E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Edsonete Martins e Sheila Lemos Martins
4º Magistério 01
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
TEMA: O modo de vida dos pingüins.
SÉRIE: 4º ano do Ensino Fundamental.
CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa:
- interpretação e compreensão do texto “O pingüim imperador” e do filme “Happy Feet”.
Ciências:
- alimentação, reprodução e características físicas do pingüim imperador.
Matemática:
- transformação de unidades de medida;
- medidas de comprimento.
Estudos Sociais:
- distribuição do habitat (pingüim);
- distribuição geográfica (pingüim).
OBJETIVOS:
* conhecer as características de reprodução, hábitos alimentares e habitat dos pingüins;
* saber transformar unidades de medidas.
AÇÃO DIDÁTICA
Iniciaremos nossa aula assistindo ao filme “Harry Feet”. Após o filme, faremos a leitura de um trecho do texto “O pingüim imperador”.
O pinguim imperador
ATIVIDADES
1) Antes de discutirmos sobre o filme “Happy Feet” e sobre o trecho do texto “O pingüim imperador”, pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras:
a) plumagens;
b) submerso;
c) predadores
d) freqüência
2) Depois de encontrar o significado das palavras acima refaça a leitura o texto.
3) Compreensão do filme e do texto:
a) Qual o principal personagem do filme “Happy Feet”?
b) Segundo o texto “O pingüim imperador” e o filme “Happy Fett”, quem é o responsável por chocar os ovos?
c) Qual é a plumagem característica do pingüim imperador?
d) Através do filme e do texto, você pode perceber que o pingüim imperador conquista seu parceiro através do canto. Como o personagem principal do filme conquistou sua parceira?
4) Interpretação do filme e do texto trabalhados em sala de aula.
a) A voz do pingüim-imperador é como uma identidade, cada canto é único. Que outros animais possuem algum tipo de característica que lhe sirvam como identificação? Se preciso faça uma pesquisa.
b) No filme, vimos que a ação do homem pode prejudicar o meio ambiente e os animais que nele vivem. Em sua opinião, o que o homem tem feito de errado para prejudicar tanto a natureza?
5) Elabore um pequeno texto com atitudes que o ser humano deve tomar para diminuir a poluição do meio ambiente. (Atividade para entregar)
CIÊNCIAS
Características, alimentação e reprodução do pingüim-imperador
ATIVIDADES
1) Dos animais abaixo, quais dos ovíparos (se reproduzem através de ovos) são considerados aves? Circule-os e desenhe-os.
cobra – pingüim – galinha – jacaré – sapo – tartaruga – pato
2) Das aves abaixo quais delas não podem voar? Desenhe-as.
periquito – águia – pingüim – avestruz – canário
3) Pesquise em livros ou na internet, outras espécies em que o macho é o responsável pelo filhote.
4) No filme “Happy Feet” você viu duas formas de sedução entre os pingüins. Cite-as.
TAREFA
Pesquise outras formas de sedução entre as aves.
MATEMÁTICA
Sistemas de medidas
ATIVIDADES
1) Um pingüim-imperador mede até
2) O pingüim imperador pode pescar em profundidades de até 25000cm. Quantos metros possuem 25000cm?
ESTUDOS SOCIAIS
Distribuição Geográfica
ATIVIDADES
1) Normalmente onde é localizada as áreas das colônias reprodutoras?
2) Quem descreveu o pingüim-imperador?
3) O pingüim-imperador passa a maior parte de seu tempo dentro da água. Em que momento o pingüim vem a terra?
PROVA
1) Elabore um pequeno texto falando sobre as atitudes incorretas do ser humano contra o meio ambiente e o que devemos fazer para preservar o que ainda nos resta. (O texto deve ter título, começo, meio e fim)
2) Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) O responsável por chocar os ovos é o pingüim macho.
( ) O principal personagem do filme “Happy Feet” se chama Nemo.
( ) Os pingüins adultos podem medir até
( ) Os pingüins não possuem locais fixos de incubação.
( ) O pingüim-imperador pode ficar submerso por cerca de 60 minutos sem respirar.
3) Reescreva corretamente ou justifique as alternativas falsa.
4) Resolva os problemas abaixo:
a) Um pingüim pode nadar
b) O pingüim-imperador se reproduz em plataformas estáveis de gelo perto da costa e até
5) Qual é o habitat dos pingüins-imperador?
6) Onde vive o pingüim-imperador?
RECURSOS:
- aparelho de DVD;
- DVD;
- Televisão;
- textos xerocados;
- sulfites.
AVALIAÇÃO
- Através da correção das atividades realizadas em sala de aula;
- participação e interesse nas atividades;
- prova;
- realização de pesquisas;
- observando o comportamento do aluno;
- analisando a evolução da aprendizagem no decorrer das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário