domingo, 9 de novembro de 2008

FOTOS DA PALESTRA SOBRE PSICOMOTRICIDADE



PSICOMOTRICIDADE







































Dr. Francisco Rosa Neto, palestrante do primeiro dia da Semana Temática do Magistério, em 27/10/2008, às 19:00 horas.

Um comentário:

Anônimo disse...

A palestra que mais chamou atenção foi a que ocorreu no dia 24 de outubro, com o professor de medicina da UNISUL Dr. Francisco Rosa Neto, que desenvolveu o tema psicomotricidade.

O assunto abordado durante toda a palestra foi o desenvolvimento humano com seus períodos evolutivos e as etapas da vida humana.

Foram explicadas as etapas da vida como evolução, crescimento e calendário maturativo, também os períodos evolutivos como o neonatal, lactente, pré-escolar, escolar, puberdade-adolescência, adulto e terceira idade, e também a motricidade humana que foi exposta através de slides:
* pré-natal – período embrionário;
* peri-natal – 27º semanas de gestação;
* pós-natal – caracterizada por diferentes períodos.

Foi discutido o caso da puberdade e da adolescência, onde há muitas modificações no corpo humano, quando deixamos de ser crianças e começa a ter transformações no nosso corpo, onde criamos pelos, as meninas ficam menstruadas e os meninos têm mudanças na voz.
* puberdade – biológicas;
* adolescência – psicológicas.

Ele também mostrou-nos um gráfico que tinha curvas de desenvolvimento que mostrava as etapas ascendentes e descendentes.

Além dessas explicações, foram passadas também vídeos de reflexo dos bebês (motricidade), estes vídeos foram muito interessantes além de engraçados, pois ver bebês é sempre muito divertido.

Esta palestra foi muito proveitosa, nós aprendemos muitas coisas, teve dinâmica psicomotora, que rimos muito, foi muito interessante, realmente foi a que mais gostei.

Luana da Silva Marcelino
4ª série: 01 Magistério