quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Francielle Machado da Silva e Tatiane de Jesus Felis
4º Magistério 01

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR

Série: 4ª série (5º ano)

TEMA: Diversidade das espécies (pingüim)

CONTEÚDOS:

LÍNGUA PORTUGUESA:

· interpretação do filme.

HISTÓRIA:

· texto científico (A descoberta do pingüim).

CIÊNCIAS:

· texto cientifico (Pingüim-imperador).

GEOGRAFIA:

· distribuição e habitat.

MATEMÁTICA:
· convertendo unidades.

OBJETIVOS:

· compreender e interpretar os textos;
· diferenciar o pingüim de outras espécies de aves;
· identificar o tipo de habitat de um pingüim;
· compreender a transformação de unidades.


AÇÃO DIDÁTICA

Iniciaremos a aula com a apresentação do filme “Happy Feet”. Faremos um comentário sobre o filme.
Língua Portuguesa: faremos algumas perguntas sobre o filme e uma tarefa será lançada, uma pesquisa para casa sobre as outras espécies de pingüins.
Após passaremos para a disciplina de História, passaremos um texto no quadro “A descoberta do pingüim-imperador”, após a leitura do texto, levaremos os alunos até a sala de informática para que os mesmos pesquisem a descoberta de outras espécies de pingüins.
A próxima disciplina a trabalharmos será Ciências, entregaremos um texto xerocado “Pingüim-imperador”. Faremos a leitura do texto e explicaremos o texto e passaremos atividades. Aproveitando a discussão feita com os alunos sobre o pingüim-imperador passaremos um texto de Geografia sobre o habitat e a distribuição do pingüim, após faremos a leitura com os alunos, iremos mostrar um slide com figuras de pingüins em seu habitat e passaremos atividades. A última matéria a ser trabalhada será Matemática passaremos um texto sobre a conversão de unidades, após explicaremos o assunto e passaremos as atividades.

LÍNGUA PORTUGUESA

Resumo

“Na nação dos pingüins Imperador que moram na Antártica, a vida se resume basicamente a cantar. Isto causa grande preocupação para Mano, diferente de todos os pingüins, ele não sabe cantar e sim sapatear, para o espanto de todos, inclusive de seu pai, Memphis, que diz que “isso não é coisa de pingüim”. Apaixonado por Glória, mas sem ter como conquistá-la, já que os pingüins fazem isso através da música, Mano se afasta de seu bando e conhece outra espécie de pingüins, os Adelie. Através de seus passos de dança ele acaba sendo idolatrado por eles e logo forma uma grande amizade com o pingüim Amoroso. Mas Mano não desiste de viver entre sua espécie, e tentará mostrar que a dança pode mover montanhas.”

ATIVIDADES

Responda:
1) O que chamou mais sua atenção no filme?
2) Quem era Mano?
3) O que Mano tinha de diferente dos outros pingüins?
4) Na escola dos pingüins, o que eles aprendiam?
e) O que Mano viu de diferente na outra espécie de pingüim, o que ele encontrou?
f) O que Mano fez para conquistar Glória?
g) O que os pingüins mais gostavam de fazer?
h) Onde Amoroso conseguiu aquele “Colar dos deuses”?
i) Como o pai de Mano ficou quando descobriu que seu filho era diferente dos outros pingüins?
j) Mano não desiste de viver entre sua espécie, e mostra a todos que a dança pode mover montanhas. No lugar de Mano, você faria o mesmo?

HISTÓRIA

História do Pingüim Imperador
O pinguim-imperador foi descrito em 1844, pelo zoólogo britânico
George Robert Gray. O seu nome genérico deriva do grego antigo: a/α "sem" pteno-/πτηνο- "pena" ou "asa" e dytes/δυτης "mergulhador". O seu epíteto específico foi dado em honra do naturalista alemão Johann Reinhold Forster, que acompanhou o Capitão James Cook na sua segunda viagem ao Oceano Pacífico e nomeou oficialmente cinco outras espécies de pinguins.
Juntamente com o
pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus), que possui coloração semelhante mas é mais pequeno, o pinguim-imperador é uma das duas espécies extantes do género Aptenodytes. Evidência fóssil de uma terceira espécie, Aptenodytes ridgeni, foi encontrada nos registos fósseis do Plioceno tardio, de há cerca de três milhões de anos atrás, na Nova Zelândia. Estudos comportamentais e genéticos em pinguins têm proposto o género Aptenodytes como sendo basal; por outras palavras, que se separou de um ramo evolutivo que deu origem a todas as outras espécies vivas de pinguins. Evidência nucleares e mitocondriais sugerem que esta separação ocorreu há cerca de 40 milhões de anos atrás.
ATIVIDADES
Responda:
1) Quem descobriu a espécie do pingüim-imperador?
2) Em que ano acontece a descoberta do pingüim-imperador?
3) O nome pingüim-imperador originasse do quê?
d) O seu epiteto específico foi dado em honra a que naturalista?
e) Pesquise na internet outras espécies de pingüins.
Pingüim-imperador
Apesar de serem aves os pingüins não sabem voar, e gostam mesmo é de água. Aliás são excelentes nadadores.O pinguim-imperador é a maior
ave da família Spheniscidae (pinguins). Os adultos podem medir até 1,22 metros de altura e pesar até 37 kg. Os machos desta espécie são um dos poucos animais que passam o inverno na Antártida.
O pingüim-imperador caracteriza-se pela
plumagem multicolorida: cinza-azulado nas costas, branco no abdômen, preto na cabeça e nadadeiras. Esta espécie apresenta também uma faixa alaranjada em torno dos ouvidos. Sua alimentação baseia-se em pequenos peixes, krill e lulas, que pescam em profundidades de até 250 metros. O pinguim-imperador pode ficar submerso por cerca de vinte minutos sem respirar. Os predadores naturais desta espécie incluem a orca, foca-leopardo e tubarões. Os pingüins-imperador apresentam monogamia em série. Só tem um parceiro em cada ano e neste tempo permanecem fiéis.
O padrão reprodutivo é bastante característico. As fêmeas põem um único
ovo em maio/junho, no final do outono, que abandonam imediatamente para passar o inverno no mar. O ovo é incubado pelo macho durante cerca de 65 dias, que correspondem ao inverno antártico. Para superar temperaturas de -40 ºC e ventos de 200 km/h, os machos amontoam-se e passam a maior parte do tempo dormindo para poupar energia. Eles nunca abandonam o ovo, que morreria de frio, e sobrevivem à base da camada de gordura acumulada durante o verão. A fêmea substitui o macho apenas quando regressa no princípio da primavera. Se a cria choca antes do regresso da mãe, o macho do pinguim-imperador alimenta o filho com secreções de uma glândula especial existente no seu esôfago. O ovo do pingüim-imperador tem cerca de 12 X 8 cm e pesa aproximadamente 460 – 470 tem forma semelhante a uma pêra e sua cor é branco esverdeada pálida.
A transferência do ovo pode ser uma tarefa difícil e muitos casais deixam cair o ovo no processo. Quando isto acontece, a cria no interior do ovo é imediata e irremediavelmente afectada, já que o ovo não consegue suportar as baixas temperaturas do terreno gelado.
A cria de pingüim-imperador é tipicamente coberta por uma plumagem de cor cinzenta prateada, possuindo uma cabeça preta e máscara branca. Uma cria com plumagem totalmente branca foi encontrada em 2001, mas não foi considerada como um albino, porque não possuis olhos cor de rosa. As crias pesam entre 315 g após o nascimento e alcançam cerca de 50% do peso de um adulto na altura em que deixam de depender dos progenitores.
A plumagem escura do pingüim-imperador desvanece-se para castanho, de Novembro até Fevereiro, antes da
muda anual em Janeiro e Fevereiro. A muda é rápida nesta espécie comparado com outras aves, levando cerca de 34 dias. As penas do pingüim-imperador emergem a partir da pele depois de terem crescido um terço do seu comprimento, e antes de as penas mais antigas serem perdidas, com vista a ajudar a reduzir a perda de calor. Novas penas empurram então as ais antigas antes de completarem o seu crescimento.
A taxa de sobrevivência média anual do pinguim-imperador é de cerca de 95,1%, com uma esperança média de vida de 19,9 anos. Os mesmos investigadores estimaram que 1% dos pinguins-imperador nascidos podem potencialmente chegar aos 50 anos. Em contraste, apenas 19% das crias sobrevive ao primeiro ano de vida. Assim sendo, 80% da população de pinguins-imperador é composta por adultos com cinco ou mais anos de vida.
Na questão da adptação ao frio o pingüim-imperador é a espécie de ave que se reproduz no ambiente mais frio. As temperaturas do ar podem chegar aos 40°C negativos, e a velocidade do vento pode atingir os 144 km/h.
Com seu andar desajeitado e ineficiente, como deslizar de barriga no gelo, que pode fazer com que atinja quatro ou cinco milhas por hora. Além disso, o pingüim-imperador suporta diversas temperaturas apenas com a regulagem de seu próprio corpo, até mesmo tempestades de neve (que chegam a ter ventos de 162 quilômetros por hora). Em meio a idas e vindas, em uma grande colônia, seria perfeitamente possível que o casal ou filho ser perdessem um dos outros. Mas um identificador vocal permite que, após segundos de canção, se identifiquem, mesmo em meio a diversas outras canções.
CIÊNCIAS
ATIVIDADES
Responda:
1) No texto diz “o pingüim-imperador é a maior ave da família dos pingüins”. Por quê?
2) Defina a cor do filhote de pingüim imperador.
3) Quem é o responsável pela incubação dos filhotes pingüins?
4) Em que mês do ano a fêmea põem o seu único ovo?
5) Em meio a colônia, como um casal de pingüim-imperador consegue identificar seu filhote?
6) Quais são os predadores naturais do pingüim-imperador?
7) Apesar que os pingüins são aves, o que os diferenciam das outras espécies de aves?
GEOGRAFIA
Distribuição e habitat
O pinguim-imperador tem uma distribuição circumpolar, na região antárctica, quase exclusivamente entre os 66º e os 77º de latitude Sul. Quase sempre se reproduz em plataformas estáveis de gelo perto da costa e até 18km para o interior. As colônias reprodutores estão normalmente localizadas em áreas onde ravinas de gelo ou
icebergs as protegem da ação do vento. A população total está estimada entre 400 mil e 450 mil indivíduos, distribuidos por cerca de 40 colónias independentes. Cerca de 80 mil pares reproduzem-se no sector do Mar de Ross. As maiores colônias de reprodução estão localizadas no Cabo Washington (de 20 mil a 25 mil pares), na Ilha Coulman e na Terra de Vitória (cerca de 22 mil pares), Baía Halley, Terra de Coats (de 14.300 a 31.400 pares), e Baía Atka na Terra da Rainha Maud (16 mil pares). Duas colônias em terra foram relatas: uma na Ilha Dion, na Península Antártica, e outra numa península no Glaciar Taylor, no Território Antárctico Australiano. Indivíduos dispersos têm sido relatados na Ilha Heard, nas Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e na Nova Zelândia.

* Apresentação de slide.
ATIVIDADES
Responda:
1) Em que região está localizada a distribuição dos pingüins-imperador?
2) Aproximadamente quantos pingüins-imperador vivem na região da Antártica?
3) Onde está localizada as colônias reprodutoras?
4) Onde estão localizadas as maiores colônias de reprodução?
5) Comente sobre o que você viu no slide.

MATEMÁTICA
Texto “Convertendo unidades”
Para facilitar a comunicação os cientistas preferem usar um único grupo de unidades de medida; o sistema internacional de Unidades; ou simplesmente SI. Nesse sistema a unidade de comprimento, por exemplo, é o metro (m), a de volume, o metro cúbico (m³), a de massa, o quilograma Kg
Para massa são usados alguns múltiplos e submúltiplos de quilogramas (Kg), como o grama (g), o miligrama (mg) e a tonelada (t).
Vejas as correspondências:
1 T = 1000 kg
1 Kg = 1000 g
1 g = 1000 mg
Veja a correspondência entre o metro (m), o quilômetro (km), o centrímetro (cm), o milímetro (mm) que são unidades de comprimento.
1km=1000m
1m=100cm
1cm=10mm
1m=1000mm
O metro cúbico m corresponde a 1000 litros(l) e o mililitro (ml) ou centrímetro cúbico (cm³) equivale a milésima parte do litro. Finalmente um 1 litro equivale o decímetro cúbico(dm³)
1m³= 1000L
1L=1dm³
1000cm³= 1L
1000ml=1L
Legenda:
Km=quilômetro
Hm=hectrômetro múltiplos
Dam=decâmetro
M=metro
Dm=decímetro
Cm=centimetro submúltiplos
Mm=milímetro
Exemplos:
34900cm=3,49hm
2km=20000cm
16342dm³=16342L
ATIVIDADES
1) Faça as seguintes conversões:
a) 3,2km= ---------m
b) 0,1km=---------cm
c)1230m=--------dam
d) 5,24dm=--------mm
e) 2,5m³=--------L
f) 6,0dm³=--------L
g) 4,5m³=---------m³
i) 2 dm³=--------L
j) 5,92cm=-------dam
l) 16,259 dm=----------mm
m) 0,591hm=-------m
n) 0,5m³=----------L
o) 2dm³=--------L
p) 1,5km=----dm
q) 0,032m=----mm
r) 3kg=-------g
s) 1200g=----kg
2) Resolva:
a) Um pingüim-imperador adulto mede 1,22 m, transforme m para cm.
b) As crias pesam entre 315g após o nascimento, transforme g para kg.
c) A parte superior do bico do pingüim-imperador mede 8 cm, transforme cm para mm.
d) Um pingüim-imperador adulto pesa cerca de 37 kg, transforme kg para g.
e) A espécie pode alcançar a profundidade de 265 m, transforme m para dm.
f) O pingüim-imperador se reproduz em plataformas estáveis de gelo perto da costa e até 18 km para o interior, transforme km para m.
g) Um macho que regresse ao mar após o período de incubação, dirige-se diretamente para áreas de mar aberto permanente, conhecidas como polímios, a cerca de 100km da colônia, transforme km para cm.
h) Quer o macho quer a fêmea de pingüim-imperador procuram alimento até uma distância de 500km das colônias, tranforme km para dm.
i) Durante os quatros meses de incubação, o macho pode perder até cerca de 20 kg, dos 38 kg iniciais até aos 18kg finais, transforme kg para g.
Esta é uma lista de espécies de pingüim:
Pingüim-africano
Pingüim-azul
Pingüim-das-galápagos
Pingüim-das-snares
Pingüim-de-humboldt
Pingüim-de-adélia
Pingüim-de-barbicha
Pingüim-de-colar
Pingüim-de-ridgen
Pingüim-gentoo
Pingüim-imperador
Pingüim-macaroni
Pingüim-de-magalhães
Pingüim-rei
Pingüim-real
Pingüim-saltador-da-rocha
RECURSOS DIDÁTICOS:
· xerox;
· folha sulfite;
· quadro de giz;
· giz;
· DVD;
· televisão;
· datashow.
AVALIAÇÃO
Avaliar o aluno no seu interesse, na sua participação e na coloboração.
Avaliar o desenvolvimento do seu cognitivo.






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