quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Importância de conhecer nossos direitos e acreditar neles

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Alunas: Rosiane Hyppólito Marcelina, Rosiane Soares Felix e Silésia Regina Hipólito

Professoras: Constancia Patricio Fretta, Rosimeri Pereira da Rosa e Vera Lúcia Cardoso Pereira Miguel

Disciplinas: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Sociologia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Filosofia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática da Educação Infantil e Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática das Séries Iniciais.

3º Magistério 01 _ 2° Bimestre 2009

PROJETO

TEMA: Cidadania e direitos humanos.

TÍTULO: Importância de conhecer nossos direitos e acreditar neles.

QUESTÕES PROBLEMAS:

  • Por que as pessoas ignoram seus direitos?
  • Será que as pessoas conhecem seus direitos e deveres como cidadãos?

OBJETIVO GERAL:

  • oportunizar aos nossos alunos situações, dentro das atividades escolares, que os possibilitem conhecer de forma clara e simplificada seus direitos e deveres previstos em legislação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • possibilitar o acesso a livros informativos sobre a legislação brasileira;
  • trabalhar atividades relacionadas ao eixo temático;
  • comparar a legislação brasileira com a realidade de nosso país;
  • incentivar a luta pelos direitos dos cidadãos.

JUSTIFICATIVA

Cidadania é a participação ativa e consciente dos processos políticos da sociedade, o que exige, em contrapartida, que conheçamos nossos direitos e deveres constitucionais.

Possuímos esses direitos, pois vivemos em um país democrático. Mas o que vem ser a democracia? Segundo Buss (2008, p.24): “a democracia é o processo de participação, aprendizagem contínua da capacidade crítica e da autonomia”.

A democracia supõe a convivência, o diálogo entre agentes que pensam diferente, mas almejam questões distintas.

Com relação aos direitos dos cidadãos, se consultarmos a legislação de nosso país, veremos que temos muitos direitos, mas que a maioria deles não é cumprida.

Nesse sentido, considera-se importante trabalhar com o projeto “conhecer nossos direitos e acreditar neles”, para que as pessoas conscientizem-se que precisam lutar por aquilo que é seu de acordo com a lei.

METODOLOGIA

  • Levar livros sobre os direitos dos cidadãos para a sala de aula;
  • dividir a turma em grupos e selecionar dez direitos e dez deveres para cada grupo;
  • apresentar para os demais esses direitos e deveres, comentando se conheciam ou não e se na sociedade em que vivem, os mesmos são colocados em prática (citando exemplos reais);
  • pesquisar em revistas e jornais, fotos ou reportagens que demonstrem a contrariedade dos direitos humanos, com relação à legislação;
  • montar um cartaz para exposição;
  • abordar o tema democracia, a fim de mostrar que vivemos em um país livre, onde as diferenças devem ser respeitadas;
  • solicitar exemplos de democracia em nosso país;
  • assistir ao filme “A pequena Miss Sunshine”;
  • pedir aos alunos que façam uma relação do filme com o tema cidadania e direitos humanos, bem como o que foi discutido durante as aulas;
  • pesquisar no PROCON da cidade quais os principais tipos de reclamação dos cidadãos e montar um gráfico com as informações coletadas.

CARGA HORÁRIA:

  • 7 horas/aulas.

AVALIAÇÃO:

A avaliação deve ser um processo contínuo, pois o processo de construção do conhecimento fornecerá subsídios para que o educador perceba os avanços e dificuldades dos alunos e, assim reveja sua prática educativa e mude suas ações se necessário.

Neste projeto, o processo de avaliação acontecerá através da análise das discussões e comentários, da participação do aluno no desenvolvimento das atividades e interesse demonstrado pelo assunto.

CLIENTELA ENVOLVIDA:

  • O projeto será aplicado em uma turma de Ensino Médio.

BIBLIOGRAFIA:

  • BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: HTTP://www.planalto.gov.br
  • BRASIL. Código de defesa do consumidor. Disponível em: HTTP://www.mj.gov.br
  • BUSS, Rosinete Bloemer Pickler. Gestão Escolar. Indaial. Ed. ASSELVI, 2008.


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