Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Mayara de Souza
4º Magistério 01 - 2010
PLANO DE AULA
SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.
CONTEÚDO: O relógio (música).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• ouvir com atenção a leitura da música:
• trabalhar a letra t;
• reconhecer a palavra tempo na música;
• trabalha o tempo nos dias de semana.
AÇÃO DIDÁTICA
Motivação
Iniciar a aula falando que a professora trouxe uma surpresa para eles. Vamos adivinhar? Deixá-los falar. Em seguida, apresentar a música. Cada aluno receberá a letra e tentará acompanhar cantando.
ATIVIDADES
1) VAMOS CANTAR?
O RELÓGIO
Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia.
(Vinícius de Moraes)
2) Ouvir e cantar várias vezes a música.
3) Fazer a interpretação oral da música.
a) Sobre o que a letra da música fala?
b) Qual o tempo que a música relata?
c) Para que serve o tempo?
4) Nesta música aparecem vária palavras que possuem a letra “T”. Vamos procurá-las e circulá-las.
5) Como é o seu dia? O que você costuma fazer no seu tempo livre?
6) Com a ajuda de alguém de sua família ou de um amigo, procure se lembrar de algo que você faz todos os dias no período da manhã, à tarde e à noite, escreva-os:
a) manhã:
a) manhã:
b) tarde:
c) noite:
7) Você conhece outra palavras que tenham a letra “T”? Quais? Tente escrevê-las.
8) Encontre e sublinhe nas palavras as sílabas no quadro abaixo:
8) Encontre e sublinhe nas palavras as sílabas no quadro abaixo:
TA TE TI TO TU
TATU TIJOLO TOMATE TELEFONE
TUBARÃO PIRULITO PETECA TAPETE
A SEMANA TEM 7 DIAS
DOMINGO É O PRIMEIRO DIA DA SEMANA
9) PINTE OS OUTROS DIAS DA SEMANA, COLORINDO OS RETÂNGULOS DE ACORDO COM A LEGENDA.
SEGUNDO DIA DA SEMANA: AZUL
TERCEIRO DIA DA SEMANA: VERDE
QUARTO DIA DA SEMANA: VERMELHO
QUITO DIA DA SEMANA: AMARELO
SEXTO DIA DA SEMANA: ROXO
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO
10) Que dia da semana é hoje?
Escreva a palavra, no retângulo a seguir, recortando e colando as letras correspondentes de revistas, jornais ou panfletos.
11) Que dia foi ontem?Copie do quadro a palavras que o professor vai escrever.
12) Que dia será amanhã?
Identifique, pintando a palavra correta no quadro a seguir.
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO
RECURSOS:
• caderno;• lápis;
• xerox;
• folhas mimeografadas;
• lápis de cor;
• tesoura;
• revistas e
• jornais.
AVALIAÇÃO
Através da participação, interesse e realização das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário