quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Legislação brasileira: diversidade cultural

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Alunas: Jessica Figueredo Bernardo e Suelen Machado

Professoras: Constancia Patricio Fretta, Rosimeri Pereira da Rosa e Vera Lúcia Cardoso Pereira Miguel

Disciplinas: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Sociologia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Filosofia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática da Educação Infantil e Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática das Séries Iniciais.

3º Magistério 01 _ 2° Bimestre 2009

PROJETO

TEMA: Cidadania e direitos humanos.

TÍTULO: Legislação brasileira: diversidade cultural.

PROBLEMATIZAÇÃO:

  • Por que as pessoas ignoram seus direitos?
  • Por que a diversidade cultural é tratada com desleixo?

OBJETIVO GERAL:

  • oportunizar aos nossos alunos situações, dentro das atividades escolares, que os possibilitem conhecer de forma clara e simplificada seus direitos e deveres previstos em legislação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • possibilitar o acesso a livros informativos sobre a legislação brasileira;
  • trabalhar atividades relacionadas ao eixo temático;
  • oportunizar aos alunos o acesso ao conhecimento da grande diversidade nacional, em especial, da estadual e regional;
  • compreender a importância da legislação brasileira relacionada à diversidade cultural.

JUSTIFICATIVA

Cidadania é a participação ativa e consciente dos processos políticos da sociedade, o que exige, em contrapartida, que conheçamos nossos direitos e deveres constitucionais.

Há sessenta anos, em 1949, entrava em vigor a Declaração dos Direitos Humanos. Esta declaração é muito importante, pois com ela sabemos nossos direitos. São alguns deles: a educação, moradia, alimentação, respeito, liberdade, destacamos a igualdade cultural e racial.

Sendo assim, este projeto torna-se importante para que os alunos saibam sobre seus direitos e deveres, e também, que eles entendam que a diversidade está em qualquer lugar, pois o próprio povo brasileiro é uma miscigenação, e isso desde o tempo da colonização. Com isso, a diversidade não é algo para se ter vergonha, é uma cultura e cada um tem a sua, sendo estas culturas que fazem do brasileiro um povo sem igual. E é isto que os jovens de hoje precisam aprender e exercitar.

METODOLOGIA

Para realização deste projeto, faremos as seguintes atividades:

  • passar para os alunos documentários sobre a diversidade cultural. Após o término do mesmo, dialogar sobre o referido assunto;
  • cada aluno pesquisar as diversidades étnicas existentes em seu bairro, expor em um seminário, na sala de aula, suas considerações;
  • fazer um teatro sobre a diversidade cultural existente na escola;
  • comentar a respeito da historicização da Declaração dos Direitos Humanos, dando ênfase, na parte que fala da diversidade cultural;
  • para o fechamento deste projeto, os alunos dividir-se-ão em grupos e baseados nos documentários, nas pesquisas realizadas e nos diálogos em sala de aula, deverão, como forma de aprendizagem, fazer uma palestra de conscientização para alunos do Ensino Fundamental sobre a questão do direito à diversidade cultural.

RECURSOS:

  • data show;
  • cartolinas;
  • canetas hidrocores;
  • microfone;
  • fantoches;
  • cenário;
  • roupas apropriadas.

CARGA HORÁRIA:

  • Para a realização do referido projeto, será necessária uma carga de 5 horas/aulas.

CLIENTELA ENVOLVIDA:

  • Alunos do Ensino Médio.


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