Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais 
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Julia Soares Francisco
4º Magistério 01 - 2010
PLANO DE AULA
SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.
CONTEÚDO: A cachorrinha (música): animal de estimação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        desenvolver nas crianças o amor e o cuidado pelos animais de estimação;
·        descrever o tipo de animal;
· classificar os animais.
AÇÃO DIDÁTICA
Cuidados dos animais de estimação.
Motivar as crianças a não baterem nos animais.
Ensinar as crianças como se cuida dos animais.
ATIVIDADES
1) Passar o texto e pedir que identifiquem as palavras: AMOR, CACHORRINHA, BARRIGUINHA.
A CACHORRINHA
Mas que amor de cachorrinha!
Mas que amor de cachorrinha!
Pode haver coisa no mundo
Mais branca, mais bonitinha
Do que a tua barriguinha
Crivada de mamiquinha?
Pode haver coisa no mundo
Mais travessa, mais tontinha
Que esse amor de cachorrinha
Quando vem fazer festinha
Remexendo a traseirinha?
Uau, uau, uau, uau!
Uau, uau, uau, uau!
(Vinícius de Moraes)
2) Passar o trecho:
DO QUE A TUA BARRIGUINHA CRIVADA DE MAMIQUINHA?
·        Explicar porque a cachorrinha tem mamilos, porque ela dá de mamar para seus filhotes.
· Explicar os cuidados com os animais: higiene; alimentação.
3) Questionar os alunos sobre seu animal de estimação, se tem e como ele é:
_ tem pelos de que cor?
_ è grande ou pequeno?
_ tem orelhas grandes ou pequenas?
4) DESENHE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.
5) O QUE A CACHORRINHA MAIS GOSTA DE FAZER, NO TEXTO?
6) O QUE SIGNIFICA AS PALAVRAS:
_ TONTINHA
_ FESTINHA
_ TRASEIRINHA
_ TRAVESSA
7) A CACHORRINHA É
(   ) INSETO
(   ) AVE
( ) MAMÍFERO
8) SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS:
TRASEIRINHA
MUNDO
MAMIQUINHA
FESTINHA
9) LEIA A PALAVRA:
| A | MOR | 
ESCREVA:
a) NÚMERO DE LETRAS:
b) NÚMERO DE SÍLABAS:
c) A PRIMEIRA LETRA:
d) A PRIMEIRA SÍLABA:
10) PROCURE NO TEXTO O DIMINUTIVO DE:
a) FESTA-
b) CACHORRA_
c) TRASEIRA_
d) TONTA_
e) BARRIGA_
f) MAMICA_
RECURSOS:
·        quadro de giz;
·        atividades mimeografadas;
·        desenhos;
·        caderno;
·        lápis;
·        borracha e
· vídeo.
AVALIAÇÃO
Descritiva, na qual cada aluno será avaliado conforme seu interesse.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário