quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Os tempos de leitura e os tempos de escrita na sala de aula

A leitura e a escrita são objeto de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos.

A leitura corresponde a obter conhecimentos, pois para ler uma história à criança deve-se ter um tempo especial, porque ao contar elas ficam curiosas, tentam imaginar o que estão escutando. A leitura ajuda bastante a criança ao criar uma frase, saber montar as palavras colocando tudo em ordem, ao ver uma receita, etc.

Afinal, para que ler? Para assim saber nossas palavras, vencer as dificuldades que sempre aparecem. O tempo que é compartilhado com as crianças deve ser valorizado, pois assim compreendemos melhor as crianças, os objetivos que elas demonstram interessar.

Com relação a escrita, pode-se dizer que se escreve bastante na escola, mas que é importante descrevermos o que se escreve, para que, para quem e como, pois só assim visualizaremos quais as práticas de escrita que de fato temos valorizado em nosso trabalho docente e que o tempo que dedicamos a elas.

O fato de terem esse tempo assegurado na rotina escolar e a constância com que se realizam, indicam nos dois casos como essas atividades são importantes para os professores, que se preparam para realizá-las, tanto em termos materiais quanto organizacionais. Ou seja, para assegurar a realização diária da roda de leitura, o professor escolhe o que vai ler, prepara-se para essa leitura, garante a ela um tempo adequado para acontecer sem interrupções, sem dispersão e de modo a ser compartilhada com todos os alunos do começo ao fim. Ele prepara-se materialmente, assegurando-se, desse modo, o acesso a um acervo de obras para a leitura. Para ensinarmos as crianças a ler e a escrever e a utilizar a leitura e a escrita como meio para a apropriação e elaboração de outros conhecimentos, precisamos garanti-lhes o acesso a essa diversidade. Essa diversidade é garantida por uma rotina composta por atividades que possibilitem a criança elaborar a leitura e a escrita em suas muitas funções, gêneros e estilos, conhecer e explorar seus suportes diversos – como o livro de literatura, jornais, revistas, etc.


Suzane Firmiano Bento

4ª série 01

Curso: Magistério

Nenhum comentário: