domingo, 22 de agosto de 2010

PLANO DE AULA: A CACHORRINHA

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Maria Suelen Cascaes de Souza
4º Magistério 01 - 2010

PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.

CONTEÚDO: A cachorrinha (música).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• ouvir com atenção a leitura da letra da música;
• fazer a interpretação e compreensão oral da música;
• apropriar-se das convenções gráfica: alinhamento da escrita e leitura, função dos espaços em branco e pontuação.

AÇÃO DIDÁTICA

Iniciar falando sobre a música e perguntar se eles conhecem alguma outra. Depois aplicar atividades relacionadas e após com o auxílio de um aparelho de som tocar o cd com a letra da música.

ATIVIDADES

1) Leia a palavra::


CA / CHOR / RI / NHA

a) Escreva o número de letras:
b) Escreva o número de sílabas:
c) Qual a primeira sílaba?
d) Que outras palavras iniciam com a letra “C”?

2) VAMOS CANTAR?

A CACHORRINHA

Mas que amor de cachorrinha!
Mas que amor de cachorrinha!

Pode haver coisa no mundo
Mais branca, mais bonitinha
Do que a tua barriguinha
Crivada de mamiquinha?

Pode haver coisa no mundo
Mais travessa, mais tontinha
Que esse amor de cachorrinha
Quando vem fazer festinha
Remexendo a traseirinha?

Uau, uau, uau, uau!
Uau, uau, uau, uau!

(Vinícius de Moraes)

3) A CACHORRINHA É:

( ) AVE
( ) INSETO
( ) MAMÍFERO
( ) PEIXE

4) Vamos falar alguma características dos mamíferos. Que outros tipos de mamíferos você conhece ou ouviu falar? Cite-os.

5) Recorte e cole em seu caderno animais que são da mesma espécie da cachorrinha.

6) Desenhe conforme a palavra:

a) CASA

b) CAVALO

c) CRAVO

d) CACHORRO

e) CAMISA

7) DESENHAR A MÚSICA A CACHORRINHA.

RECURSOS:

• folhas sulfite;
• mimeógrafo;
• cd da música e
• lápis de cor.


AVALIAÇÃO

Através da participação, interesse, realização das atividades, interação em grupo.

Nenhum comentário: