domingo, 22 de agosto de 2010

PLANO DE AULA: O RELÓGIO

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Mayara de Souza
4º Magistério 01 - 2010

PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.

CONTEÚDO: O relógio (música).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• ouvir com atenção a leitura da música:
• trabalhar a letra t;
• reconhecer a palavra tempo na música;
• trabalha o tempo nos dias de semana.

AÇÃO DIDÁTICA

Motivação

Iniciar a aula falando que a professora trouxe uma surpresa para eles. Vamos adivinhar? Deixá-los falar. Em seguida, apresentar a música. Cada aluno receberá a letra e tentará acompanhar cantando.

ATIVIDADES

1) VAMOS CANTAR?

O RELÓGIO

Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia.

(Vinícius de Moraes)

2) Ouvir e cantar várias vezes a música.

3) Fazer a interpretação oral da música.

a) Sobre o que a letra da música fala?
b) Qual o tempo que a música relata?
c) Para que serve o tempo?

4) Nesta música aparecem vária palavras que possuem a letra “T”. Vamos procurá-las e circulá-las.

5) Como é o seu dia? O que você costuma fazer no seu tempo livre?

6) Com a ajuda de alguém de sua família ou de um amigo, procure se lembrar de algo que você faz todos os dias no período da manhã, à tarde e à noite, escreva-os:

a) manhã:

b) tarde:

c) noite:

7) Você conhece outra palavras que tenham a letra “T”? Quais? Tente escrevê-las.

8) Encontre e sublinhe nas palavras as sílabas no quadro abaixo:

TA TE TI TO TU


TATU TIJOLO TOMATE TELEFONE

TUBARÃO PIRULITO PETECA TAPETE


A SEMANA TEM 7 DIAS
DOMINGO É O PRIMEIRO DIA DA SEMANA

9) PINTE OS OUTROS DIAS DA SEMANA, COLORINDO OS RETÂNGULOS DE ACORDO COM A LEGENDA.

SEGUNDO DIA DA SEMANA: AZUL

TERCEIRO DIA DA SEMANA: VERDE

QUARTO DIA DA SEMANA: VERMELHO

QUITO DIA DA SEMANA: AMARELO

SEXTO DIA DA SEMANA: ROXO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

10) Que dia da semana é hoje?

Escreva a palavra, no retângulo a seguir, recortando e colando as letras correspondentes de revistas, jornais ou panfletos.

11) Que dia foi ontem?

Copie do quadro a palavras que o professor vai escrever.

12) Que dia será amanhã?

Identifique, pintando a palavra correta no quadro a seguir.

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO


RECURSOS:
• caderno;
• lápis;
• xerox;
• folhas mimeografadas;
• lápis de cor;
• tesoura;
• revistas e
• jornais.

AVALIAÇÃO

Através da participação, interesse e realização das atividades.

Nenhum comentário: