terça-feira, 16 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "PINGÜIM"


E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Claudia Aguiar
4º Magistério 01


PLANO DE AULA SOBRE O FILME HAPPY FEET

TEMA: Pingüim
SÉRIE: 4ª série
CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa,
História,
Geografia,
Ciências,
Matemática,
Arte,
Educação Física,
Ensino Religioso

LÍNGUA PORTUGUESA

AÇÃO DIDÁTICA

Iniciar a aula assistindo ao filme “Happy Feet”. Logo após, o filme, faremos uma leitura do texto e conversaremos sobre o filme e o texto “Pingüim-imperador”.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO TEXTO E AO FILME

1) Compreensão do texto e do filme:
a) Qual é o personagem principal do filme “Happy Feet”?
b) Qual é a característica do pingüim-imperador?
c) Segundo o texto: O pingüim-imperador e o filme “Happy Feet”, quem é o responsável por chocar os ovos?
d) Como o personagem principal conquistou a sua parceira?
e) Procure no dicionário o significado das palavras abaixo:
plumagens
submersos
predadores
secreções
freqüência
2) Interpretação do filme e do texto:
a) Vimos no filme que a ação do homem pode estar prejudicando o meio ambiente e os animais que nele vivem. Em sua opinião, o que o homem tem feito e está fazendo para prejudicar a natureza?
3) Elabore um texto com alguns aspectos que o ser humano deve tomar para diminuir a poluição do planeta.

HISTÓRIA
O pinguim-imperador foi descrito em 1844, pelo zoólogo britânico
George Robert Gray. O seu nome deriva do grego antigo: a/α "sem" pteno-/πτηνο- "pena" ou "asa" e dytes/δυτης "mergulhador". O seu nome específico foi dado em honra do naturalista alemão Johann Reinhold Forster, que acompanhou o Capitão James Cook na sua segunda viagem ao Oceano Pacífico e nomeou oficialmente cinco outras espécies de pingüins.
ATIVIDADES

1) quem descobriu os pingüins e em que ano?
2) De onde surgiu o nome pingüim?

GEOGRAFIA

Os pingüins vivem nas geladas regiões costeira da Antártica. Eles vivem em mares, oceanos e regiões polares. As maiores colônias de pingüins estão situadas em torno do Mar Ross, e também podem ser encontrados em ilhas vizinhas.
O pingüim tem uma distribuição na região antárctica, quase entre os 66º e os 77º de latitude Sul. O pingüim-imperador do pólo sul é capaz de suportar temperaturas tão baixas como os incríveis 60º C, o pingüim-imperador passa toda a sua vida na zona mais fria da terra. É também a única ave a por seu ovo no gelo. E passam muito tempo dentro da água.
ATIVIDADES

1) Onde vivem os pingüins?
2) Onde eles põem seus ovos? E onde passam a maioria do seu tempo?
3) Onde podemos encontrar os pingüins?
CIÊNCIAS
O padrão reprodutivo do pingüim é bastante característico. Para superar temperaturas de -40ºC e ventos de 200km/h, os machos amontoam-se e passam a maioria do seu tempo dormindo para poupar a energia. As fêmeas põem um único ovo, no final do outono, onde abandonam e vão para o mar onde passam o inverno. O ovo fica aos cuidados do macho durante 65 dias que correspondem aos dias de inverno antártico. Eles nunca bandonam o ovo, que morreria de frio, e só sobreviviam à base da camada de gordura que acumula durante o verão.
O pingüim possue um corpo esquio (alto e delgado) que minimiza o atrito enquanto nada, e asas que se tornam em barbatanas planas e duras.
Comno defesa contra o frio, os pingüins ficam em colônia em forma agregada, que pode consistir entre dez a várias centenas de aves. As aves na periferia tendem a movimentar-se lentamente ao longo da borda do agregado, com cada indivíduo enclinando-se em direção ao seu vizinho.
ATIVIDADES
1) No filme “Happy Feet”, você viu duas formas de sedução. Cite-as.
2) Pesquise outras formas de sedução entre as aves.
3) Qual é o tipo de reprodução dos pingüins?
4) Cite alguns animais ovíparos (que se reproduzem através de ovos) . E depois desenhe-os
MATEMÁTICA
ARTE
Dançando, eles faziam a festa, e todos participavam.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Eles nadam, correm e faziam a dança para se divertir.
ENSINO RELIGIOSO
Eles cantam para alegrar o ambiente.

Nenhum comentário: