Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Madalena Medeiros de Souza
4º Magistério 01 - 2010
PLANO DE AULA
SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.
CONTEÚDO: A galinha d’angola (música).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· ampliar o vocabulário;
· ouvir com atenção a leitura da letra da música;
· fazer a interpretação e compreensão oral da música.
AÇÃO DIDÁTICA
Iniciar a aula falando que a professora trouxe uma música nova para cantarmos em sala de aula. E, em seguida, entregar para cada aluno a letra da música para que eles possam acompanhar cantando.
ATIVIDADES
1) VAMOS CANTAR?
A GALINHA D'ANGOLA
COITADA, COITADINHA
DA GALINHA D'ANGOLA.
NÃO ANDA ULTIMAMENTE
REGULANDO DA BOLA.
ELA VENDE CONFUSÃO E COMPRA BRIGA.
GOSTA MUITO DE FOFOCA E ADORA INTRIGA.
FALA TANTO QUE PARECE QUE ENGOLIU UMA MATRACA,
E VIVE RECLAMANDO QUE ESTÁ FRACA.
TOU FRACA! TOU FRACA!
TOU FRACA! TOU FRACA! TOU FRACA!
COITADA, COITADINHA
DA GALINHA D'ANGOLA.
NÃO ANDA ULTIMAMENTE
REGULANDO DA BOLA.
COME TANTO ATÉ TER DOR DE BARRIGA.
ELA É UMA BAGUNCEIRA DE UMA FIGA.
QUANDO CHOCA, COROROCA, COME MILHO E COME CACA,
E VIVE RECLAMANDO QUE ESTÁ FRACA.
TOU FRACA! TOU FRACA! TOU FRACA!
(Toquinho/ Vinícius de Moraes)
2) LEIA A PALAVRA:
G | A | L | I | N | H | A |
3) RESPONDA:
a) o NÚMERO DE LETRAS:
b) O NÚMERO DE SÍLABAS:
c) A PRIMEIRA SÍLABA:
d) A ÚLTIMA SÍLABA:
4) TROQUE A LETRA INICIAL E FORME NOVAS PALAVRAS:
| C | O | M | E |
N | | | | |
F | | | | |
T | | | | |
5) CAÇA PALAVRAS
GALINHA
MATRACA
FRACA
CHOCA
BOLA
COITADA
CONFUSÃO
G | U | M | P | S | U | S | P | S | J | K | S | C |
A | I | F | U | P | L | I | J | Q | T | S | U | O |
L | J | R | J | M | I | P | K | U | M | O | N | N |
I | M | A | T | R | A | C | A | J | C | U | L | F |
N | K | C | K | N | E | O | C | A | H | B | D | U |
H | N | A | U | K | M | N | S | B | O | L | A | S |
A | L | P | Q | S | U | V | I | A | C | E | U | Ã |
E | S | C | O | I | T | A | D | A | A | L | P | O |
6) SEPARE AS SÍLABAS:
BAGUNCEIRA
RECLAMANDO
FRACA
ULTIMAMENTE
MATRACA
FOFOCA
INTRIGA
BOLA
7) CIRCULE AS PALAVRAS NA MÚSICA E CONTE AS LETRAS:
FOFOCA
COITADINHA
MATRACA
BAGUNCEIRA
CHOCA
MILHO
RECLAMANDO
FRACA
CONFUSÃO
ENGOLIU
BOLA
8) OBA! VAMOS DIALOGAR ORALMENTE:
a) Qual o animal que aparece na música?
b) Você já viu uma galinha?
c) Acha que é certo fazer fofoca, intriga e confusão como faz a galinha, na música?
d) Você sabe o significado da palavra fofoca?
e) O que é fazer confusão para você?
9) A GALINHA, O QUE É?
( ) INSETO
( ) PEIXE
( ) AVE
10) COMPLETE COM GA, GO OU GU, LEIA E ESCREVA DE NOVO A PALAVRA:
____TO ____ TA ___GU
11) COPIE A ESTROFE DA MÚSICA QUE MAIS LHE CHAMOU ATENÇÃO E FAÇA UM DESENHO.
12) FORME FRASES COM AS SEGUINTES PALAVRAS:
GALINHA:
BARRIGA:
CONFUSÃO:
FOFOCA:
FRACA:
13) COPIE,
14) DE ACORDO COM A MÚSICA, COPIE,
15) VAMOS FALAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA GALINHA. QUE OUTROS TIPOS DE ANIMAIS VOCÊ CONHECE QUE TEM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES A GALINHA? CITE-OS.
RECURSOS:
· xerox;
· cd da música;
· caderno;
· quadro de giz;
· lápis e
· borracha.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação em sala de aula, interesse e realização das atividades na sala e nas tarefas feitas em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário