Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Jéssica Figueredo Bernardo
4º Magistério 01 – 2010
Escola de Educação Básica Menino Deus
Professora: Jéssica Figueredo Bernardo
Séries Iniciais: 1ª Série
Ano: 2010
PLANO DE AULA
SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.
CONTEÚDO: O girassol (música).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• ouvir a letra da música:
• reconhecer na música alguns elementos da natureza;
• localizar palavras iniciadas por R;
• reconhecer a quantidade de estrofes e versos existentes na música;
• ampliar o vocabulário.
Para iniciar a aula, perguntar aos alunos se eles já viram como está o tempo hoje? E também perguntar se na casa deles tem jardins com flores. Dar oportunidade para que todos falem. Depois entregar a música O girassol para cada aluno e pedir para que eles tentem acompanhar a leitura.
SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL.
RODA, RODA, RODA
CARROSSEL
RODA, RODA, RODA
RODADOR
VAI RODANDO, DANDO MEL
VAI RODANDO, DANDO FLOR.
SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL.
RODA, RODA, RODA
CARROSSEL
GIRA, GIRA, GIRA
GIRASSOL
REDONDINHO COMO O CÉU
AMARELINHO COMO O SOL
1) Ler a música “O girassol”. Agora, vamos conversar.
a) Alguém sabe o que é ou já viu um girassol?
b) Quais os elementos da natureza presentes na música? Caso eles não saibam o que isso significa, explicar citando exemplos.
c) Você sabe o que significa gentil?
d) E o que é anil?
e) Você gosta de flores?
2) PINTE DE AMARELO AS PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA R NA MÚSICA.
3) MARQUE (X) NA ALTERNATIVA CORRETA:
a) O GIRASSOL É:
( ) FLOR
( ) ANIMAL
( ) VEGETAL
b) DE ACORDO COM A MÚSICA, O CARROSEL:
( ) GIRA, GIRA, GIRA
( ) RODA, RODA, RODA
( ) DANÇA, DANÇA, DANÇA.
4) LEIA A PALAVRAS: RODANDO. AGORA ESCREVA:
a) O NÚMERO DE LETRAS:
b) O NÚMERO DE SÍLABAS:
c) O NÚMERO DE VOGAIS:
d) O NÚMERO DE CONSOANTES:
5) FORME PALAVRAS:
1 - RA
2 - CA
3 - RO
4 - RE
5 - DA
6 - DO
7 - BO
6) COMPLETE AS PALAVRAS:
a) CARR__
b) PIN__
c) __DONDINHO
d) GEN__
e) RO__DOR
7) OBSERVE A LETRA DA MÚSICA E COMPLETE OS QUADROS ABAIXO:
PALAVRAS INICIADAS COM R
PALAVRAS QUE TEM R NO MEIO DA PALAVRA
PALAVRAS QUE TEM RR
8) A MÚSICA O GIRASSOL TEM ___ VERSOS.
9) A MÚSICA O GIRASSOL TEM ___ ESTROFES.
10) COLOQUE O NOME NAS FIGURAS E PINTE-AS:
• folhas mimeografadas;
• caderno;
• lápis de cor e
• lápis de escrever.
Por meio da participação, interesse e realização das atividades.
CONTEÚDO: O girassol (música).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• ouvir a letra da música:
• reconhecer na música alguns elementos da natureza;
• localizar palavras iniciadas por R;
• reconhecer a quantidade de estrofes e versos existentes na música;
• ampliar o vocabulário.
AÇÃO DIDÁTICA
Para iniciar a aula, perguntar aos alunos se eles já viram como está o tempo hoje? E também perguntar se na casa deles tem jardins com flores. Dar oportunidade para que todos falem. Depois entregar a música O girassol para cada aluno e pedir para que eles tentem acompanhar a leitura.
O GIRASSOL
SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL.
RODA, RODA, RODA
CARROSSEL
RODA, RODA, RODA
RODADOR
VAI RODANDO, DANDO MEL
VAI RODANDO, DANDO FLOR.
SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL.
RODA, RODA, RODA
CARROSSEL
GIRA, GIRA, GIRA
GIRASSOL
REDONDINHO COMO O CÉU
AMARELINHO COMO O SOL
(Vinícius de Moraes/ Toquinho)
ATIVIDADES
1) Ler a música “O girassol”. Agora, vamos conversar.
a) Alguém sabe o que é ou já viu um girassol?
b) Quais os elementos da natureza presentes na música? Caso eles não saibam o que isso significa, explicar citando exemplos.
c) Você sabe o que significa gentil?
d) E o que é anil?
e) Você gosta de flores?
2) PINTE DE AMARELO AS PALAVRAS INICIADAS PELA LETRA R NA MÚSICA.
3) MARQUE (X) NA ALTERNATIVA CORRETA:
a) O GIRASSOL É:
( ) FLOR
( ) ANIMAL
( ) VEGETAL
b) DE ACORDO COM A MÚSICA, O CARROSEL:
( ) GIRA, GIRA, GIRA
( ) RODA, RODA, RODA
( ) DANÇA, DANÇA, DANÇA.
4) LEIA A PALAVRAS: RODANDO. AGORA ESCREVA:
a) O NÚMERO DE LETRAS:
b) O NÚMERO DE SÍLABAS:
c) O NÚMERO DE VOGAIS:
d) O NÚMERO DE CONSOANTES:
5) FORME PALAVRAS:
1 - RA
2 - CA
3 - RO
4 - RE
5 - DA
6 - DO
7 - BO
6) COMPLETE AS PALAVRAS:
a) CARR__
b) PIN__
c) __DONDINHO
d) GEN__
e) RO__DOR
7) OBSERVE A LETRA DA MÚSICA E COMPLETE OS QUADROS ABAIXO:
PALAVRAS INICIADAS COM R
PALAVRAS QUE TEM R NO MEIO DA PALAVRA
PALAVRAS QUE TEM RR
8) A MÚSICA O GIRASSOL TEM ___ VERSOS.
9) A MÚSICA O GIRASSOL TEM ___ ESTROFES.
10) COLOQUE O NOME NAS FIGURAS E PINTE-AS:
RECURSOS:
• folhas mimeografadas;
• caderno;
• lápis de cor e
• lápis de escrever.
AVALIAÇÃO
Por meio da participação, interesse e realização das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário