domingo, 22 de agosto de 2010

PLANO DE AULA: A PORTA

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais

Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização

Professora: Constancia Patrício Fretta

Aluna: Simone Costa Riffel

4º Magistério 01 - 2010


PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.


CONTEÚDO: A porta (música), apresentação de um slide sobre desmatamento.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


· desenvolver o raciocínio;

· demonstrar à criança a importância de uma porta em casa;

· fazer com os alunos um teatro bem lúdico e prazeroso.


AÇÃO DIDÁTICA


Passar um slide e fazer a contação do texto, bem divertido.


ATIVIDADES


ORAIS:


_ Por que a necessidade de porta em casa?

_ Por que não devemos desmatar nossas florestas?

_ Por que sempre que arrancamos uma árvore devemos plantar outra?


ESCRITAS:


1) VAMOS CANTAR?


A PORTA


SOU FEITA DE MADEIRA
MADEIRA, MATÉRIA MORTA
MAS NÃO HÁ COISA NO MUNDO
MAIS VIVA DO QUE UMA PORTA.

EU ABRO DEVAGARINHO
PRA PASSAR O MENININHO
EU ABRO BEM COM CUIDADO
PRA PASSAR O NAMORADO
EU ABRO BEM PRAZENTEIRA
PRA PASSAR A COZINHEIRA
EU ABRO DE SUPETÃO
PRA PASSAR O CAPITÃO.

EU FECHO A FRENTE DA CASA
FECHO A PORTA DO QUARTEL
EU FECHO TUDO NO MUNDO
SÓ VIVO ABERTA NO CÉU!

(Vinícius de Moraes)


2) QUANTAS VEZES APARECEU A PALAVRA “EU” NO TEXTO “A PORTA”.


3) QUAL O DIMINUTIVO DA PALAVRA DEVAGAR E MENINO.


4) CONTE E MARQUE QUANTAS LETRAS TEM CADA PALAVRA.


FEITA ( )

MADEIRA ( )

PORTA ( )

MUNDO ( )

CASA ( )

CÉU ( )


5) COMPLETE:

EU ABRO BEM ________________

PRA PASSAR A __________________

EU ABRO DE SUPETÃO

PRA PASSAR O _______________________________


RECURSOS:


· xerox da música;

· caderno e

· lápis.


AVALIAÇÃO


Avaliar a participação dos alunos durante a realização das atividades.

Nenhum comentário: