quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tempos de leitura e de escrita na sala de aula

A leitura é de suma importância. Os professores devem inseri-la na rotina diária da classe.

O horário um que a leitura deve acontecer tem que ser pré-definido, para que não acabe acontecendo nos minutos finais da última aula, porque é o momento em que as crianças estão mais eufóricas para ir para a casa, pegar o ônibus, encontrar os pais que já estão do outro lado da porta, todos estes detalhes interrompem a concentração dos alunos.

Se o horário for previamente selecionado, a professora em questão pode pedir para que se sentem em círculo se possível até que se deitem assim, mais relaxados, eles têm mais facilidade de viajar para o mundo imaginário da história.

A história pode ser longa assim pode ser lida no decorrer dos próximos dias o que também ajuda a criança a “fantasiar a historia ao final de cada capítulo e imaginar como vai ser o próximo.

A escrita deve ser exercitada frequentemente para que a criança “pegue jeito”, mas não deve ser só cópias do alfabeto. A professora deve inovar pedindo aos seus alunos que façam uma carta, uma redação sobre seus brinquedos preferidos ou sobre algo que mais lhes chamem a atenção.

Deste modo, a criança deixa de ser “copista” e passa a ser criador. Assim a criança vai ter facilidade para escrever o que vai ser pedido, e também treina a leitura, enquanto está escrevendo, está lendo.

Um exemplo de exercício de escrita é ler uma história pela metade e pedir para que os alunos criem e escrevam um final, ao término pedir para que eles apresentem para a turma.


Julieyne da Silva Cândido

4ª série 01

Curso: Magistério

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