quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Direitos do idoso

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Aluna: Susana Barcelos Cardoso Fermino

Professoras: Constancia Patricio Fretta, Rosimeri Pereira da Rosa e Vera Lúcia Cardoso Pereira Miguel

Disciplinas: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Sociologia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Filosofia da Educação, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática da Educação Infantil e Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Didática das Séries Iniciais.

3º Magistério 01 _ 2° Bimestre 2009

PROJETO

TEMA: Cidadania e direitos humanos.

TÍTULO: Direitos do idoso.

QUESTÕES PROBLEMAS:

  • Por que as pessoas ignoram seus direitos?
  • O que fazer para que a sociedade se mobilize quanto aos direitos do idoso?

OBJETIVO GERAL:

  • oportunizar aos nossos alunos situações, dentro das atividades escolares, que os possibilitem conhecer de forma clara e simplificada seus direitos e deveres previstos em legislação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • possibilitar o acesso a livros informativos sobre a legislação brasileira;
  • trabalhar atividades relacionadas ao eixo temático;
  • criar condições para que os idosos exerçam seus direitos como cidadãos, promovendo ações que busquem a emancipação e a elevação de sua autoestima, para efetivação dos direitos das pessoas idosas quanto à promoção, proteção e defesa;
  • trabalhar com os alunos do Ensino Médio juntamente com a população em geral, o reconhecimento de que a chamada terceira idade, antes de tudo, é uma continuidade da vida adulta e que, por isso, exige direitos sociais específicos, mas antes disso, demanda a manutenção dos seus direitos básicos de cidadão.

JUSTIFICATIVA

Buscamos nesse projeto apresentar o porquê das dificuldades de acesso à saúde, à cultura, ao esporte, ao lazer, além do problema de violência, maus-tratos e o mau atendimento do transporte público ao idoso, além da falta de infraestrutura necessária para atender as demandas deste segmento da população, o maior problema diz respeito à falta de autonomia dos idosos. As razões em geral, é que ao chegarem à aposentadoria, cresce a dependência dos idosos em relação à família e ao Estado, que muitas vezes expropriam destes o poder de decisão sobre suas próprias vidas.

A importância está na valorização do idoso, que hoje estão deixando à margem aqueles que não acompanham a fluidez do mundo moderno. Em face disso, surge a necessidade da sensibilização da sociedade em torno do papel dos idosos em suas comunidades, o envelhecimento da população brasileira traz graves problemas para uma sociedades que não está preparada para tratar seus idosos da maneira adequada. Muitos avanços já foram conquistados, mas o país ainda tem muito a fazer para garantir os direitos deste segmento da população que, a despeito de qualquer desprezo, se move pelos campos e cidades, faz uso de equipamentos públicos, quer se divertir, ter sonhos, projetos e o direito, nem sempre garantido, de abraçar o tempo como a um amigo, sem medo do que virá.

METODOLOGIA

  • Desenvolver atividades, em sala de aula, possibilitando aos alunos a reflexão sobre a condição do idoso como portador de direitos;
  • debater às representações sociais acerca da velhice;
  • divulgar o estatuto do idoso, estimulando a denúncia de violência contra o idoso;
  • trazer, para a sala de aula, um idoso para que se possa estar trabalhando, com os alunos, sua experiência de vida;
  • fazer visitas a asilos ou abrigos de idosos e servir de voluntários para acompanhar a situação da terceira idade em sua comunidade.

CARGA HORÁRIA:

  • 30 (trinta) dias, sendo 5 horas/aulas semanais.

CLIENTELA ENVOLVIDA:

  • Alunos do Ensino Médio.

AVALIAÇÃO:

Qualitativa e quantitativa.

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