domingo, 22 de agosto de 2010

PLANO DE AULA: A CASA

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais

Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização

Professora: Constancia Patrício Fretta

Aluna: Rosiane Hyppólito Marcelina

4º Magistério 01 - 2010


PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.


CONTEÚDO: A casa (música).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


· fazer a interpretação e compreensão oral da música;

· trabalhar a rima como forma de raciocínio lógico;

· fazer com que a criança valorize sua própria moradia.


AÇÃO DIDÁTICA


Iniciaremos a aula conversando sobre a casa onde moramos, falando que nem todos têm uma casa com boas condições para morar, muitos nem casa tem. Em seguida, farei a leitura da música “A casa”. Cada aluno receberá a letra e tentará acompanhar cantando.


ATIVIDADES


1) VAMOS CANTAR?


A CASA


ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA NÃO TINHA CHÃO
NINGUÉM PODIA DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA FAZER PIPI
PORQUE PENICO NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS, NÚMERO ZERO.


(Vinícius de Moraes)


2) Ouvir várias vezes a música “A casa” e completar as frases:


a) ERA UMA CASA MUITO ________________________


b) NÃO TINHA __________, NÃO TINHA ________


c) NINGUÉM PODIA ___________ NELA NÃO

PORQUE NA CASA NÃO TINHA ____________


d) NINGUÉM PODIA DORMIR NA _____________

PORQUE NA CASA NÃO TINHA ________________


e) MAS ERA FEITA COM MUITO ____________


3) CIRCULE A LETRA INICIAL DO SEU NOME.


4) JUNTOS CONTAREMOS QUANTOS VERSOS APARECEM NA MÚSICA.


5) CIRCULE AS PALAVRAS ABAIXO NO TEXTO E CONTE AS LETRAS:


CASA

ENGRAÇADA

TETO

DORMIR

CHÃO

REDE

ESMERO

PENICO


6) A CASA FICA NA RUA DOS:


( ) BOBOS

( ) ESPERTOS

( ) FEIOS


7) DESENHE A CASA ONDE VOCÊ MORA E RESPONDA:


a) QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?

b) SUA CASA TEM BANHEIRO?

c) QUANTOS QUARTOS TÊM?

d) QUANTAS PEÇAS TÊM NA SUA CASA?


8) VAMOS FAZER A LEITURA VISUAL E DEPOIS ORALMENTE INTERPRETANDO E COMPREENDENDO A MÚSICA.


a) Por que ninguém podia fazer pipi?

b) Como era feita a casa?

C) Qual era o número da casa?


RECURSOS:


· xerox;

· cd da música;

· folhas mimeografadas;

· caderno;

· lápis e

· quadro de giz.


AVALIAÇÃO


Através da participação, interesse e realização das atividades.

Nenhum comentário: