terça-feira, 20 de outubro de 2009

Leitura e escrita na sala de aula

A leitura e a escrita são fundamentais na sala de aula, pois elas proporcionam que os educandos se interessem e comecem a cultivar novos conhecimentos e saberes.

Nos dias de hoje, tem diminuído a leitura na sala de aula, dificilmente está chamando a atenção do aluno à busca pelas leituras.

É dever de todo professor preparar leitura na sala de aula, porque assim os alunos aprendem com histórias, vão em busca de notícias, etc. Compreendem que a leitura e a escrita são um objeto de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos.

Muitos professores resolvem ler nos últimos minutos que ainda têm para estar em sala de aula, porque seu dia já está cumprido e a leitura seria uma forma para descontrair os alunos até na hora de irem embora.

Não é bom que isto aconteça, porque o professor pode estar lendo uma história para os alunos, eles percebem que está na hora de bater o sinal, ficam agitados, não prestam mais atenção, e quando o sinal bate a leitura é interrompida.

Não seria bom nem para o professor e principalmente para os alunos, porque o professor está demonstrando com sua atitude que a leitura é algo pouco importante.

Se o professor orienta os alunos a guardarem seus materiais para ouvirem a história que será lida, tudo vai indicar que a aula acabou que esse tempo de leitura é somente para esperar o toque do sinal.

O professor deve preparar um tempo mais longo, o melhor a fazer é planejar a leitura para a aula que seria logo após o recreio, ou seja, na quarta aula, é uma boa opção, pois assim o professor levaria os alunos para a biblioteca, estaria trabalhando com suas atividades integradas ao seu trabalho pedagógico, seria muito importante, pois assim os alunos exercem a escrita e depois com as respostas da leitura. Isso se evidência no relato do professor, quando ele faz referência às cartas que as crianças escreveram sobre suas atividades na escola. Nessas cartas, elas destacam a importante presença da literatura no seu cotidiano e escolhem contar sobre as histórias narradas em sala.

Essa familiaridade que as crianças demonstram em relação à leitura, mostra-nos como o acesso à biblioteca e a participação em momentos coletivos de leitura favorece e leva-nas a se aperceberem de que estão se apropriando dessa prática e de suas funções sociais.

Isso faz com que os alunos buscam mais interesses ao ponto de se assumirem grandes leitores. E quando um professor exercer a leitura em sala de aula possa transmitir, proporcionar para eles momentos com intensidade, ou seja, de prazer.


Darlene Glória Flores

4ª série 01

Curso: Magistério

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