quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ler e escrever na escola

“Leitura e escrita algo interessante que proporciona novos conhecimentos a serem alcançados”.


A leitura na sala de aula é algo importante e também muito necessário, pois ela nos traz histórias, notícias e entre outros acontecimentos, mas não é sempre que chama a atenção de todos como, por exemplo, ao bater o sinal todos já começam a ficar agitados e a grande história e a bela leitura se esquece. Então, o educador deve sempre ler essas histórias no início, pois os alunos estão ainda em suas atividades escolares, isso ajuda também na atenção de todos, já que não estão a espera do sinal para saída.

Ao ler um livro na sala de aula para os alunos, também proporciona a eles momentos com intensidade, ou seja, de prazer.

A escrita é muito importante para o desenvolvimento dos educandos e eles conhecem a importância de ler e escrever, pois possibilitam às crianças a elaboração de leitura, escrita e suas muitas funções, gêneros e estilos. Como o envio de cartas, onde a criança exerce a escrita e depois ao receber a resposta usa-se a leitura.

As crianças também quando chegam à escola, elas demonstram desejo de aprender e estão ansiosas para ler e escrever. Pois fora do seu meio de ensino, elas já percebem a importância que a escrita e a leitura têm em nossa sociedade.

Um lugar também tranquilo e com vários conhecimentos, a essas crianças é a biblioteca, porque ali eles podem assumir-se como futuros leitores. Outro lugar também tranquilo é a sala de aula, porque a criança interage com seu educador, ao ouvir as histórias que vão sendo contadas.

Ao final de tudo, leitura e escrita são algo fundamental na vida de todo ser humano, mas basta o incentivo e a vontade de aprender. Pois aquele que exerce cada vez mais a leitura, ou seja, a escrita, com certeza está cultivando sempre novos saberes para sua formação.


Ana Cristine Goulart

4ª série 01

Curso: Magistério

Nenhum comentário: