domingo, 22 de agosto de 2010

PLANO DE AULA: A GALINHA D'ANGOLA


Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais

Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização

Professora: Constancia Patrício Fretta

Aluna: Madalena Medeiros de Souza

4º Magistério 01 - 2010


PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.


CONTEÚDO: A galinha d’angola (música).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


· ampliar o vocabulário;

· ouvir com atenção a leitura da letra da música;

· fazer a interpretação e compreensão oral da música.


AÇÃO DIDÁTICA


Iniciar a aula falando que a professora trouxe uma música nova para cantarmos em sala de aula. E, em seguida, entregar para cada aluno a letra da música para que eles possam acompanhar cantando.


ATIVIDADES


1) VAMOS CANTAR?

A GALINHA D'ANGOLA

COITADA, COITADINHA
DA GALINHA D'ANGOLA.
NÃO ANDA ULTIMAMENTE
REGULANDO DA BOLA.

ELA VENDE CONFUSÃO E COMPRA BRIGA.
GOSTA MUITO DE FOFOCA E ADORA INTRIGA.
FALA TANTO QUE PARECE QUE ENGOLIU UMA MATRACA,
E VIVE RECLAMANDO QUE ESTÁ FRACA.

TOU FRACA! TOU FRACA!
TOU FRACA! TOU FRACA! TOU FRACA!

COITADA, COITADINHA
DA GALINHA D'ANGOLA.
NÃO ANDA ULTIMAMENTE
REGULANDO DA BOLA.

COME TANTO ATÉ TER DOR DE BARRIGA.
ELA É UMA BAGUNCEIRA DE UMA FIGA.
QUANDO CHOCA, COROROCA, COME MILHO E COME CACA,
E VIVE RECLAMANDO QUE ESTÁ FRACA.

TOU FRACA! TOU FRACA! TOU FRACA!

(Toquinho/ Vinícius de Moraes)

2) LEIA A PALAVRA:


G

A

L

I

N

H

A


3) RESPONDA:


a) o NÚMERO DE LETRAS:

b) O NÚMERO DE SÍLABAS:

c) A PRIMEIRA SÍLABA:

d) A ÚLTIMA SÍLABA:


4) TROQUE A LETRA INICIAL E FORME NOVAS PALAVRAS:



C

O

M

E

N





F





T





5) CAÇA PALAVRAS


GALINHA

MATRACA

FRACA

CHOCA

BOLA

COITADA

CONFUSÃO


G

U

M

P

S

U

S

P

S

J

K

S

C

A

I

F

U

P

L

I

J

Q

T

S

U

O

L

J

R

J

M

I

P

K

U

M

O

N

N

I

M

A

T

R

A

C

A

J

C

U

L

F

N

K

C

K

N

E

O

C

A

H

B

D

U

H

N

A

U

K

M

N

S

B

O

L

A

S

A

L

P

Q

S

U

V

I

A

C

E

U

Ã

E

S

C

O

I

T

A

D

A

A

L

P

O


6) SEPARE AS SÍLABAS:


BAGUNCEIRA

RECLAMANDO

FRACA

ULTIMAMENTE

MATRACA

FOFOCA

INTRIGA

BOLA


7) CIRCULE AS PALAVRAS NA MÚSICA E CONTE AS LETRAS:


FOFOCA

COITADINHA

MATRACA

BAGUNCEIRA

CHOCA

MILHO

RECLAMANDO

FRACA

CONFUSÃO

ENGOLIU

BOLA


8) OBA! VAMOS DIALOGAR ORALMENTE:


a) Qual o animal que aparece na música?

b) Você já viu uma galinha?

c) Acha que é certo fazer fofoca, intriga e confusão como faz a galinha, na música?

d) Você sabe o significado da palavra fofoca?

e) O que é fazer confusão para você?


9) A GALINHA, O QUE É?


( ) INSETO

( ) PEIXE

( ) AVE


10) COMPLETE COM GA, GO OU GU, LEIA E ESCREVA DE NOVO A PALAVRA:


____TO ____ TA ___GU


11) COPIE A ESTROFE DA MÚSICA QUE MAIS LHE CHAMOU ATENÇÃO E FAÇA UM DESENHO.


12) FORME FRASES COM AS SEGUINTES PALAVRAS:


GALINHA:

BARRIGA:

CONFUSÃO:

FOFOCA:

FRACA:


13) COPIE, EM SEU CADERNO, A PALAVRA QUE TEM O MAIOR NÚMERO DE LETRAS, DE ACORDO COM A MÚSICA E TENTE LER JUNTO COM SUA PROFESSORA.


14) DE ACORDO COM A MÚSICA, COPIE, EM SEU CADERNO, A PALAVRA QUE TEM O MENOR NÚMERO DE LETRAS E TENTE LER.


15) VAMOS FALAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA GALINHA. QUE OUTROS TIPOS DE ANIMAIS VOCÊ CONHECE QUE TEM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES A GALINHA? CITE-OS.


RECURSOS:


· xerox;

· cd da música;

· caderno;

· quadro de giz;

· lápis e

· borracha.


AVALIAÇÃO


A avaliação será feita através da participação em sala de aula, interesse e realização das atividades na sala e nas tarefas feitas em casa.

Nenhum comentário: