Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Maria Suelen Cascaes de Souza
4º Magistério 01 - 2010
PLANO DE AULA
SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.
CONTEÚDO: A cachorrinha (música).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• ouvir com atenção a leitura da letra da música;
• fazer a interpretação e compreensão oral da música;
• apropriar-se das convenções gráfica: alinhamento da escrita e leitura, função dos espaços em branco e pontuação.
• fazer a interpretação e compreensão oral da música;
• apropriar-se das convenções gráfica: alinhamento da escrita e leitura, função dos espaços em branco e pontuação.
AÇÃO DIDÁTICA
Iniciar falando sobre a música e perguntar se eles conhecem alguma outra. Depois aplicar atividades relacionadas e após com o auxílio de um aparelho de som tocar o cd com a letra da música.
ATIVIDADES
1) Leia a palavra::
CA / CHOR / RI / NHA
a) Escreva o número de letras:
b) Escreva o número de sílabas:
c) Qual a primeira sílaba?
d) Que outras palavras iniciam com a letra “C”?
2) VAMOS CANTAR?
A CACHORRINHA
Mas que amor de cachorrinha!
Mas que amor de cachorrinha!
Pode haver coisa no mundo
Mais branca, mais bonitinha
Do que a tua barriguinha
Crivada de mamiquinha?
Pode haver coisa no mundo
Mais travessa, mais tontinha
Que esse amor de cachorrinha
Quando vem fazer festinha
Remexendo a traseirinha?
Uau, uau, uau, uau!
Uau, uau, uau, uau!
(Vinícius de Moraes)
3) A CACHORRINHA É:
( ) AVE
( ) INSETO
( ) MAMÍFERO
( ) PEIXE
4) Vamos falar alguma características dos mamíferos. Que outros tipos de mamíferos você conhece ou ouviu falar? Cite-os.
5) Recorte e cole em seu caderno animais que são da mesma espécie da cachorrinha.
5) Recorte e cole em seu caderno animais que são da mesma espécie da cachorrinha.
6) Desenhe conforme a palavra:
a) CASA
b) CAVALO
c) CRAVO
d) CACHORRO
e) CAMISA
7) DESENHAR A MÚSICA A CACHORRINHA.
RECURSOS:
• folhas sulfite;
• mimeógrafo;
• cd da música e
• lápis de cor.
AVALIAÇÃO
Através da participação, interesse, realização das atividades, interação em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário