Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Sara Modolon Corrêa
4º Magistério 01 - 2010
PLANO DE AULA
SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.
CONTEÚDO: O peru (música).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· reforçar as palavras;
· leitura do texto;
· treinar a escrita;
· discutir o texto.
AÇÃO DIDÁTICA
Antes de começar o texto, vou fazer algumas perguntas:
_ Vocês conhecem este animal? (Mostrar uma foto)
_ Vocês sabem como se chama?
Mostra um vídeo para eles sobre os animais, incentivando a não maltratá-los.
O PERU
GLU! GLU! GLU!
ABRAM ALAS PRO PERU!
GLU! GLU! GLU!
ABRAM ALAS PRO PERU!
O PERU FOI A PASSEIO
PENSANDO QUE ERA PAVÃO
TICO-TICO RIU-SE TANTO
QUE MORREU DE CONGESTÃO
O PERU DANÇA DE RODA
NUMA RODA DE CARVÃO
QUANDO ACABA FICA TONTO
DE QUASE CAIR NO CHÃO
GLU! GLU! GLU!
ABRAM ALAS PRO PERU!
GLU! GLU! GLU!
ABRAM ALAS PRO PERU!
O PERU SE VIU UM DIA
NAS ÁGUAS DO RIBEIRÃO
FOI-SE OLHANDO, FOI DIZENDO
QUE BELEZA DE PAVÃO
FOI DORMIR E TEVE UM SONHO
LOGO QUE O SOL SE ESCONDEU
QUE SUA CAUDA TINHA CORES
COMO A DESSE AMIGO SEU.
(Vinícius de Moraes)
ATIVIDADES ORAIS
1) Pedir para cada aluno ler um pedaço do texto.
2) Perguntar a eles o que acharam do texto depois de ter lido.
ATIVIDADES ESCRITAS
1) CIRCULE NO TEXTO TODAS AS PALAVRAS COM A LETRA A.
2) QUANTAS VEZE VOCÊ ENCONTROU A PALAVRA PERU NO TEXTO?
3) VAMOS COLORIR O PERU.
4) COMPLETE AS FRASES:
a) ABARAM ALAS PRO __________!
O ________ FOI A PASSEIO
PENSANDO QUE ERA ___________.
b) O ________ SE VIU UM DIA
NAS ÁGUAS DO ___________
FOI-SE ___________, FOI DIZENDO
QUE BELEZA DE ___________.
5) LEIA AS PALAVRAS E CONTE AS LETRAS:
PERU
PASSEIO
CARVÃO
ÁGUAS
SONHO
RIBEIRÃO
6) LEIA A PALAVRA:
PE
| RU
|
AGORA ESCREVA
a) O NÚMERO DE LETRAS:
b) O NÚMERO DE SÍLABAS:
c) A PRIMEIRA SÍLABA:
d) A ÚLTIMA SÍLABA:
7) CAÇA-PALAVRA:
PERU – PASSEIO – RODA – BELEZA
AMIGO – SOL – PAVÃO – CORES
L | P | V | P | I | Â | A | M | I | G | O | Y |
X | E | D | M | E | H | V | O | M | A | Y | U |
A | R | Q | T | P | A | V | Ã | O | V | A | X |
L | U | M | P | I | P | W | V | P | X | Y | O |
M | N | X | E | Q | B | T | A | W | Z | T | I |
C | O | R | E | S | W | S | C | T | M | O | Y |
M | C | T | I | X | S | M | A | N | S | R | T |
Q | T | I | U | E | A | T | Z | X | W | Z | V |
Z | O | B | I | C | A | T | E | J | I | O | R |
L | C | O | R | R | T | Q | L | X | W | Z | O |
O | T | V | I | B | R | U | E | K | Y | U | D |
S | X | W | A | O | B | C | B | T | P | C | A |
RECURSOS:
· caderno;
· quadro de giz;
· lápis de cor;
· vídeo;
· borracha;
· lápis de escrever e
· xerox.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita observando a participação de cada aluno em sala de aula, nas atividades feitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário