quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PLANO DE AULA HAPPY FEET

E.E.B.Dr. Otto feuerschuette
CAPIVARI DE BAIXO - SANTA CATARINA
4º MAGISTÉRIO: 01
ALUNAS: Camila Constantino e Luana Marcelino


Geografia

Conteúdo: o clima da Antartica

Objetivo: fazer com que as crianças conheçam as caracteristicas climaticas da Antártica, e as diferenças entre o clima da nossa região.

Ação didática: os alunos receberam o seguinte texto explicando o tipo de clima predominante da Antártica, neste texto também haverá gravuras do lugar estudado.

O clima da Antártica

A Antártica é o continente mais frio e seco da terra,um grande deserto. Além disso, as temperaturas médias em sua região central ficam entre -30°c e -65°c, sendo a menor temperatura do mundo, -89,2°c. Devido a influencia das correntes marítimas, as zonas costeiras apresentam temperaturas mais amenas, entre os -10°c e -20°c.
Estima-se que apesar dos seis meses de escuridão no inverno, a incidência da energia solar no Polo Sul seja semelhante à recebida anualmente no equador, mas 75% desta energia é refletida pela superficie de gelo.
A Antártica Oriental é mais fria que a Ocidental por ser mais elevada. As massas de ar raramente penetram muito no continente, deixando seu interior frio e seco. O gelo nno interior do continente dura muito apesar da falta de precipitação para renova-lo. A queda de neve não é rara no litoral. Também é um continente com ventos fortes, registrando ventos com velocidades superiores a 140km/h nas costas.
A Antártica é mais fria do que o Ártico por dois motivos: em primeiro lugar grande parte do continente está acima do nível do mar. Em segundo lugar, a área do Polo Norte é coberta pelo Oceano Ártico e o relativo calor do oceano é transferido através do gelo.
Alguns eventos climáticos são comuns na região. A Aurora Astral, é um brilho observado durante a noite perto do Pólo Sul. Outro acontecimento é o Pó de Diamante. Falsos sóis, brilhos formados pela reflexão da luz solar em cristais de gelo, conhecidos como parélio, são uma manifestação óptica atmosférica comum.




Após a leitura do texto será questionado aos alunos:
· O clima da Antartica é igual ao clima do nosso país?
· Qual a maior diferença entre os climas?
· Uma pessoa que sempre viveu no Brasil, poderia viver tranquilamente na Antartica
· Por que?
· O que há nas fotos do texto que nunca vemos no nosso país?

Atividades:
Compreendendo o texto!
1-Responda as seguintes questões:
a)Após fazer a leitura do texto “o clima da Antártica”, cite algumas caracteristicas climáticas desta região.
b)Qual a principal motivo das zonas costeiras apresentarem temperaturas mais amenas?
c)Como podemos ver no texto a Antártica é mais fria do que o Ártico, cite dois motivos do porque este fato ocorre?
d)Cite as principais diferenças entre o clima estudado, e clima da região onde você vive?
e)Sabemos que a região estudada (Antártica), é uma região ameaçada pelo aquecimento global. Crie um texto explicando que é o aquecimento global, e quais soluções podemos tomar para que isto não ocorra.
2-Recorte e cole em seu caderno figuras que representem o clima da Antártica. Ex: (pessoas usando roupas de inverno, lugares com clima muito frio, lugares onde nevam etc.)

Recursos: folhas sulfite, revistas, quadro negro.
Avaliação: os alunos serão avaliados através do interesse, participação nas aulas, e através de uma pesquisa feita individualmente, na qual será dada nota.
Anexo:

Pesquisa!
Faça uma pesquisa apenas conceituando as palavras que estavam destacadas no texto,“o clima da Antártica”.
As palavras eram:
Deserto, energia solar, massas de ar, gelo, preciptação, ventos, oceano Ártico, aurora astral, parélio.






(Ciências)

Conteúdo: os pinguins

Objetivo: fazer com que os alunos conheçam algumas das espécies de pinguins, seu habitat natural, sua reprodução, habitos alimentares etc.

Ação didática: os alunos receberão dois textos, que serão lidos oralmente. O primeiro será “os pinguins”, que mostrará suas principais caracteristicas, e como essa espécie se reproduz, em seguida receberão um texto contendo fotografias e características de algumas espécies.

Os pinguins

Os pinguns são aves, não voadoras, característica do hemisfério sul, em especial da Antártica. Apesar da maioria diversidade de pinguins se encontrar na Antártica e regiões polares, há também espécies que vivem nos trópicos como por exemplo na Ilhas Galápagos.
O corpo é fusiforme, as asas atrofiadas desenpenham a função de barbatanas e as penas impermeabilizadas através da secreção de óleo. Os pinguins se alientam de pequenos peixes, krill e outras formas de vida marinha, sendo por sua vez vítimas de predação deorcas e focas-leopardo.
O pinguin é uma ave marinha e excelente nadadora. Chega a nadar com uma velocidade de até 40 km/h e passa a maior parte do tempo na água
Reprodução
Há espécies de pinguins cujos pares reprodutores acasalam para toda a vida enquanto que outros fazem-no apenas durante uma época de reprodução. A forma do ninho varia, segundo a espécie de pinguin: alguns cavam uma pequena fossa, outros constroem um ninho com pedras e outros utilizam uma dobra de pele que possuem ventralmente para cobrir o ovo. Normalmente o macho fica com o ovo e o mantém quente, e a fêmea dirigi-se para o mar com vista a encontrar alimento. Quando no seu regresso, o filhoteterá alimeto e então os papéis invertem-se: a fêmea fica em terra e o macho vai à procura de alimento.

Após a leitura será questionado aos alunos:

· O texto que acabamos de ler tem algo parecido com o que assistimos no filme “happy feet” ?
· O que?
· Na região em que vivemos podemos encontrar estes animais?
· Por que?

Em seguida os alunos receberão uma folha com algumas espécies de pinguins, e fotografias destas espécies.

Algumas espécies de pinguins

Pinguin imperador: os adultos podem medir até 1,22 metros de altura e pesar 37 kg. Os machos desta espécie é um dos poucos animais que passam o inverno na Antártica. O pinguin imperador caracteriza-se pela plumagem multicolorida: cinza-azulado nas costas, branco no abdomêm, preto na cabeça e nas nadadeiras. Essa espécie apresenta também uma faixa alaranjada em torno dos ouvidos. Sua alimentação baseia-se em pequenos peixes, krill e lulas, que pescam em profundidade de até 250 metros de profundidade. Pode ficar submerso por cerca de vinte minutos sem respirar. O padrão reprodutivo é bastante característico. A femêa põe um único ovo em maio/junho, no final do outono, que abandonam para passar o inverno no mar. O ovo é incubado pelo macho por cerca de 65 dias. Para superar temperaturas os machos amontoam-se e passam a maior parte do tempo dormindo para pupar energia. Eles nunca abandonam o ovo que morreria de frio. A femêa substitui o macho apenas quando regressa no princípio da primavera.


Pinguin-imperador

Pinguin- real: habitam as águas que circundam a Antártica. São muito semelhantes aos pinguin-macaroni, mas contrariamente a estes, que possuem a face toda preta, o pinguin-real tem a face branca. Têm cerca de 70 centímetros de comprimento e pesam cerca de 6 kg.
O pinguin-real só procria na Ilha Macquarie e , tal como os outros pinguins, passa a maior parte do tempo no mar, mais propriamente na zona palégica. Não deve ser confundida com o pinguin-rei.

Pinguin-real

Pinguin-macaroni: habita na região subantártica, desde o sul das ilhas Shetland do Sul as Kerguelem. Alimenta-se principalmente de crustáceos, mergulhando a profundidades de 20 a 80 metros para os caçar. A sua população total em liberdade está estimada para ser maior do que 11.000.000 de casais (22.000.000 de indivíduos), mas este número está com uma certa tendência para aumentar. Nos filmes “Happy feet” e “Tá dando onda” pode se ver.


Pinguin-macaroni

Atividades:

Atividades!
Vamos responder as perguntas sobre o texto:

a)Cite algumas das características dos pinguins.
b)Onde podemos encontrar estas aves, e do que elas se alimentam?
c)Qual o papel do macho e o papel da fêmea na reprodução dos pinguins?
d)O pinguin é uma ave marinha e exelente nadadora. Em até qual velocidade esta ave pode chegar a nadar?
e)No caso do pinguin-imperador, a espécie que essistimos no filme “happy feet”, como ocorre sua reprodução?


Vamos pesquisar!
Agora que conhecemos algumas espécies de pinguins, faça você uma pesquisa mostrando algumas características de espécies que não foram citdas no texto.
O trabalho precisa conter:
Como se reproduzem
Seu habitat natural
Suas características
Sua alimentação

Recursos: folhas sulfites, quadro negro, caderno, borracha.
Avaliação: os alunos serão avaliados através do interesse, participação nas aulas, atividades feitas em sala de aula, e através de uma avaliação sobre os textos trabalhados “os pinguins e sua reprodução” e “algumas espécies de pinguins”.

Anexo:

Avaliação de ciências.

Nome:
Série:
Escola:

1-Responda as seguintes questões:

Cite algumas características dos pinguins:
Em até qual velocidade os pinguins podem chegar a nadar?
Qual o papel do macho na reprodução dos pinguins?
Onde podemos encontrar estas aves?
Do que os pinguins se alimentam?

2-Complete as lacunas:

Os pinguins são aves, não ________ , que habitam no _____________ sul, em especial na __________.


Os pinguins se alimentam de pequenos _________, ________ e outras formas de vida ___________, sendo por sua vez vítimas da predação de _______ e ________________.

Os pinguins chegam a nadar numa velocidade de ___ km/h, e passa a maior parte do tempo na ________.

A forma do ninho varia segundo a __________ de pinguin.

3-Cite pelo menos duas características do:

Pinguin-imperador:
Pinguin-macaroni:
Pinguin-real:



(História)

Conteúdo: multiculturalismo

Objetivo: fazer com que as crianças compreendam os vários tipos de culturas, e aprendam a respeitá-las.

Ação didática: os alunos receberão um texto explicando o que significa o multiculturalismo, e sua existencia em diferentes países.
Multiculturalismo

Multiculturalismo éum termo que descreve a xistencia de várias culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, perém separadas geograficamente e até convivialmente. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo.
Em contraponto ao multiculturalismo, podemos constatar a existencia de outras políticas culturais, como por exemplo: o monoculturalismo, que pretende a assimilaçãodos imigrantes e da sua cultura nos países de acolhimento.
O multiculturalismo implica em reinvidicações e conquistas das chamadas minorias (negros, índios, mulheres, homossexuais etc). O multiculturalismo dá a idéia de que as culturas minoritárias são descriminadas, que devem ter reconhecimento público.
Em alguns lugares o multiculturalismo provoca desprezo e indiferença, como ocerre no Canadá entre habitantes de língua francesa e os de língua inglesa.
Mas também podem ser vistas como fator de enriquecimento e aberturas de novas e diversas possibilidades.


Após a leitura do texto será discutido:

· Após a lermos o texto o que conseguimos entender como multiculturlismo?
· No filme “happy feet” havia multiculturalismo?
· Em nossa escola e nossa cidade há multiculturalismo?
· E o brasil é um país multiculturalista?
· De que modo?


Atividades:

Compreendendo o texto

a-Com suas palavras descreva o que é o multiculturalismo:

b-Qual o objetivo do monoculturalismo?

c-Em alguns lugares o multiculturalismo provoca desprezo e indiferença, porque este fato ocorre?

d-Cite alguns países que são exemplos de multiculturalismo:



Recursos: folha sulfite, quadro negro.

Avaliação: os alunos serão avaliados através do enteresse, participação nas aulas e atividades realizadas em sala de aula, além de uma avaliação e uma produção textual.






Anexo:

Produção textual!

Crie uma redação sobre o multiculturalismo.



Avaliação de história

Nome:
Série:
Escola:

1-Explique o que é o multiculturalismo:



2-Cite pelo menos três países onde há multiculturalismo:

3-Qual o objetivo do multiculturalismo?

4-Por que em alguns lugares o multivulturalismo provoca desprezo e indiferença?

5-Complete as lacunas:

a-O Canadá e a Austrália são exemplos de _____________.

b-O multiculturalismo pode ser visto como fator de ___________ e _____________ de novas e diversas possibilidades.


(Português)

Conteúdo: diferenças e preconceitos.
Objetivo: fazer com que os alunos se conscientizem sobre as diferenças entre cada pessoa, e estimular a leitura e escrita.
Ação didática: cada aluno receberá uma folha com o texto e as garvuras do história do “patinho feio”, este texto será lido oralmente, e será também discutido a questão das diferenças e do preconceito que se passa na história assim com no filme assistido “Happy feet”.


O Patinho Feio
Era uma vez...Uma patinha que teve quatro patinhos muito lindos, porém quando nasceu o último, a patinha exclamou espantada:- Meu Deus, que patinho tão feio!
Quando a mãe pata nadava com os filhos, todos os animais da quinta olhavam para eles:- Que pato tão grande e tão feio! Os irmãos tinham vergonha dele e gritavam-lhe:- Vai-te embora porque é por tua causa que toda a gente está a olhar para nós!
Afastou-se tanto que deu por si na outra margem. De repente, ouviram-se uns tiros. O Patinho Feio observou como um bando de gansos se lançava em vôo. O cão dos caçadores o perseguiu furioso.
Conseguiu escapar do cão, mas, não tinha para onde ir, não deixava de andar. Finalmente o Inverno chegou. Os animais do bosque olhavam para ele cheios de pena.- Onde é que irá o Patinho Feio com este frio? Não parava de nevar. Escondeu-se debaixo de uns troncos e foi ali que uma velhinha com um cãozinho o encontrou.- Pobrezinho! Tão feio e tão magrinho!E levou-o para casa.
Lá em casa, trataram muito bem dele. Todos, menos um gatinho cheio de ciúmes, que pensava: "Desde que este Patucho está aqui, ninguém me liga".
Voltou a Primavera. A velha cansou-se dele, porque não servia para nada: não punha ovos e, além disso, comia muito, porque estava a ficar muito grande.O gato então aproveitou a ocasião.- Vai-te embora! Não serves para nada!
A nadar chegou a um lago em que passeavam dois belos cisnes que olhavam para ele. O Patinho Feio pensou que o iriam enxotar. Muito assustado, ia esconder a cabeça entre as asas quando, ao ver-se refletido na água, viu nada mais nada menos, do que um belo cisne que não era outro senão ele próprio.
Os cisnes desataram a voar e o Patinho Feio fugiu atrás deles.Quando passou por cima da sua antiga quinta, os patinhos, seus irmãos, olharam para eles e exclamaram:- Que cisnes tão lindos!
Em seguida será questionado:
· A história do “Patinho feio” tem algo haver com o filme que assistimos?
· O que?
· Em nossa sala ou escola há algum tipo de preconceito?
· E o que podemos fazer para mudar isto?

Atividades: a atividade ocorrerá através de confecções de cartazes, abordando assuntos sobre preconceitos, diferenças físicas, culturais etc. Estes cartazes ficaram expostos na escola, para que outros alunos e professores possam vê-los.

Vamos criar!
Forme equipes com no máximo quatro pessoas, e confeccione cartazes conscientizando as pessoas sobre preconceito e diferenças.

Recursos: folhas sulfite, cartolina, revistas para recorte, tesouras, canetinhas, quadro negro.
Avaliação: os alunos serão avaliados através do interesse, participação nas aulas e na confecção dos cartazes, e será feita também uma avaliação.
Anexo:
Avaliação de português

Nome:
Série:
Escola:

Com base nas aulas que tivemos sobre preconceito e diferenças, crie uma produção textual sobre este assunto. (Não se esqueça do título).





Boa prova!


(Matemática)
Conteúdo: problemas matemáticos.

Objetivo: estimular o raciocínio dos alunos através de problemas matemáticos, contendo as quatro operações.

Ação didática: no orimeiro momento a aula ocorrerá atravéz de uma dinamica, na qual será feito um círculo, e neste círculo passará uma caixa contendo problemas matemáticos com as quatro operações, esta caixa passará pelas mãos dos alunos e quando for dada a ordem de parar, quem estiver com a caixa nas mãos irá retirar um papel contendo um problema, e este terá que resolve-lo no quadro, contando com a ajuda da professra e colegas de classe. Além da dinamica será feita também atividades escritas no caderno.

Atividades:

Oba probleminhas!

1-Em um dia um pinguin come 14 peixes. Quantos peixes ele comerá em 2 semanas?

2-Em uma colonia haviam 259 pinguins de uma determinada espécie, alguns dias depois chegaram a esta colonia o dobro de pinguins que já haviam. Quantos habitantes vivem hoje neste lugar?

3-1.246 fêmeas de pínguins sairam para caçar, no dia de sua volta notava-se que estavam faltando a metade de fêmeas. Quantas fêmeas voltaram para a casa?

4-Uma família de pinguins come 220 peixes em um mês. Quanto esta família comerá em cinco mêses?

5-Em uma colonia haviam 256 filhotes de pinguins, 154 destes filhotes se mudaram paraoutras colonias com seus pais. Quantos filhotes de pinguins restaram na colonia?


Recursos: caixa de papelão, folhas sulfite, caderno, quadro negro.

Avaliação: os alunos serão avaliados através do interesse e participação nas atividades realizadas em sala de aula, na dinamica que será realizada, além de uma avaliação que será feita após toda explicação da matéria.

Anexo:

Avaliação de matemática!

Nome:
Série:
Escola:

1-Resolva os seguintes problemas atemáticos:

a)3.000 fêmas de pinguins sairam para caçar, porém destas 3.000 voltaram apenas a metade de fêmeas. Quantas fêmeas retornaram para a casa?

b)Uma família de pinguins come 356 peixes em um mês, quanto comeram em sete mêses?

c)Em uma colonia haviam 2.500 pinguins, depois de alguns mêses nasceram o triplo depinguins que já haviam lá. Quantos pinguins habitam esta colonia hoje?

d)Um pinguin conseguiu caçar 568 peixes, mas perdeu 125 para um tubarão. Com quantos peixes este pinguin ficou?

2-Vamos resolver:

256 + 2.568= 7.894 – 5.203 = 566 x 3= 5.525 x 8

Nenhum comentário: