terça-feira, 20 de outubro de 2009

O tempo de leitura e o tempo de escrita

Como arranjar tempo para ler todo dia com os alunos, para conversar com eles... Bom é um aspecto muito interessante.

No nosso dia a dia, somos cobrados a respeitar os horários e os prazos da escola, a dar conta de todos os projetos, comprometer com a realização a toda rede de ensino em que nos inserimos e sem atrasar o andamento dos conteúdos a serem ensinados.

Para ler todo dia com os alunos, para possibilitar que escrevam e reescrevam seus textos, comentários, para fazer circular o que por eles foi produzido, primeiro acontece a partir de escolhas feitas por nós, nas quais concordamos ou a que nos submetemos, sem esquecer-nos do tempo que dedicamos a escrita e com quais tipos de atividades o ocupamos. Sem esquecer que a leitura e a escrita são objeto de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos.

Para facilitar, propomos uma das atividades que devem ser trabalhadas dentro da sala de aula. Elaborar uma lista das atividades de leitura e de escrita que você desenvolve pode ajudá-lo nessa tarefa. Aproveite esta lista para pensar também como você distribui essas atividades no dia e na semana e destaque aquelas que são realizadas ocasionalmente.

E para desenvolver uma boa leitura vai aí uma dica importante: nunca devemos deixar uma leitura ou história para o final da aula e sim reservar uns minutos antes, e de fato orientarmos nossos alunos para que guardem todos os materiais para depois ouvirem a história a ser lida e assim todos os dias ler um pouquinho, para que os alunos fiquem curiosos e entusiasmados mostrando interesse pela leitura.

Consideramos que as possibilidades de modificar nosso modo de trabalhar e o modo de funcionamento da escola mesmo que seja um “pouquinho” é possível.


Thayse Machado Julião

4ª série 01

Curso: Magistério

Nenhum comentário: