terça-feira, 9 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "INCLUSÃO SOCIAL" 2



E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Graziela Mendes da Silva e Marília Fermino de Oliveira
4º Magistério 01


PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR

TEMA: Inclusão Social
É praticamente impossível negar as diferenças entre os sujeitos de uma determinada sociedade. Todos os indivíduos são diferentes em sua personalidade, história de vida, modo de pensar, agir e sentir, assim como também em suas limitações.
Numa sociedade individualista e competitiva na qual vivemos é de fundamental importância que se trabalhe com as crianças valores éticos e morais que estão sendo deixados de lado, devido as mudanças sociais, políticas e até mesmo econômicas por qual passa a sociedade contemporânea. Valores como respeito às diferenças, solidariedade e cooperação devem ser o tripé de toda a prática educativa.
No plano em questão, busca-se contemplar a problemática tentativa de fazer com que os alunos se conscientizem da importância do respeito às diferenças.

OBJETIVOS:
· levar os alunos a se conscientizarem da importância de valores éticos, como o respeito e a solidariedade, na convivência com seus amigos;
· conhecer as causas do derretimento dos pólos;
· desenvolver habilidades de leitura e interpretação textual;
· resolver situações-problemas envolvendo as quatro operações matemáticas;
· conhecer hábitos de animais que vivem em regiões frias;
· identificar os continentes onde há existência de animais como os pingüins;
· analisar mapas e saber como localizar-se neles;
· conhecer sua própria história de vida e respeitar as dos seus colegas;
· produzir textos coerentes e coesos;
· conhecer a declaração universal dos direitos humanos.

CONTEÚDOS:

LÍNGUA PORTUGUESA:
· produção textual;
· leitura;
· interpretação de texto;
· gramática (sinais de pontuação e estrutura do texto).

GEOGRAFIA:
· cartografia;
· localização;
· paisagem.

HISTÓRIA:
· tempo;
· análise de documentos.

CIÊNCIAS:
· animais;
· meio ambiente.

MATEMÁTICA:
· adição,
· subtração;
· multiplicação;
· divisão.

AÇÃO DIDÁTICA
· Passar o filme “Happy Feet” para os alunos.
· Questionar sobre o filme, realizando uma interpretação do mesmo.
· Solicitar que os alunos façam um relatório do filme e desenhem sobre o mesmo.
· Pesquisar sobre a vida dos pingüins e de outros animais que vivem no gelo, apresentado a pesquisa em forma de cartaz.
· Leitura do texto “O grande dia” de Patrícia Secco.
· Conversar com os alunos sobre as diferenças entre as pessoas e frisar a questão da deficiência.
· Deixar os alunos falarem sobre experiências que tiveram em relação ao tema.
· Realizar produção textual sobre a história de vida dos alunos. Os alunos podem fazer uma linha de tempo de sua vida com fotos ou ilustrações.
· Realizar atividades de Matemática no caderno.
· Conversar com os alunos sobre o derretimento dos pólos, localizando-os no mapa.
· Realizar pesquisas em livros e internet sobre mudanças climáticas no mundo.
· Para finalizar o plano, os alunos farão um teatro sobre a questão das diferenças.

RECURSOS:
· folha sulfite;
· xerox;
· DVD do filme “Happy Feet”;
· TV e aparelho de DVD;
· quadro;
· giz;
· mapa mundi político;
· livros;
· cartolinas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada a todo o momento, através das atividades propostas, pelo interesse, participação e realização das mesmas.
ANEXOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
1) Quem estava contando a história? Justifique.
2) Por que para ele era um dia especial?
3) Qual era a função de Rodrigo?
4) Qual foi o palpite de Rodrigo?
5) Qual a mesnsagem do texto?
6) Baseado no texto “O grande dia” faça sua própria história contando qual foi o seu grande dia.

MATEMÁTICA:

1) Qual é o valor das expressões numéricas?
a) 22+18-25+30=
b) 94-34-20+11=
2) Um avião parte do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre, passando por São Paulo. Do Rio de Janeiro, o avião parte levando 102 passageiros. Em São Paulo, descem 68 passageiros e sobem 45. Com quantos passageiros o avião faz o trajeto São Paulo-Porto Alegre?

3) Calcule o valor das seguintes expressões numérica:
a) 10+7x6=
b) 90:3+15=
c) 8x11-46=
d) 90:3-15=
e) 21-6:6=
LIVRO: O GRANDE DIA
Autora: Patrícia Secco
Meu nome é Rodigo, tenho 12 anos. Estou na sexta série do ensino fundamental, e hoje é um dia muito especial para mim! Aliás, hoje é um dia superespecial para toda a classe, pois nosso time de futebol vai disputar a final do campeonato.
Oi!
Não dá nem para acreditar: nosso time na final, e eu participando!
Sabe... se há um ano alguém me tivesse dito que eu seria técnico de futebol, eu teria achado que era uma piada!
Mas eu vou contar para você como tudo isso começou.
Eu sempre gostei muito de jogos e de estratégia. Desde pequeno aprendi a jogar damas e depois xadrez.
Só que no recreio da escola era muito difícil conseguir algum parceiro para jogar. Bastava o sinal tocar para que todos saíssem correndo atrás de uma bola.
E, como eu não podia correr nem tinha com quem jogar xadrez, ia assistir ao jogo de futebol. Mas os meus amigos eram muito desorganizados, pareciam 11 meninos jogando sozinhos... corrrendo atrás da bola, cada um por si! Jogo que era bom, nada! Ninguém passava a bola.
Resolvi então dar minha opinião, utilizando um pouco a minha tática enxadrista, quer dizer, de quem joga xadrez. Citei alguns exemplos desse jogo e lembrei aos garootos algumas jogadas do time. Afinal, eu era o torcedor mais assíduo, estava sempre lá na arquibancada assistindo aos jogos.
E não é que deu certo! Comecei arriscando um pequeno palpite: disse que não importava muito qual jogador marcava o gol. Fiz com que os meninos se conscientizassem de que faziam parte de uma equipe...
Eles começaram a pedir sugestões de jogadas, e no final de cada jogo eu fazia uma análise dos resultados. Então surgiu um time de verdade, uma equipe buscando os mesmos objetivos. E aqui estou eu, técnioco, no final do campeonato!
É uma sensação incrível, pois sei como foi importante eu ter observado o time, recreio após recreio, o quanto valeram minhas opiniões e como foi eficiente nossa estratégia...
GOOOOOOL!
E como é maravilhoso saber que, mesmo sem poder correr atrás de uma bola, minha participação foi decisiva para estarmos disputando esta final!
Rodrigo, como todas as crianças, adora brincadeiras, jogos, diversão e, principalmente, a companhia de outras crianças.
Por ter nascido com uma séria deficiência física, Rodrigo não consegue correr, pular e virar cambalhotas... mas o fato de precisar de uma cadeira de rodas para se locomover não o impediu de observar os colegas jogando bola. Assim, utilizando suas habilidades especiais, sua estratégia, ele foi o principal responsável pela criação e pelo sucesso de um time de futebol de verdade.

Quem procura acha!
Encontre as respostas entre os quadros abaixo preenchendo os espaços das questões.
Hemisfério Sul Greenwich Meridianos
Equador Paralelos Hemisfério Norte Tropical
1) Círculo imaginário que divide a Terra em dois Hemisférios Norte e Sul. R: ___________________________
2) Nomes que se dá a linhas imaginárias paralelas ao Equador. R:________________
3) Linhas imaginárias verticais que dão a volta a Terra, passando pelos pólos. R:_________________________
4) Meridiano principal que divide a Terra em dois Hemisférios Ocidental e Oriental. R:____________________________
5) Metade da Terra que está acima do Equador. R:_________________
6) Metade da Terra que está abaixo do Equador. R:________________

Nenhum comentário: