Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais 
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Sara Modolon Corrêa
4º Magistério 01 - 2010
PLANO DE AULA
SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.
CONTEÚDO: O peru (música).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        reforçar as palavras;
·        leitura do texto;
·        treinar a escrita;
· discutir o texto.
AÇÃO DIDÁTICA
Antes de começar o texto, vou fazer algumas perguntas:
_ Vocês conhecem este animal? (Mostrar uma foto)
_ Vocês sabem como se chama?
Mostra um vídeo para eles sobre os animais, incentivando a não maltratá-los.
O PERU
GLU! GLU! GLU! 
 ABRAM ALAS PRO PERU! 
 GLU! GLU! GLU! 
 ABRAM ALAS PRO PERU! 
 O PERU FOI A PASSEIO 
 PENSANDO QUE ERA PAVÃO 
 TICO-TICO RIU-SE TANTO 
 QUE MORREU DE CONGESTÃO 
 O PERU DANÇA DE RODA 
 NUMA RODA DE CARVÃO 
 QUANDO ACABA FICA TONTO 
 DE QUASE CAIR NO CHÃO 
 GLU! GLU! GLU! 
 ABRAM ALAS PRO PERU! 
 GLU! GLU! GLU! 
 ABRAM ALAS PRO PERU! 
 O PERU SE VIU UM DIA 
 NAS ÁGUAS DO RIBEIRÃO 
 FOI-SE OLHANDO, FOI DIZENDO 
 QUE BELEZA DE PAVÃO 
 FOI DORMIR E TEVE UM SONHO 
 LOGO QUE O SOL SE ESCONDEU 
 QUE SUA CAUDA TINHA CORES 
 COMO A DESSE AMIGO SEU.
(Vinícius de Moraes)
ATIVIDADES ORAIS
1) Pedir para cada aluno ler um pedaço do texto.
2) Perguntar a eles o que acharam do texto depois de ter lido.
ATIVIDADES ESCRITAS
1) CIRCULE NO TEXTO TODAS AS PALAVRAS COM A LETRA A.
2) QUANTAS VEZE VOCÊ ENCONTROU A PALAVRA PERU NO TEXTO?
3) VAMOS COLORIR O PERU.

4) COMPLETE AS FRASES:
a) ABARAM ALAS PRO __________!
     O ________ FOI A PASSEIO
PENSANDO QUE ERA ___________.
b) O ________ SE VIU UM DIA
    NAS ÁGUAS DO ___________
    FOI-SE ___________, FOI DIZENDO
QUE BELEZA DE ___________.
5) LEIA AS PALAVRAS E CONTE AS LETRAS:
PERU
PASSEIO
CARVÃO
ÁGUAS
SONHO
RIBEIRÃO
6) LEIA A PALAVRA:
|   PE
 
 | RU    
 | 
AGORA ESCREVA
a) O NÚMERO DE LETRAS:
b) O NÚMERO DE SÍLABAS:
c) A PRIMEIRA SÍLABA:
d) A ÚLTIMA SÍLABA:
7) CAÇA-PALAVRA:
PERU – PASSEIO – RODA – BELEZA 
AMIGO – SOL – PAVÃO – CORES
| L | P | V | P | I | Â | A | M | I | G | O | Y | 
| X | E | D | M | E | H | V | O | M | A | Y | U | 
| A | R | Q | T | P | A | V | Ã | O | V | A | X | 
| L | U | M | P | I | P | W | V | P | X | Y | O | 
| M | N | X | E | Q | B | T | A | W | Z | T | I | 
| C | O | R | E | S | W | S | C | T | M | O | Y | 
| M | C | T | I | X | S | M | A | N | S | R | T | 
| Q | T | I | U | E | A | T | Z | X | W | Z | V | 
| Z | O | B | I | C | A | T | E | J | I | O | R | 
| L | C | O | R | R | T | Q | L | X | W | Z | O | 
| O | T | V | I | B | R | U | E | K | Y | U | D | 
| S | X | W | A | O | B | C | B | T | P | C | A | 
RECURSOS:
·       caderno;
·       quadro de giz;
·       lápis de cor;
·       vídeo;
·       borracha;
·       lápis de escrever e
· xerox.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita observando a participação de cada aluno em sala de aula, nas atividades feitas.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário