quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A importância da leitura e escrita

A leitura e a escrita são objetos de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos.

A leitura nos faz viajar e ir muito além da imaginação, nos faz querer e saber descobrir o que tem através de um começo de história contada e nos faz ter vontade de nos mesmos descobrir através de nossa própria leitura. Por isso, que na escola é dever do professor dá o primeiro passo dando aos alunos um tempo organizado que não tenha interrupções e fazer com que gostem de ouvir, eles estarão imaginando, criando a história e ficarão com certeza com vontade de ler.

É através da leitura, podemos obter conhecimento. É com relação à escrita também podemos dizer que se escreve bastante na escola, mais é importante descrevermos o que escreve, para quê, para quem e como, pois só assim visualizaremos quais as práticas de escrita que de fato temos valorizado em nosso trabalho docente e qual o tempo que dedicamos a elas.

Alguns alunos têm uma grande dificuldade de ser alfabetizado, uns sabem escrever outros só ler, por isso é muito importante o professor saber a dificuldade do aluno e ir mudando seu jeito de ler a história, ter um horário certo para que eles tenham o prazer de ouvir.

Muitos pais contam história para seus filhos na hora de dormir, dessa maneira eles estarão ajudando seus filhos a estimulem suas criatividades, por isso a leitura de todos os gêneros textuais, como: lista de compras, receitas de bolo, livros, etc. já é um bom começo para criança que estão começando a ser alfabetizadas e também porque é conhecimento.


Jéssica Mendes Tavares

4ª série 01

Curso: Magistério

Nenhum comentário: