terça-feira, 16 de setembro de 2008

PLANO DE AULA"OS PINGÜINS"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Chaiane Guerreiro de Souza e Maria das Dores Fernandes Ventura
4º Magistério 01


PLANO DE AULA

SÉRIE: 3ª
DISCIPLINA: Ciências
CRONOLOGIA: 5 aulas
TEMA: Os pingüins
OBJETIVO:
· conhecer o modo de vida dos pingüins.

INTEGRANDO CONHECIMENTO: TRANSVERSALIDADE
GEOGRAFIA: uso de mapas para a localização do continente Antártico.
LÍNGUA PORTUGUESA: leituras e interpretações de textos.
MATEMÁTICA: quantidade.
ARTES: desenhos.

METODOLOGIA APLICADA
Estímulo didático: criar situações de ensino, através de dinâmicas e questionamentos, para que os alunos possam estabelecer relações com a sociedade em que vivemos.
Técnica: aulas expositivas e dialogadas, leituras de texto e imagens.
Recursos: quadro e giz, textos, retroprojetor, mapas.

CONTEÚDO
Os pingüins

Pingüim, nome comum de qualquer uma das diversas aves aquáticas não voadoras de hemisfério sul, que recebem o nome de pássaros bobos. Em sua maior parte, vive na Antártida e em algumas ilhas subantárticas de Nova Zelândia. Mas podem viver em regiões situadas no sul da África, Austrália e América do Sul. A maioria dos pingüins tem o peito branco e o dorso e a cabeça negros.
São muito mansos e só agridem o homem quando ele se aproxima demais do lugar onde foram postos os ovos e onde são criados os filhotes. São divertidos, simpáticos e curiosos. Se capturados ainda jovens, são facilmente domesticados, podendo até afeiçoar-se a quem os trata.
Devido ao fato de suas patas estarem colocadas muito para trás, assumem uma posição ereta quando estão em terra. Em cada pata existem quatro dedos, três dos quais unidos por uma membrana. A plumagem é densa, lisa e gordurosa, sabem também escapar depressa de seus principais inimigos – tubarões, baleias e, sobretudo, as focas-leopardo. Pesam de 15 a 35 kg e podem viver de 30 a 35 anos.

Reprodução

Em certa época do ano, os pingüins dirigem-se à terra (plataforma de rocha ou gelo), para depositar os ovos. A fêmea deposita um ovo, raramente dois. A forma do ninho varia, segundo a espécie do pingüim: alguns cavam uma pequena fossa, outros constroem os ninhos com pedras e há aqueles que colocam o ovo sobre as pregas da pele sobre os pés.
O período de incubação dura de 5 a 6 semanas - os pais se revezam na busca do alimento, para que o ovo nunca fique abandonado. Nas primeiras semanas de vida, o pingüim comerá alimentos que os pais já digeriram e ficará sobre a guarda permanente de um ou outro, protegido dos demais pingüins e aves como a gaivota. Quando adquire o tamanho do pai, a penugem é substituída por penas, sinal que é tempo de aprender a nadar, e é tempo de abandonar o local e voltar ao mar, onde permanecerão (por vários meses) até recomeçar o ciclo.
Entre os casais de pingüins existe a fidelidade, e o divórcio acontece somente em 25% dos casos, a causa de tanta separação é devido à má reprodução.

Vida na água

Na água do mar, estão sempre fazendo muito barulho e sempre reunidos em grupos numerosíssimos. Realizam todas as funções vitais, mesmo dormir.
Flutuam facilmente graças a grande quantidade de gordura e nadam com rapidez, usando apenas as nadadeiras, servindo as patas como leme.
São muito especializados para o mergulho; suas asas rígidas assemelham-se às aletas de outros vertebrados nadadores. São capazes de deslocar-se a uma velocidade de 40 km/h. Costumam passar a maior parte do tempo na água, nadando com a ajuda das asas. Podem ser vistas, embora raramente, nas praias do Rio de Janeiro e Cabo Frio, para onde são levadas pelas correntes marítimas.

Alimentação

Eles são ativos e rápidos para alcançar suas presas, o bico é robusto e comprido, adaptado a apanhar e reter crustáceos, moluscos, peixinhos, sépias e outros animais marinhos de pequeno porte, sua alimentação preferida.

Tipos de Pingüins

Pingüim-Imperador e Pingüim-Rei

As maiores espécies são o pingüim-imperador (Aptenodytes forsteri), que pode alcançar altura superior a 1,2 m, e depositam seus ovos (somente um ovo) nos meses mais frios (Julho e Setembro), sob tormentas de neve, ventos gelados e temperatura de 50 ou 60 graus abaixo de zero.
O pingüim-rei (Aptenodytes patagonica), que chega a medir entre 90 cm e 1 m, reproduzem-se no verão polar (de Outubro a Março).
Tanto o pingüim-imperador como o pingüim-rei, incubam o ovo aos pés, cobertos por uma dobra de pele entre as pernas, e as crias permanecem sob estas dobras protetoras por um breve tempo, apenas o suficiente para que consigam regular sua temperatura corporal. Ambos caracterizam-se por apresentar grandes manchas alaranjadas ou amarelas nos lados do pescoço.

Pingüim-de-Barbicha

O nome pingüim-de-barbicha dado aos Pygoscelis antarctica, deriva de uma faixa preta que possuem no queixo. Em caso de perigo ele foge sempre para a terra, mesmo que o perigo venha daí, e busca os pontos mais altos do terreno. Quando pressente que seus dias estão chegando ao fim, ele atinge o máximo de lugares altos como colinas, onde ficarão aguardando o próprio fim. Seu habitat preferido fica na Geórgia do Sul, na Antártida.
Pingüim-De-Olho-Amarelo

O pingüim-de-olho-amarelo (Megadyptes antipodes) vive nas ilhas ao sul da Nova Zelândia. Embora conhecido como "grão-pingüim", tem dimensões médias (75 cm).
Spheniscus demersus

O Spheniscus demersus é representante da espécie mais comum de pingüins, adapta-se aos climas mais temperados, parte da África e, às vezes, até Angola.
Spheniscus magellanicus

Spheniscus magellanicus alcança o litoral do Rio de Janeiro, indo até Cabo Frio. É a espécie mais comum de nossos zoológicos e é encontrada nas praias do litoral sul.
Classificação científica

ü Reino - Animal
ü Sub-reino - Metazoa (metazoários)
ü Filo - Chordata (cordados)
ü Subfilo - Vertebrata (vertebrados)
ü Classe - Aves
ü Ordem - Sphenisciformes (esfenisciformes)
ü Gêneros e Espécies – vários

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

Com base no texto estudado em aula, responda:

01. Quais as principais características dos pingüins?
02. Assinale (V) quando a afirmação for verdadeira e (F) quando for falsa:

a) Os pingüins, em sua maior parte, vivem no Pólo Norte.
b) Em certa época do ano, os pingüins dirigem-se à terra (plataforma de rocha ou gelo), para depositar os ovos. A fêmea deposita um ovo, raramente dois.
c) Estão sempre fazendo muito barulho e sempre reunidos em grupos numerosíssimos.
d) O período de incubação dura 10 semanas – os pais se revezam na busca do alimento, para que o ovo nunca fique abandonado.
e) Especializados para o mergulho; suas asas rígidas assemelham-se as aletas de outros vertebrados nadadores.

03. Relacione a 1ª coluna com a segunda coluna:

(1) Pingüim-Imperador

(2) Pingüim-de-Barbicha

(3) Pingüim-de-olho-amarelo

(4) Spheniscus demersus

(5) Spheniscus magellanicus
( ) É a espécie mais comum de nossos zoológicos.
( ) Deriva de uma faixa preta que possuem no queixo.
( ) Adapta-se aos climas mais temperados, parte da África e, as vezes, até Angola.
( ) Conhecido como “grão-pingüim”, tem dimensões médias (75 cm).
( ) Pode alcançar altura superior a 1,2 m.

04. Caracterize a reprodução dos pingüins.

05. Como é a vida dos pingüins na água?

SEGUNDA ATIVIDADE

Filme: O pingüim

Os pingüins imperadores nasceram para cantar. Todos eles, a exceção do jovem Mano, que parece ter nascido para dançar e sapatear. Esse comportamento pouco comum para um pingüim acaba cavando a saída de Mano da Terra do Imperador e o lança em um mundo enorme e frio. Acompanhado por amigos e por um bando de pingüins diferentes liderados pelo divertido Amoroso, Mano embarca em uma jornada épica e definitiva para a sua vida, que prova que sendo fiel aquilo que acredita, qualquer pessoa pode fazer a diferença no mundo.

ü A partir do filme, faça uma redação sobre o mundo dos pingüins.

ü Hora de desenhar!!!! Faça um desenho sobre a vida dos pingüins.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

No processo de avaliação é muito importante considerar o conhecimento prévio, as hipóteses e os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação serve como ferramenta para a atuação mais consciente do professor como do aluno. Sendo assim se dá através da produção dos alunos como: dissertação e participação.

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