domingo, 22 de agosto de 2010

PLANO DE AULA: A FORMIGA

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Elaine Soares
4º Magistério 01 - 2010

PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.

CONTEÚDO: A formiga (música).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• ler a letra da música;
• cantar junto com os alunos;
• fazer a interpretação e compreensão oral da música;
• trabalhar diferentes atividades, usando as palavras da música;
• despertar o interesse e a atenção dos alunos através da música.


AÇÃO DIDÁTICA

Motivar os alunos, iniciar a aula falando que a professora trouxe uma música bem legal, onde todos irão cantar, perguntar se alguém conhece a música para ensinar os colegas, junto com os alunos inventar coreografias para dançar junto com a música.

ATIVIDADES

1) Oba! Vamos tentar ler a letra da música para cantarmos todos juntos.

A FORMIGA

AS COISAS DEVEM SER BEM GRANDES
PRA FORMIGA PEQUENINA
A ROSA, UM LINDO PALÁCIO
E O ESPINHO, UMA ESPADA FINA

A GOTA D'ÁGUA, UM MANSO LAGO
O PINGO DE CHUVA, UM MAR
ONDE UM PAUZINHO BOIANDO
É NAVIO A NAVEGAR

O BICO DE PÃO, O CORCOVADO
O GRILO, UM RINOCERONTE
UNS GRÃOS DE SAL DERRAMADOS
OVELHINHAS PELO MONTE.

(Vinícius Moraes)

2) Interpretação e compreensão oral da música

a) Por que as coisas são grandes perto da formiga?
b) Você já parou para observar a formiga, como ela anda? Rápido ou devagar?
c) Você já viu um formigueiro? Como ele é, e para que ele serve?
d) Vamos procurar no dicionário o que é Corcovado?
e) Você já foi picado pela formiga? Dói? Tome mais cuidado e não brinque com um formigueiro.

3) Ouvindo a música, desenhe a formiga e as coisas ao seu redor.

4) Pinte de azul as consoantes e de amarelo as vogais da palavra FORMIGA e depois conte quantas consoantes e vogais a palavra possui:

FORMIGA

( ) CONSOANTES
( ) VOGAIS

5) A FORMIGA É:

( ) AVE
( ) INSETO
( ) PEIXE

6) LEIA COM ATENÇÃO E LIGUE O QUE PARECE AS COISAS PERTO DE UMA FORMIGA PEQUENINA:

ROSA/ MAR

ESPINHO / NAVIO A NAVEGAR

GOTA D’ÁGUA / CORCOVADO

PINGO DE CHUVA / LINDO PALÁCIO

PAUZINHO BOIANDO/ RINOCERONTE

BICO DE PÃO / ESPADA FINA

GRILO/ OVELHINHA PELO MONTE

GRÃOS DE SAL / MANSO LAGO


7) CAÇA-PALAVRAS:

ROSA
FORMIGA
PALÁCIO
ESPINHO
LAGO
CHUVA
NAVIO
GRILO
OVELHINHAS
MAR

O P F O R M I G A T N
M S U L O P E A O S X
E F C S S R T E O G G
S O H N A V I O P H R
P M U F F M H L I J I
I A V N R A O A L M L
N U A S D R E G X W O
H P A L Á C I O T P E
O V E L H I N H A V U

8) LIGUE AS PALAVRAS:

LINDO chuva

ROSA lindo

CHUVA rinoceronte

RINOCERONTE rosa


9) FORME PALAVRAS:

FO + CA =

FA + DA =

FA + CA =


10) LEIA E PINTE A PALAVRA CERTA DE CADA DESENHO:

ROSA
MATO
GATO


GRILO
OVELHA
FORMIGA

FADA
FACA
FOCA

FIO
FADA
FOCA

RECURSOS:

• xerox;
• cd da música;
• caderno;
• lápis e
• canetinhas.


AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através da participação, interesse, comportamento, realização das atividades e observações diárias.

Nenhum comentário: