de roda podem trabalhar, exercer sua função normalmente, para isso tem que fazer adaptações, só assim elas conseguem fazer trabalhos maravilhosos como: tapetes, quadros(pinturas), envelopes, bolsas, etc.
Já aquelas que têm alguma Síndrome, mas andam, elas trabalham nos mercados, fazem canteiros, pintam os muros, são muito talentosas também.
O mais importante é que todas também pensam em “amar e serem amadas”, terem um parceiro, um namorado, atém pensam em se casar. Claro que essas pessoas precisam de revisões constantes, nas quais os psicólogos e especialistas precisam orientar, conversar para verificar o grau de deficiência.
Tenho dois primos um com síndrome e outro com paralisia cerebral, esses dois campeões estão na APAE, e lá evoluíram muito. Nenhum desses dois garotos vai para a escola regular, mas são muito espertos por causa da APAE, que os ajuda muito no dia-a-dia, eles adoram passear no ônibus amarelo.
Bem, eu adorei essa palestra, quero poder e vou fazer educação especial, quero ter mais conhecimento nesse assunto, onde hoje é top nas conversas.
(Chaiane Guerreiro de Souza)


Semana Temática do Magistério
Aluna: Letícia Inácia da Silva
3ª série: 01 Magistérrio
Tema: Educação Especial
Palestrante: Sulane Pizzollo Stüpp

A palestra que mais me chamou atenção foi da Sulane Pizzollo Stüpp sobre Educação Especial.
A forma que ela abordou esse assunto foi muito interessante, porque nunca estamos prontos para encarar o “diferente”.
Os pais quando recebem a notícia que seus filhos não serão crianças ditas “normais” ficam assustados; porque idealizam um filho dito “perfeito” sem nenhuma limitação física, nem mental, por isso têm dificuldade de aceitar que seus filhos possam ter algum tipo de deficiência, mas com o tempo começam a perceber que seus filhos são vencedores e que vêm ao mundo para dar lições de vida.
Ao final da palestra, foi relatado depoimentos de pais de crianças com síndrome de Down.
Nos depoimentos foram expostas situações constrangedoras, vivências, aprendizados e lições de vida.
Esta palestra mostrou que apesar de suas limitações as pessoas com síndrome de Down têm muito a ensinar.

(Letícia Inácia da Silva)


Semana Temática do Magistério
Aluna: Daiane Florêncio Feliciano
3ª série: 01 Magistério
Tema: Práticas Pedagógicas
Palestrante: Ludimar Teresa de Oliveira

Gostei muito da palestra, pois falou de nossa vida. A palestrante deu um exemplo da pipoca, primeiro ela mostrou umas imagens (um pequeno vídeo). Todos tentaram adivinhar o que era, mas ninguém conseguiu.

Após isso, ela nos falou e mostrou que era o milho de uma pipoca, eu mesma fiquei fascinada, muito incrível. A palestrante através de uma pipoca nos mostrou como é a vida.

Primeiro o milho é colocado em uma panela com óleo fervendo, sem saber o que ia acontecer com ele, depois de um tempo o milho estoura e vira uma linda pipoca. Antes o que era um milho virou uma pipoca.

Mas alguns milhos ficaram com medo e não quiseram estourar e assim ficaram fechados para sempre.

A palestrante nos explicou que assim são as pessoas, ficam com medo de encarar seus problemas e se fecham, já outras enfrentam os problemas e com isso depois descobrem coisas maravilhosas. Enfim, a palestra foi maravilhosa e aprendi muito para minha vida.

(Daiane Florêncio Feliciano)



Semana Temática do Magistério
Aluna: Karoline Machado Julião
3ª série: 01 Magistério
Tema: Direitos da Criança e do Adolescente
Palestrantes: Dr. Valésio Bittencourt e Conselheira Tutelar Srª Maria Aparecida

No dia 30 de outubro, no auditório da Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette, aconteceu uma das palestras referentes a Semana Temática do Magistério.

Na ocasião, recebemos o Dr. Valésio e a Srª. Maria Aparecida que nos esclareceram alguns tópicos do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata basicamente dos Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente.

Com tais esclarecimentos, conseguimos entender a função do Conselho Tutelar e a função da sociedade em geral, porque o Conselho Tutelar juntamente com o Estado faz o que pode para ajudar os menores, como por exemplo, cria casas de recuperação de menores e auxilia os pais a cuidarem de seus menores. Mas deixa bem claro que a obrigação é primeiramente da família, depois da sociedade e por último do Estado.

Em relação à casa de recuperação de menores, ficamos sabendo que em Capivari de Baixo encontra-se uma dessas casas na comunidade da Ilhotinha e é chamada “Semi Liberdade” e procura ajudar os menores a levar uma vida “normal”.

Em minha opinião, foi uma das palestras mais importantes, foi a que mais me interessei, talvez porque ainda sou menor e assim pude saber um pouco mais sobre os meus direitos e deveres como menor cidadã.

(Karoline Machado Julião)



Nenhum comentário: