terça-feira, 9 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "O MODO DE VIDA DOS PINGÜINS"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Alunas: Edsonete Martins e Sheila Lemos Martins

4º Magistério 01

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR


TEMA: O modo de vida dos pingüins.

SÉRIE: 4º ano do Ensino Fundamental.

CONTEÚDOS:

Língua Portuguesa:

  • interpretação e compreensão do texto “O pingüim imperador” e do filme “Happy Feet”.

Ciências:

  • alimentação, reprodução e características físicas do pingüim imperador.

Matemática:

  • transformação de unidades de medida;
  • medidas de comprimento.

Estudos Sociais:

  • distribuição do habitat (pingüim);
  • distribuição geográfica (pingüim).

OBJETIVOS:

* conhecer as características de reprodução, hábitos alimentares e habitat dos pingüins;

* saber transformar unidades de medidas.

AÇÃO DIDÁTICA

Iniciaremos nossa aula assistindo ao filme “Harry Feet”. Após o filme, faremos a leitura de um trecho do texto “O pingüim imperador”.

O pinguim imperador

ATIVIDADES

1) Antes de discutirmos sobre o filme “Happy Feet” e sobre o trecho do texto “O pingüim imperador”, pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras:

a) plumagens;

b) submerso;

c) predadores

d) freqüência

2) Depois de encontrar o significado das palavras acima refaça a leitura o texto.

3) Compreensão do filme e do texto:

a) Qual o principal personagem do filme “Happy Feet”?

b) Segundo o texto “O pingüim imperador” e o filme “Happy Fett”, quem é o responsável por chocar os ovos?

c) Qual é a plumagem característica do pingüim imperador?

d) Através do filme e do texto, você pode perceber que o pingüim imperador conquista seu parceiro através do canto. Como o personagem principal do filme conquistou sua parceira?

4) Interpretação do filme e do texto trabalhados em sala de aula.

a) A voz do pingüim-imperador é como uma identidade, cada canto é único. Que outros animais possuem algum tipo de característica que lhe sirvam como identificação? Se preciso faça uma pesquisa.

b) No filme, vimos que a ação do homem pode prejudicar o meio ambiente e os animais que nele vivem. Em sua opinião, o que o homem tem feito de errado para prejudicar tanto a natureza?

5) Elabore um pequeno texto com atitudes que o ser humano deve tomar para diminuir a poluição do meio ambiente. (Atividade para entregar)

CIÊNCIAS

Características, alimentação e reprodução do pingüim-imperador

ATIVIDADES

1) Dos animais abaixo, quais dos ovíparos (se reproduzem através de ovos) são considerados aves? Circule-os e desenhe-os.

cobra – pingüim – galinha – jacaré – sapo – tartaruga – pato

2) Das aves abaixo quais delas não podem voar? Desenhe-as.

periquito – águia – pingüim – avestruz – canário

3) Pesquise em livros ou na internet, outras espécies em que o macho é o responsável pelo filhote.

4) No filme “Happy Feet” você viu duas formas de sedução entre os pingüins. Cite-as.

TAREFA

Pesquise outras formas de sedução entre as aves.

MATEMÁTICA

Sistemas de medidas

ATIVIDADES

1) Um pingüim-imperador mede até 1,22 metros de altura. Quantos centímetros mede este pingüim?

2) O pingüim imperador pode pescar em profundidades de até 25000cm. Quantos metros possuem 25000cm?

ESTUDOS SOCIAIS

Distribuição Geográfica

ATIVIDADES

1) Normalmente onde é localizada as áreas das colônias reprodutoras?

2) Quem descreveu o pingüim-imperador?

3) O pingüim-imperador passa a maior parte de seu tempo dentro da água. Em que momento o pingüim vem a terra?

PROVA

1) Elabore um pequeno texto falando sobre as atitudes incorretas do ser humano contra o meio ambiente e o que devemos fazer para preservar o que ainda nos resta. (O texto deve ter título, começo, meio e fim)

2) Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) O responsável por chocar os ovos é o pingüim macho.

( ) O principal personagem do filme “Happy Feet” se chama Nemo.

( ) Os pingüins adultos podem medir até 1,00 metro de altura e pesar 37 kg.

( ) Os pingüins não possuem locais fixos de incubação.

( ) O pingüim-imperador pode ficar submerso por cerca de 60 minutos sem respirar.

3) Reescreva corretamente ou justifique as alternativas falsa.

4) Resolva os problemas abaixo:

a) Um pingüim pode nadar 40 km. Quantos centímetros possuem 40 km?

b) O pingüim-imperador se reproduz em plataformas estáveis de gelo perto da costa e até 18 km para o interior. Quantos metros tem 18 km?

5) Qual é o habitat dos pingüins-imperador?

6) Onde vive o pingüim-imperador?

RECURSOS:

  • aparelho de DVD;
  • DVD;
  • Televisão;
  • textos xerocados;
  • sulfites.

AVALIAÇÃO

  • Através da correção das atividades realizadas em sala de aula;
  • participação e interesse nas atividades;
  • prova;
  • realização de pesquisas;
  • observando o comportamento do aluno;
  • analisando a evolução da aprendizagem no decorrer das aulas.

Nenhum comentário: