Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Rosiane Hyppólito Marcelina, Rosiane Soares Felix e Silésia Regina Hipólito
Professoras: Constancia Patricio Fretta, Rosimeri Pereira da Rosa e Vera Lúcia Cardoso Pereira Miguel
Disciplinas: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Sociologia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Filosofia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática da Educação Infantil e Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática das Séries Iniciais.
3º Magistério 01 _ 2° Bimestre 2009
PROJETO
TEMA: Cidadania e direitos humanos.
TÍTULO: Importância de conhecer nossos direitos e acreditar neles.
QUESTÕES PROBLEMAS:
- Por que as pessoas ignoram seus direitos?
- Será que as pessoas conhecem seus direitos e deveres como cidadãos?
OBJETIVO GERAL:
- oportunizar aos nossos alunos situações, dentro das atividades escolares, que os possibilitem conhecer de forma clara e simplificada seus direitos e deveres previstos em legislação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- possibilitar o acesso a livros informativos sobre a legislação brasileira;
- trabalhar atividades relacionadas ao eixo temático;
- comparar a legislação brasileira com a realidade de nosso país;
- incentivar a luta pelos direitos dos cidadãos.
JUSTIFICATIVA
Cidadania é a participação ativa e consciente dos processos políticos da sociedade, o que exige, em contrapartida, que conheçamos nossos direitos e deveres constitucionais.
Possuímos esses direitos, pois vivemos em um país democrático. Mas o que vem ser a democracia? Segundo Buss (2008, p.24): “a democracia é o processo de participação, aprendizagem contínua da capacidade crítica e da autonomia”.
A democracia supõe a convivência, o diálogo entre agentes que pensam diferente, mas almejam questões distintas.
Com relação aos direitos dos cidadãos, se consultarmos a legislação de nosso país, veremos que temos muitos direitos, mas que a maioria deles não é cumprida.
Nesse sentido, considera-se importante trabalhar com o projeto “conhecer nossos direitos e acreditar neles”, para que as pessoas conscientizem-se que precisam lutar por aquilo que é seu de acordo com a lei.
METODOLOGIA
- Levar livros sobre os direitos dos cidadãos para a sala de aula;
- dividir a turma em grupos e selecionar dez direitos e dez deveres para cada grupo;
- apresentar para os demais esses direitos e deveres, comentando se conheciam ou não e se na sociedade em que vivem, os mesmos são colocados em prática (citando exemplos reais);
- pesquisar em revistas e jornais, fotos ou reportagens que demonstrem a contrariedade dos direitos humanos, com relação à legislação;
- montar um cartaz para exposição;
- abordar o tema democracia, a fim de mostrar que vivemos em um país livre, onde as diferenças devem ser respeitadas;
- solicitar exemplos de democracia em nosso país;
- assistir ao filme “A pequena Miss Sunshine”;
- pedir aos alunos que façam uma relação do filme com o tema cidadania e direitos humanos, bem como o que foi discutido durante as aulas;
- pesquisar no PROCON da cidade quais os principais tipos de reclamação dos cidadãos e montar um gráfico com as informações coletadas.
CARGA HORÁRIA:
- 7 horas/aulas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve ser um processo contínuo, pois o processo de construção do conhecimento fornecerá subsídios para que o educador perceba os avanços e dificuldades dos alunos e, assim reveja sua prática educativa e mude suas ações se necessário.
Neste projeto, o processo de avaliação acontecerá através da análise das discussões e comentários, da participação do aluno no desenvolvimento das atividades e interesse demonstrado pelo assunto.
CLIENTELA ENVOLVIDA:
- O projeto será aplicado em uma turma de Ensino Médio.
BIBLIOGRAFIA:
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: HTTP://www.planalto.gov.br
- BRASIL. Código de defesa do consumidor. Disponível em: HTTP://www.mj.gov.br
- BUSS, Rosinete Bloemer Pickler. Gestão Escolar. Indaial. Ed. ASSELVI, 2008.
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