Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Jessica Figueredo Bernardo e Suelen Machado
Professoras: Constancia Patricio Fretta, Rosimeri Pereira da Rosa e Vera Lúcia Cardoso Pereira Miguel
Disciplinas: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Sociologia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Filosofia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática da Educação Infantil e Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática das Séries Iniciais.
3º Magistério 01 _ 2° Bimestre 2009
PROJETO
TEMA: Cidadania e direitos humanos.
TÍTULO: Legislação brasileira: diversidade cultural.
PROBLEMATIZAÇÃO:
- Por que as pessoas ignoram seus direitos?
- Por que a diversidade cultural é tratada com desleixo?
OBJETIVO GERAL:
- oportunizar aos nossos alunos situações, dentro das atividades escolares, que os possibilitem conhecer de forma clara e simplificada seus direitos e deveres previstos em legislação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- possibilitar o acesso a livros informativos sobre a legislação brasileira;
- trabalhar atividades relacionadas ao eixo temático;
- oportunizar aos alunos o acesso ao conhecimento da grande diversidade nacional, em especial, da estadual e regional;
- compreender a importância da legislação brasileira relacionada à diversidade cultural.
JUSTIFICATIVA
Cidadania é a participação ativa e consciente dos processos políticos da sociedade, o que exige, em contrapartida, que conheçamos nossos direitos e deveres constitucionais.
Há sessenta anos, em 1949, entrava em vigor a Declaração dos Direitos Humanos. Esta declaração é muito importante, pois com ela sabemos nossos direitos. São alguns deles: a educação, moradia, alimentação, respeito, liberdade, destacamos a igualdade cultural e racial.
Sendo assim, este projeto torna-se importante para que os alunos saibam sobre seus direitos e deveres, e também, que eles entendam que a diversidade está em qualquer lugar, pois o próprio povo brasileiro é uma miscigenação, e isso desde o tempo da colonização. Com isso, a diversidade não é algo para se ter vergonha, é uma cultura e cada um tem a sua, sendo estas culturas que fazem do brasileiro um povo sem igual. E é isto que os jovens de hoje precisam aprender e exercitar.
METODOLOGIA
Para realização deste projeto, faremos as seguintes atividades:
- passar para os alunos documentários sobre a diversidade cultural. Após o término do mesmo, dialogar sobre o referido assunto;
- cada aluno pesquisar as diversidades étnicas existentes em seu bairro, expor em um seminário, na sala de aula, suas considerações;
- fazer um teatro sobre a diversidade cultural existente na escola;
- comentar a respeito da historicização da Declaração dos Direitos Humanos, dando ênfase, na parte que fala da diversidade cultural;
- para o fechamento deste projeto, os alunos dividir-se-ão em grupos e baseados nos documentários, nas pesquisas realizadas e nos diálogos em sala de aula, deverão, como forma de aprendizagem, fazer uma palestra de conscientização para alunos do Ensino Fundamental sobre a questão do direito à diversidade cultural.
RECURSOS:
- data show;
- cartolinas;
- canetas hidrocores;
- microfone;
- fantoches;
- cenário;
- roupas apropriadas.
CARGA HORÁRIA:
- Para a realização do referido projeto, será necessária uma carga de 5 horas/aulas.
CLIENTELA ENVOLVIDA:
- Alunos do Ensino Médio.
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