terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tempo de leitura e de escrita

Sabemos que a leitura e a escrita são grandes aliados daqueles que pretendem estender seus conhecimentos e alcançar seus ideais.

Com a afirmação acima, colocamos nas mãos de educadores uma enorme responsabilidade. Já que o conhecimento começa a ser passado por eles nos primeiros anos escolares.

Porém nos tempos de hoje, com tanta tecnologia e novidades é quase que impossível fazer com que nossos alunos busquem se interessar pela leitura e pela escrita, outro obstáculo que atrapalha e muito na passagem desses conhecimentos é a falta de tempo.

Os educadores precisam cumprir metas em determinado tempo, que em muitas vezes não é suficiente para passar tudo o que precisava para seus alunos.

No caso do tempo da leitura, esse fica mais escasso ainda, sendo realizado apenas nos horários em que sobra tempo, normalmente perto do intervalo para o recreio e na hora da saída, o que torna o aprendizado através da leitura inútil.

No caso da escrita, é dedicada a maior parte do tempo, sendo o motivo de muitas vezes alunos sabem escrever perfeitamente, porém na hora da leitura atrapalham-se, principalmente com palavras que não estão habituados.

Com o que foi dito acima, compreendemos que a leitura é tão importante quanto a escrita, por isso elas precisam ter um horário fixo, durante a aula, principalmente no caso da leitura, deixá-la para completar o resto do tempo de nada serve.

É importante escolher um horário onde os alunos se interessem pela leitura do começo ao fim, para isso é necessário que o professor escolha uma leitura que interesse a toda turma e que não seja muito prolongada para não cansá-la e fazer com que se desinteressem pela leitura por causa da demora.

O importante é despertar neles a vontade de ler, juntamente com a professora e não apenas a professora ler. A professora precisa também dar a oportunidade aos alunos para que aprendam de forma agradável.


Karoline Machado Julião

4ª série 01

Curso: Magistério

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