terça-feira, 16 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "AQUECIMENTO GLOBAL"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Glaucia Zacarias Pavanati e Josiane Aguiar da Silva
4º Magistério 01


TEMA: Aquecimento global

OBJETIVOS:
· resolver os questionamentos;
· conscientizar atitudes tomadas pelo homem perante a natureza.

AÇÃO DIDÁTICA

Ler o texto com a criança e fazer as respectivas atividades e desenvolver comentários.

RECURSOS:
· textos;
· globo terrestre;
· pesquisa;
· internet;
· livros;
· revistas;
· jornais;
· cartazes.

O pingüim

Nome comum de qualquer uma das diversas aves aquáticas não voadoras de hemisfério sul, que recebem o nome de pássaros bobos. O pingüim-imperador, um dos habitantes mais característicos da calota Antártica, no entanto, tem provavelmente um antepassado comum como o albatroz, que é uma das aves, planadoras de mais extrema habilidade.

Pertence à classe das aves, tem longo perfil ereto, duas pás natatórias, asas que pendem como braços, dorso preto, ventre branco, mancha amarelo-alaranjada nos lados do pescoço, penas curtas, rígidas e sobrepostas como escamas, este é o perfil do pingüim–imperador.

Em grande parte, vivem em algumas ilhas subantárticas da Nova Zelândia. Podem viver de 30 a 35 anos, pesam de 15 a 35 kg, seus principais inimigos são os tubarões, baleias, focas.

Na água do mar fazem muito barulho, estão sempre reunidos. Realizam todas as funções vitais, mesmo dormir.

Flutuam facilmente graças a camada de gordura e nadam com rapidez usando apenas as nadadeiras.

Sobre a reprodução dirigem-se à terra para depositar ovos, a fêmea pode ter um só pingüim (filhote).

Alimentam-se de crustáceos, moluscos e peixes pequenos e outros animais marinhos.

Podem raramente ser vistos nas praias do Rio de Janeiro e Cabo Frio, para onde são levados pelas correntes marinhas.

Porém, o desenvolvimento de atividades econômicas e turísticas na Antártida poderá, num futuro não muito longínquo, ameaçar esta espécie, até porque os exemplares vivos não ultrapassam os 350000 casais reprodutores.

Tais empreendimentos representam uma perturbação para a fauna, mas ainda não é possível determinar o impacto a longo prazo do aeroporto sobre a vida dos pingüins e sobre o seu futuro. Enquanto não se vislumbra solução melhor é de esperar que estas aves encontrem outros caminhos de acesso para chegarem às suas colônias.

Os graves efeitos do aquecimento global
É um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura média da superfície terrestre. Só nesse início de século a temperatura do planeta subiu quase 2º C, mais alta do que na década de 60. As medidas a serem tomadas para conter o avanço do aquecimento global têm sido discutidas constantemente. Alguns cientistas apontam como causa do aumento do aquecimento global o elevado nível de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera.
O aquecimento global vem sendo evidenciado através das altas temperaturas e a mudança brusca de temperatura em todo o mundo. Alguns estudos revelam que o aquecimento global é um elemento que agrava a força dos furacões, do derretimento das calotas polares, grandes enchentes, entre outros.
O aquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta – incluindo plantas, animais e seres humanos. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas.
Algumas florestas podem sofrer processo de desertificação, enquanto plantações podem ser destruídas por alagamentos. O resultado disso é o movimento migratório de animais e seres humanos, escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, e aumento do número de mortes por desnutrição.
Outro grande risco do aquecimento global é o derretimento das placas de gelo da Antártida. Esse derretimento já vinha acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem e o efeito estufa aceleraram o processo e o tornaram imprevisível.
A calota de gelo ocidental da Antártida está derretendo a uma velocidade de 250 km cúbicos por ano, elevando o nível dos oceanos em 0,2 milímetro a cada 12 meses. O degelo desta calota pode fazer os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas pelo mundo e ilhas inteiras. Os resultados também são escassez de comida, disseminação de doenças e mortes.
O aquecimento global também acarreta mudanças climáticas, o que é responsável por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo. Só no ano passado, uma onda de calor que atingiu a Europa no verão matou pelo menos 20 mil pessoas. Os países tropicais e pobres são os mais vulneráveis a tais efeitos.
ATIVIDADES
1) Interprete o texto com suas palavras e ilustre com um lindo desenho.
2) Escolha no texto um parágrafo que mais lhe chamou atenção. Explique por quê.
3) A palavra chave do texto é pingüim, escreva uma frase sobre ele.
4) Os pingüins moram em uma região do planeta, com o auxílio do globo terrestre, indique a região e os continentes vizinhos.
5) Pesquise na internet ou na biblioteca algum fato que aconteceu no pólo norte.
6) O texto mostra que as geleiras estão derretendo por causa do aquecimento global. Em seu livro, pesquise o que é aquecimento global e efeito estufa.
Montem um painel com seus registros.
7) Utilizando a palavra pingüim, crie situações problemas envolvendo as quatro operações.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado através de seus trabalhos, interesse e participação nas atividades propostas.

Nenhum comentário: