domingo, 18 de outubro de 2009

Tempo de leitura e escrita

O tempo de leitura e escrita em sala de aula? “Interessante!” No que se refere ao tempo de leitura e escrita (conhecermos melhor o que lemos ou escrevemos) refere-se ao conhecimento.

Bate o sinal. Na sala de aula, mais um dia começa. Leem-se textos, escreve-se na lousa e nos cadernos. A leitura e a escrita são objetos de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos.

Com relação à escrita, também podemos dizer que se escreve bastante na escola, mas o que é importante descrevermos o que se escreve, para que, para quem e como, pois só assim visualizaremos quais as práticas de escrita utilizadas.

Diferente da escrita, leitura em sala de aula não é ocupar os últimos minutos da última aula. Não! Não! E não! Quando um professor inclui no seu planejamento “tempo para leitura diária”, tenha certeza esse professor faz a diferença.

É comum ouvirmos esta frase: _ Mas como é que vou dar conta disso?

Esse tipo de comentário revela e muito algumas preocupações com o trabalho diário em sala de aula.

Ler, buscar conhecimento, interar o aluno em um universo mágico de palavras, não exige que tenhamos tempo para isso, pelo contrário inclue-se o tempo.


“O professor faz o aluno e o aluno faz o professor”.


Já ouviu essa frase? Eu já! E que tal esta?


“A leitura e escrita em sala de aula formam o cidadão do amanhã, o professor que adere a estas é o cidadão hoje”


Lidiane Ribeiro de Jesus

4ª série 01

Curso: Magistério

Nenhum comentário: