segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PLANO DE AULA: O VENTO

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Elisabete Corrêa
4º Magistério 01 - 2010

PLANO DE AULA

SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.

CONTEÚDO: O vento (música).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• ouvir com atenção a letra da música;
• fazer a interpretação e compreensão oral da música;
• ampliar o vocabulário;
• relacionar as relações entre fonemas e grafemas.

AÇÃO DIDÁTICA

A professora inicia a aula falando que hoje vamos ter uma surpresa. Em meio à curiosidade das crianças, coloco o CD com a música “O vento”. Todos ouvem e logo após, entrego-lhes uma cópia mimeografada da letra, onde tentarão acompanhar cantando.

ATIVIDADES

1) VAMOS CANTAR?

O VENTO

Estou vivo mas não tenho corpo
Por isso é que não tenho forma
Peso, eu também não tenho,
Não tenho cor.

Quando sou fraco, me chamo brisa
E se assovio, isso é comum.
Quando sou forte, me chamo vento
Quando sou cheiro, me chamo pum.

Estou vivo mas não tenho corpo
Por isso é que não tenho forma
Peso, eu também não tenho,
Não tenho cor.

Quando sou fraco, me chamo brisa
E se assovio, isso é comum.
Quando sou forte, me chamo vento
Quando sou cheiro, me chamo pum.

(Vinícius de Moraes)

2) Ouvir várias vezes a música e fazer a interpretação e compreensão oral da música “O vento”.

a) Quais as formas que o vento tem na música? Como podemos descobrir?
b) Você sabe o que significa a palavra ASSOVIO e BRISA? Com o auxílio da professora procurar o significado no dicionário.
c) Qual a diferenças das palavras fraco e forte?
d) Qual o tipo de vento que mai chamou sua atenção na música?

3) Leia e copie em seu caderno a estrofe com o maior número de letras.

4) Assinale a alternativa correta.

a) QUANDO SOU FRACO, ME CHAMO:
( ) VENDAVAL
( ) BRISA
( ) CORPO

b) QUANDO SOU FORTE, ME CHAMO:
( ) VENTO
( ) PUM
( ) BRISA

c) QUANDO SOU CHEIRO, ME CHAMO:
( ) CORPO
( ) PUM
( ) COR

5) Circule na música as palavras com seis letras, copie-as no caderno e tente ler:

6) Forme outras palavras com as iniciais:

V –
C –
P –
T –
F –
Q –

7) OBA! VAMOS RESOLVER O CAÇA-PALAVRAS:

I T O D T A V
V I C O E S R
E A A P U M I
N O R R A V S
T U F O R T E
O D I C E V D
B R I S A U C

BRISA
FORTE
CORPO
PUM
FRACO
VENTO

8) VAMOS SEPARAR AS LETRINHAS:

T A M B É M

Q U A N D O


V I V O

P E S O

C H E I R O

A S S O V I O


9) ESCREVA OS TIPOS DE VENTO QUE APARECEM NA MÚSICA.

10) TROQUE A LETRA INICIAL E FORME OUTRAS PALAVRAS:

T E N H O
V


F O R T E
N


V E N T O
L


11) IDENTIFIQUE O NÚMERO DE ESTROFES E VERSOS QUE EXISTEM NA MÚSICA “O VENTO”.

12) LEIA A PALAVRA ASSOVIO E COMPLETE;

a) O NÚMERO DE LETRAS:
b) O NÚMERO DE SÍLABAS:
c) A PRIMEIRA SÍLABA:
d) A ÚLTIMA SÍLABA:

13) ORDENE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:

VI VEN VO FRA TO FOR TE CO

14) RISQUE A PALAVRA QUE ESTÁ SOBRANDO NA FRASE. DEPOIS COPIE A FRASE CORRETA.

a) ESTOU VIVO HOJE MAS NÃO TENHO CORPO.
______________________________________________


b) POR ISSO AMIGO É QUE NÃO TENHO FORMA.
_____________________________________________


c) QUANDO SOU FRACO, ME CHAMO BRISA LEVE.
_______________________________________________


d) QUANDO SOU MUITO FORTE, ME CHAMO VENTO.
________________________________________________


e) QUANDO DOU CHEIRO DESAGRADÁVEL, ME CHAMO PUM.
___________________________________________________


RECURSOS:

• aparelho de som;
• CD;
• xerox;
• mimeógrafo;
• caderno e
• lápis.

AVALIAÇÃO

Através da participação, interesse e realização nas atividades.

Nenhum comentário: