terça-feira, 16 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "DIFERENÇAS SOCIAIS"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Sabrina Corrêa
4º Magistério 01


PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR

TEMA: Diferenças sociais
OBJETIVOS:
· valorizar o conhecimento prévio do aluno, propondo relações que estabeleçam convívio e relações com os outros grupos;
· respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais em diversos tempos e espaços;
· reconhecer semelhanças e diferenças entre eles;
· conhecer-se como um ser social.

Áreas do conhecimento: L[íngua Portuguesa, Geografia. História, Ciências, Matemática e Artes.
CONTEÚDOS:
LÍNGUA PORTUGUESA:
· textos informativos;
· teatro;
· música;
· compreensão;
· interpretação;
· filme.
MATEMÁTICA:
· fração;
· multiplicação;
· ordens e classes.
CIÊNCIAS:
· alimentação;
· reprodução

HISTÓRIA:
· relembrando o passado.

GEOGRAFIA:
· habitat.
METODOLOGIA

Iniciar a aula com a música “O pingüim”, composição Paulo Soledade, Toquinho e Vinicius de Moraes.
Bom dia, pingüim
Onde vais assim
Com ar de apressado?
Eu não sou malvado
Não fique assustado
Com medo de mim
Eu só gostaria
De dar um tapinha
No seu chapéu jaca,
Ou bem de levinho
Puxar o rabinho
Da sua casaca.

Quando você caminha
Parece o Chacrinha
Lelé da caixola
É um velho senhor
No meu tempo de escola
Pingüim, meu amigo
Não se zangue comigo
Nem perca a estribeira
Não pergunte por quê
Mas todos põem você
Em cima da geladeira?
Logo após ler o texto, explicar as crianças que a aula será sobre pingüim com um objetivo que será discutido depois de ver o filme “Happy Feet”.
Levar as crianças para assistir ao filme, depois questionar partes do filme e entregar um texto informativo sobre os pingüins.
ATIVIDADES DO FILME HAPPY FEET
1) O que vocês entenderam do filme?
2) Sobre o que fala o filme?
3) O filme apresenta vários temas, um deles são as diferenças, explique o que você entende por diferenças e faça uma redação.
Texto: O pingüim
CLASSIFICAÇÃO
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Spheniscidae
Informações:
· O pingüim é uma ave marinha típica do hemisfério sul, principalmente da região da Antártida. São encontrados também nas regiões da Terra do Fogo, Ilhas Malvinas e Galápagos.
· Estão adaptados para viverem em temperaturas baixíssimas (até – 50º C).
· Possuem uma coloração preta e branca, sendo que algumas espécies possuem detalhes em amrelo.
· Estas aves vivem, em média, de 25 a 32 anos.
· Apesar de serem aves, os pingüins não possuem a capacidade do voar. Suas asas são atrofiadas, possuindo a função de barbatanas.
· São ótimos nadadores, podem atingir até 40 quilômetros por hora de velocidade. Passam grande parte do tempo dentro da água.
· A maior parte das espécies possui hábitos diurnos.
· As pernas destas aves secretam uma espécie de óleo, que serve como impermeabilizante contra o frio.
· A alimentação dos pingüins baseia-se em peixes de pequeno porte e algumas espécies de crustáceos como, por exemplo, o krill.
· Os principais predadores dos pingüins são as orcas, tubarões e as focas-leopardo.
· A reprodução destas aves varia de acordo com a espécie que varia de 5 a 6 semanas. Algumas possuem uma época definida para reprodução, enquanto outras se reproduzem durante o ano todo.
· Na grande parte das espécies, o macho colabora guardando (chocando) os ovos e oferecendo cuidados aos filhotes. Fazem ninhos nas pedras ou em buracos cavados por eles, enquanto as fêmeas saem a procura de alimentos, quando regressam as fêmeas ficam em terra, e os machos saem a procura de alimento.
· O tamanho varia de acordo com a espécie, podendo chegar até 1,2 metros de altura (caso do pingüim-imperador). No caso desta espécie, podem pesar até 30 quilos.
· As principais espécies são: pingüim-rei, pingüim-imperador, pingüim-magalhães, pingüim-adélia, pingüim-gentoo e pingüim-macaroni.
· São muito mansos e só agridem o homem quando ele se aproxima demais do lugar onde foram postos os ovos e onde são criados os filhotes.
· Os primeiros pingüins apareceram no registro geológico do Eocênico.


ATIVIDADES DA MÚSICA E DO TEXTO
1) Ler o texto para as crianças.
2) Deixar que eles leiam sozinhos.
3) Fazer leituras diversificadas, por estrofes: os meninos e as meninas.
4) Explorar o texto, fazendo questionamentos:
a) Quantas estrofes possue a música? Quantos versos possue cada estrofe?
b) Quem é o personagem principal da música e do texto?
c) Na música alguém cumprimentou o pingüim, e você costuma usar cumprimentos?
d) Em sua opinião quem era esta pessoa que fez o cumprimento?
e) Nos dias de hoje, vivemos apressados, correndo contra o tempo. Você já parou e pensou; como está sendo suas atitudes diante dos outros e que tipo de diferenças você encontra?
f) Levar as coisas para o “ar de brincadeira” às vezes é muito bom. Você já refletiu como está sendo sua relação com seus colegas da escola, sendo pessoas especiais ou não?
g) Volte na história de sua vida escolar. Quem já foram os seus professores. Fale um pouco de cada um deles e das principais diferenças?
h) Qual desses professores foi o mais engraçado (diferença) que lembra o brincalhão (Chacrinha)?
i) Nestes anos todos que você já viveu, qual é a época foi a mais divertida?
j) Qual o significado da palavra sonho para você?
l) Explique o que você entende por:
* sonhar acrodado;
* sonhar dormindo.
m) Que outro tipo de sonho podemos encontrar na padaria?
n) Os sonhos podem virar realidade?
o) Quantos amigos você tem?
p) Na sua escola, todos são iguais?
Você respeita as diferenças?
q) um deficiente teria dificuldades em ser seu amigo? Por quê?
r) Por ser diferente, o colega teria algumas limitações física. O que você faria diante desta situação?
s) Você já parou para observar uma pessoa especial? O que ela desenvolve de habilidades, que você não faz?
t) Quais as palavras abaixo explica melhor os textos de hoje? Por quê?
· egoísmo;
· amizade;
· preconceito;
· solidão;
· diferenças;
· tristezas.
u) Valores são importantes para nós: criar com os alunos o estatuto da paz e de um bom convivio.
Saber compartilhar,
Ter confiança em si, doar-se,
Ser responsável,
Cuidar de si e dos outros,
Ser solidário,
Ter carinho e afeto,
Saber dialogar e ser feliz.
1) Na Antártida há 23.835.751 pingüins. Transforme os pingüins em ordens e classes.
b) Em uma reserva ambiental, há 4 espécies de aves marítimas somando 100 animais, ¼ deles representa os pingüins. Quantos pingüins têm na reserva ambiental?
c) Cada pingüim em média coloca 1 ovo por ano, em uma reserva ambiental possue 30 pingüins. Quantos anos serão necessários para se obter 300 ovos?
Com base no texto responda.
1) Fale sobre as principais características dos pingüins.
2) Qual é o tipo de alimentação dos pingüins?

3) Explique como ocorre a reprodução dos pingüins.

4) De acordo com o texto, os pingüins possuem uma diferença em relação aos outros animais. Explique que diferença é essa (criação de filhotes).

5) Pesquise nos mapas onde vivem os pingüins. Qual é o seu habitat natural e fale sobre ele, e pesquise nos livros em que época surgiu as aves marinhas (pingüins). Agora seja o artista, represente o texto de hoje em forma de desenho e mostre para o grupo, depois fixe no mural.
Divida a sala em três equipes e façam um teatro para demonstrarem as principais diferenças sociais que existem dentro da escola. (Um tema para cada equipe). Etnias, pessoas especiais, aparencias, etc.

RECURSOS:
· textos xerocados;
· quadro de giz;
· lápis de cor;
· cadernos;
· mapas;
· livros didáticos;
· folha sulfite;
· varal;
· DVD;
· mimeógrafo.

AVALIAÇÃO

Processual, contínua e qualitativa.
Serão avaliados as produções individuais e coletivas, a expressão oral e escrita, participação, interesse, leitura e a recuperação será no decorrer de todo o processo.

Nenhum comentário: