terça-feira, 16 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "PINGÜIM"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Gislene Vieira Faiker
4º Magistério 01


PLANO DE AULA

TEMA: Pingüim
CONTEÚDOS:
LÍNGUA PORTUGUESA:
· interpretação de texto.
MATEMÁTICA:
· problemas(com uma pequena revisão nos conteúdos já dados)

CIÊNCIAS:
· reprodução dos pingüins;
· ciclo de vida.

ESTUDOS SOCIAIS:
· aquecimento global.

OBJETIVOS:
· transmitir à criança a importância do habitat do animal, ter uma reflexão;
· mostrar que tanto nós como os animais, convivemos com números no nosso dia-a-dia;
· aprofundar o conhecimento sobre a reprodução dos animais (pingüins);
· transmitir a cada um deles a ter consciência do que está acontecendo no mundo, que já está nos prejudicando e no futuro prejudicará ainda mais.


ATIVIDADES
Língua Portuguesa: estão anexadas com o texto dos pingüins (perguntas).
Matemática: alguns problemas envolvendo o assunto principal, o pingüim.
Ciências: um pequeno texto e também demonstração em desenhos sobre a reprodução, após dar a explicação e passar o filme, no qual está registrada parcialmente a reprodução do animal.
Estudos Sociais: mandar pesquisar sobre o assunto e trazer colado no caderno.

RECURSOS:
· DVD;
· TV;
· internet;
· livros.

AVALIAÇÃO
Com o decorrer dos assuntos explicados de cada matéria e analisando o interesse do aluno e uma prova escrita de cada assunto para desenvolver o conhecimento adquirido.

Uma ave marinha muito charmosa

O pingüim é uma ave marinha, excelente nadador, porém não voa. Chega a nadar com uma velocidade de até 40km/h e passa a maior parte do tempo na água.
Este simpático animal possui uma espessa camada de gordura que serve para proteger seu corpo. As asas são cobertas por nadadeiras com plumagem densa, lisa e gordurosa o que torna o corpo impermeável. A maioria dos pingüins possue o peito branco e a cabeça e o dorso pretos. Os pinguins pesam de 15 a 35 kg e podem viver até pouco mais de 30 anos.
Como principais inimigos estão os tubarões, as baleias e as focas-leopardo.
Agridem somente se forem ameaçados, do contrário são extremamente mansinhos, divertidos e curiosos. Durante o período de reprodução os ovos são colocados em ninhos de pedra cavadas ou sobre as pregas da pele existente nos pés. Os machos geralmente ajudam na incubação que dura de 5 a 6 semanas. Os filhotes são agrupados em creches e não podem procurar alimento sozinhos até que terminem o seu desenvolvimento.
Alimentam-se de crustáceos, moluscos, peixinhos e pequenos animais marinhos, eles são ágeis caçadores.
Questões de interpretação
1) Com o texto dado, o que mais chamou a sua atenção?
2) Como é a alimentação dos pingüins?
3) Você já viu um pingüim pessoalmente? Como ele era? Se nunca viu, como são suas características segundo o texto?
4) Os pingüins chegam até que anos de vida e quando chegam a pesar?
5) Traga para a próxima aula uma foto do pingüim, pode ser em revistas, jornais ou internet, faça um comentário sobre o que anda acontecendo nos dias de hoje na Antártica (no mundo dos pingüins).

MATEMÁTICA
ATIVIDADES
Problemas
1) Dois pesquisadores vão a Antártica para fazer uma pesquisa. Quando chegaram, encontraram 20 pingüins acasalados e 15 fêmeas procurando alimentos. Quantas fêmeas eles encontraram?

2) Um certo pingüim pesa 21 kg e ele já tem 17 anos de vida, se a cada ano ele engorda 2,5 kg, quantos quilos ele vai adquirir quando chegar aos 30 anos?

3) O pingüim chega a nadar 40000 metros ou mais por dia. Quantos em quilômetros o pingüim chega a nadar?

Reprodução
Em certa época do ano, os pingüins dirigem-se à terra (plataforma de rocha ou gelo), para depositar os ovos. A fêmea deposita um ovo, raramente dois. A forma do ninho varia, segundo a espécie do pingüim: alguns cavam uma pequena fossa, outros constroem os ninhos com pedras e há aqueles que colocam o ovo sobre as pregas da pele sobre os pés.
Entre os casais de pingüim existe a fidelidade, e o divórcio acontece somente em 25% dos casos, a causa de tanta separação é devido à má reprodução.

Gestação e filhotes

O período de incubação dura de 5 a 6 semanas – os pais se revezam na busca de alimento, para que o ovo nunca fique abandonado. Nas primeiras semanas de vida, o pingüim comerá alimentos que os pais já digeriram e ficará sobre a guarda permanente de um ou outro, protegido dos demais pingüins e aves como a gaivota. Quando adquire o tamanho do pai, a penugem é substituída por penas, sinal que é tempo de aprender a nadar, e á tempo de abandonar o local e voltar ao mar, onde permanecerão (por vários meses) até recomeçar o ciclo.

ATIVIDADES
1) Após passar o filme, perguntar alguns questionamentos orais para saber realmente se o filme transmitiu a eles o que deveria.

a) Por que o pingüim que dançava o sapateado era discriminado?
b) Ele foi à procura do que, para mostrar a sua comunidade que vivia?

Aquecimento global
Termo utilizado para o aumento da temperatura do planeta Terra. Especialistas afirmam que, nos últimos dias, o aquecimento tem sido causado principalmente pela alta concentração de poluentes na atmosfera e, também, pela ação humana. De acorde com o IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o aquecimento será mais intenso nos continentes do que nas áreas oceânicas e mais no hemisfério norte do que no sul. Além disso, o aumento da temperatura promete acabar com as diferenças entre as estações do ano, prejudicando safras inteiras devido ao excesso de calor e chuvas em épocas erradas.
“Os pingüins da Antártida possuem uma longa história no planeta Terra”, explica Anna Reynolds, Diretora do programa Mundial de Mudanças Climáticas da rede WWF. “Agora parece que estes ícones do Antártico deverão enfrentar uma batalha ainda maior para adaptar-se às taxas nunca vistas de mudanças nos padrões climáticos.”
A Antártica está esquentando cinco vezes mais rápido do que a média de aquecimento do planeta. O enorme Oceano do Sul sofreu aquecimento em até 3000 metros de profundidade.
O Gelo Marinho, formado a partir de água do mar, cobre agora 40% menos área do que 26 anos atrás na Península Oeste da Antártica. Isso reduz a quantidade de comida disponível para os Pingüins-de-barbicha.

ATIVIDADES
1) Pesquisar sobre o assunto “Aquecimento Global” e porque está atingindo os pingüins. Procure em jornais, revistas e internet, etc. Trazer colado no caderno.

Nenhum comentário: