domingo, 18 de outubro de 2009

Leitura e escrita na sala de aula

A leitura tem seu papel fundamental na educação, pois através da leitura a criança se desenvolve buscando o interesse no desconhecido, é de grande importância que o professor em suas aulas tenha um cantinho da leitura, trocas de livro e interpretação de histórias, através de dramatização, teatro, músicas.

A criança já traz de sua casa alguns conhecimentos de histórias, mas é na escola que a professora mostrará à criança a sua importância para a aprendizagem.

É de total responsabilidade da professora que torne o hábito da leitura agradável, de forma que a criança goste de ler um livro.

Com relação à escrita, também podemos dizer que se escreve bastante na sala de aula. Mas é importante descrevermos o que se escreve, pois só assim visualizaremos quais as práticas de escrita que de fato temos valorizado no trabalho docente que dedicamos a elas. Muitas crianças convivem com a escrita fora da escola, quando chegam à escola querem muito escrever.

Os professores devem mudar um pouco sua rotina de trabalho, porque ela não só se reduz a exercícios ou lições de leitura e escrita que não são contextualizados. Apresentar metodologia para que possa aprender de uma forma lúdica e criativa, oportunizando um aprendizado mais amplo.


Mariela Maria José

4ª série 01

Curso: Magistério

Nenhum comentário: