Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Elisabete Corrêa
4º Magistério 01 - 2010
PLANO DE AULA
SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.
CONTEÚDO: O vento (música).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• ouvir com atenção a letra da música;
• fazer a interpretação e compreensão oral da música;
• ampliar o vocabulário;
• relacionar as relações entre fonemas e grafemas.
AÇÃO DIDÁTICA
A professora inicia a aula falando que hoje vamos ter uma surpresa. Em meio à curiosidade das crianças, coloco o CD com a música “O vento”. Todos ouvem e logo após, entrego-lhes uma cópia mimeografada da letra, onde tentarão acompanhar cantando.
ATIVIDADES
1) VAMOS CANTAR?
O VENTO
Estou vivo mas não tenho corpo
Por isso é que não tenho forma
Peso, eu também não tenho,
Não tenho cor.
Quando sou fraco, me chamo brisa
E se assovio, isso é comum.
Quando sou forte, me chamo vento
Quando sou cheiro, me chamo pum.
Estou vivo mas não tenho corpo
Por isso é que não tenho forma
Peso, eu também não tenho,
Não tenho cor.
Quando sou fraco, me chamo brisa
E se assovio, isso é comum.
Quando sou forte, me chamo vento
Quando sou cheiro, me chamo pum.
(Vinícius de Moraes)
2) Ouvir várias vezes a música e fazer a interpretação e compreensão oral da música “O vento”.
a) Quais as formas que o vento tem na música? Como podemos descobrir?
b) Você sabe o que significa a palavra ASSOVIO e BRISA? Com o auxílio da professora procurar o significado no dicionário.
c) Qual a diferenças das palavras fraco e forte?
d) Qual o tipo de vento que mai chamou sua atenção na música?
a) Quais as formas que o vento tem na música? Como podemos descobrir?
b) Você sabe o que significa a palavra ASSOVIO e BRISA? Com o auxílio da professora procurar o significado no dicionário.
c) Qual a diferenças das palavras fraco e forte?
d) Qual o tipo de vento que mai chamou sua atenção na música?
3) Leia e copie em seu caderno a estrofe com o maior número de letras.
4) Assinale a alternativa correta.
a) QUANDO SOU FRACO, ME CHAMO:
( ) VENDAVAL
( ) BRISA
( ) CORPO
b) QUANDO SOU FORTE, ME CHAMO:
( ) VENTO
( ) PUM
( ) BRISA
c) QUANDO SOU CHEIRO, ME CHAMO:
( ) CORPO
( ) PUM
( ) COR
5) Circule na música as palavras com seis letras, copie-as no caderno e tente ler:
6) Forme outras palavras com as iniciais:
V –
C –
P –
T –
F –
Q –
7) OBA! VAMOS RESOLVER O CAÇA-PALAVRAS:
I T O D T A V
V I C O E S R
E A A P U M I
N O R R A V S
T U F O R T E
O D I C E V D
B R I S A U C
BRISA
FORTE
CORPO
PUM
FRACO
VENTO
8) VAMOS SEPARAR AS LETRINHAS:
T A M B É M
Q U A N D O
V I V O
P E S O
C H E I R O
A S S O V I O
9) ESCREVA OS TIPOS DE VENTO QUE APARECEM NA MÚSICA.
10) TROQUE A LETRA INICIAL E FORME OUTRAS PALAVRAS:
T E N H O
V
F O R T E
N
V E N T O
L
11) IDENTIFIQUE O NÚMERO DE ESTROFES E VERSOS QUE EXISTEM NA MÚSICA “O VENTO”.
12) LEIA A PALAVRA ASSOVIO E COMPLETE;
a) O NÚMERO DE LETRAS:
b) O NÚMERO DE SÍLABAS:
c) A PRIMEIRA SÍLABA:
d) A ÚLTIMA SÍLABA:
13) ORDENE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:
VI VEN VO FRA TO FOR TE CO
14) RISQUE A PALAVRA QUE ESTÁ SOBRANDO NA FRASE. DEPOIS COPIE A FRASE CORRETA.
a) ESTOU VIVO HOJE MAS NÃO TENHO CORPO.
______________________________________________a) ESTOU VIVO HOJE MAS NÃO TENHO CORPO.
b) POR ISSO AMIGO É QUE NÃO TENHO FORMA.
_____________________________________________
c) QUANDO SOU FRACO, ME CHAMO BRISA LEVE.
_______________________________________________
d) QUANDO SOU MUITO FORTE, ME CHAMO VENTO.
________________________________________________
e) QUANDO DOU CHEIRO DESAGRADÁVEL, ME CHAMO PUM.
___________________________________________________
RECURSOS:
• aparelho de som;
• CD;
• xerox;
• mimeógrafo;
• caderno e
• lápis.
AVALIAÇÃO
Através da participação, interesse e realização nas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário