domingo, 22 de agosto de 2010

PLANO DE AULA: A CACHORRINHA

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais

Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização

Professora: Constancia Patrício Fretta

Aluna: Julia Soares Francisco

4º Magistério 01 - 2010


PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.


CONTEÚDO: A cachorrinha (música): animal de estimação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


· desenvolver nas crianças o amor e o cuidado pelos animais de estimação;

· descrever o tipo de animal;

· classificar os animais.


AÇÃO DIDÁTICA


Cuidados dos animais de estimação.

Motivar as crianças a não baterem nos animais.

Ensinar as crianças como se cuida dos animais.


ATIVIDADES


1) Passar o texto e pedir que identifiquem as palavras: AMOR, CACHORRINHA, BARRIGUINHA.


A CACHORRINHA


Mas que amor de cachorrinha!
Mas que amor de cachorrinha!

Pode haver coisa no mundo
Mais branca, mais bonitinha
Do que a tua barriguinha
Crivada de mamiquinha?

Pode haver coisa no mundo
Mais travessa, mais tontinha
Que esse amor de cachorrinha
Quando vem fazer festinha
Remexendo a traseirinha?

Uau, uau, uau, uau!
Uau, uau, uau, uau!


(Vinícius de Moraes)


2) Passar o trecho:


DO QUE A TUA BARRIGUINHA CRIVADA DE MAMIQUINHA?


· Explicar porque a cachorrinha tem mamilos, porque ela dá de mamar para seus filhotes.

· Explicar os cuidados com os animais: higiene; alimentação.


3) Questionar os alunos sobre seu animal de estimação, se tem e como ele é:


_ tem pelos de que cor?

_ è grande ou pequeno?

_ tem orelhas grandes ou pequenas?


4) DESENHE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.


5) O QUE A CACHORRINHA MAIS GOSTA DE FAZER, NO TEXTO?


6) O QUE SIGNIFICA AS PALAVRAS:


_ TONTINHA

_ FESTINHA

_ TRASEIRINHA

_ TRAVESSA


7) A CACHORRINHA É

( ) INSETO

( ) AVE

( ) MAMÍFERO


8) SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS:


TRASEIRINHA

MUNDO

MAMIQUINHA

FESTINHA


9) LEIA A PALAVRA:



A

MOR

ESCREVA:



a) NÚMERO DE LETRAS:

b) NÚMERO DE SÍLABAS:

c) A PRIMEIRA LETRA:

d) A PRIMEIRA SÍLABA:


10) PROCURE NO TEXTO O DIMINUTIVO DE:


a) FESTA-

b) CACHORRA_

c) TRASEIRA_

d) TONTA_

e) BARRIGA_

f) MAMICA_


RECURSOS:


· quadro de giz;

· atividades mimeografadas;

· desenhos;

· caderno;

· lápis;

· borracha e

· vídeo.


AVALIAÇÃO


Descritiva, na qual cada aluno será avaliado conforme seu interesse.

Nenhum comentário: