E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Alunas: Cali Simone Silva da Silva e Renata Cardoso Vigarani
4º Magistério 01
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDO: Filme “Happy Feet”.
OBJETIVOS:
- compreender e interpretar aspectos relevantes do filme assistido;
- explorar a escrita usando a criatividade para produzir novos textos.
METODOLOGIA
Levaremos os alunos para assistirem ao filme “Happy Feet”, em seguida, faremos uma aula expositiva (seminário) levantando os pontos que mais interessaram aos alunos.
ATIVIDADES
1) Qual o nome do personagem principal do filme?
2) Ele era um pingüim igual aos outros?Explique.
3) Por que razão os pingüins não aceitavam Mano?
4) Do que os velhos pingüins acusavam Mano?
5)Você acha errado ser diferente? Justifique.
6) Reescreva um novo final para o filme.
7) Que mensagem traz o filme?
RECURSOS:
- filme,
- DVD,
- TV;
- caderno do aluno.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu interesse e participação.
ENSINO RELIGIOSO
CONTEÚDO: Valores.
OBJETIVO:
- estabelecer os diferentes valores presentes na comunidade.
METODOLOGIA
Após ter assistido ao filme “Happy Feet” fazer um paralelo entre os valores mostrados no filme e os presentes na comunidade. Promover um debate para enfocar os pontos de vista dos alunos.
ATIVIDADES
1) Escreva em seu caderno as diferenças que você observa em sua comunidade.
2) Em dupla, escolha uma pessoa de sua comunidade e faça uma entrevista sobre as boas e as más diferenças desta comunidade.
RECURSOS:
- folhas para entrevista;
- lápis;
- caderno;
- borracha.
AVALIAÇÃO
Através da participação, da produção e apresentação da entrevista pelas duplas em forma de seminário.
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: A vida dos pingüins e o aquecimento global.
OBJETIVOS:
- discutir sobre a influência do homem no aquecimento global;
- estudar sobre ávida dos pingüins, destacando algumas curiosidades.
METODOLOGIA
Promover a leitura do texto “Pingüim Imperador” interligando-o ao filme em estudo.
ATIVIDADES
1)Em grupo faça um cartaz mostrando a influência do homem no aquecimento global. Com frases e reportagens.
2) Recorte e cole em seu caderno figuras sobre o aquecimento global.
3) Os pingüins, no filme, sabiam que os homens estavam alterando a natureza e contribuindo para o aquecimento global?
4)De que maneira os humanos estavam prejudicando a sobrevivência dos pingüins?
5)Como se dá a reprodução dos pingüins?
6)No filme, você pode observar alguns hábitos dos pingüins, diga como os pais alimentavam seus filhotes?
7)Como os pais e os ilhotes se reconhecem entre vários pingüins?
8)Quantos ovos coloca uma pingüim fêmea a cada estação?
9)Por quem é chocado o ovo de cada família no filme?
10)Pelo o que você observou no filme os pingüins sobreviveriam em outro ambiente? Explique.
RECURSOS:
- texto – Pingüim Imperador (fotocópias);
- cartolina;
- cola;
- tesoura;
- revistas;
- jornais.
- caderno;
- lápis.
AVALIAÇÃO
Fazer uma exposição em sala de aula com os cartazes criados, onde cada grupo explicará suas idéias.
Apresentação das entrevistas pelas duplas em forma de seminário.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS: Pesos e medidas e as quatro operações.
OBJETIVOS:
- estimular o raciocínio para resolver situações problemas;
- usar adequadamente sistema de pesos e medidas, fazendo as conversões quando necessário.
METODOLOGIA
Usar situações de estudo para abordar problemas e fixar conteúdos de matemática.
ATIVIDADES
Resolva:
1) Se um pingüim come 10 peixes por dia quantos comerá em uma semana (sete dias)?
2) Em um ano temos 365 dias. Calcule quanto já viveu um pingüim de 5 anos?
3) Qual o peso em Kg (quilograma) de um pingüim com 19 000g?
4) Seis pingüins nadaram
5) Em uma família de pingüins o pai come 18 peixes, a mãe come a metade mais 1 e o filho a terça parte do que o pai come.Quanto toda a família come?
RECURSOS:
- caderno do aluno;
- lápis.
AVALIAÇÃO
Através da resolução dos problemas.
ESTUDOS SOCIAIS
CONTEÚDO: Habitat dos pingüins.
OBJETIVOS:
- conhecer o habitat dos pingüins;
- localizar no mapa algumas regiões onde há pingüins.
METODOLOGIA
Faremos a leitura do texto “Pingüim Imperador”, destacaremos pontos para discussão e reconhecimento do habitat natural do pingüim e sua respectiva localização no mapa.
ATIVIDADES
1) Com base no texto que você recebeu e no filme “Happy Feet”; responda (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:
[ ] É correto dizer que os pingüins habitam os dois pólos.
[ ]Os pingüins Imperador são encontrados na Antártica.
[ ] A dieta dos pingüins é basicamente de algas.
[ ]O pingüim procura sua presa em mar aberto.
[ ] As populações de pingüins encontram-se no hemisfério Sul.
RECURSOS:
- texto “Pingüim Imperador”;
- caderno do aluno;
- mapa mundi.
AVALIAÇÃO:
O aluno será avaliado por observação direta e produção das atividades.
TEXTO COMPLEMENTAR DE CIÊNCIAS
PINGÜIM IMPERADOR
Vocalização
Porque a espécie não possui locais fixos de incubação que os indivíduos possam utilizar para localizar o parceiro ou as crias, o pingüim-imperador tem que utilizar os chamamentos vocais para a identificação. Utiliza um sistema complexo de vocalizações que são vitais no reconhecimento individual entre os progenitores e entre estes e as crias, apresentando a maior variação em vocalizações individuais de todos os pingüins. Quando vocaliza, o pingüim-imperador utiliza dois intervalos de freqüência simultaneamente. As crias utilizam uma vocalização modulada em freqüência para pedir comida e para contactar os progenitores.
TEXTO COMPLEMENTAR DE ESTUDOS SOCIAIS
PINGÜIM IMPERADOR
Distribuição e habitat
O pinguim-imperador tem uma distribuição circumpolar, na região antárctica, quase exclusivamente entre os 66º e os 77º de latitude Sul. Quase sempre se reproduz em plataformas estáveis de gelo perto da costa e até
Dieta
A dieta do pinguim-imperador é composta principalmente por peixes, crustáceos e cefalópodes, apesar de a sua composição variar de população para população. O peixe é normalmente a fonte de alimento mais importante, sendo que a espécie Pleuragramma antarcticum perfaz a maior parte da dieta da ave. Outras presa que foram registadas incluem outros peixes da família Nototheniidae, duas espécies de cefalópodes, Psychroteuthis glacialis e Kondakovia longimana, assim como o krill antártico (Euphausia superba). O pinguim-imperador procura as suas presas em mar aberto, no Oceano Antártico, em regiões livres de gelo ou em regiões com plataformas de gelo onde existam aberturas para a água. Uma das suas estratégias de alimentação consiste no mergulho a profundidades de
Os graves efeitos do aquecimento global
É um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura média da superfície terrestre. Só nesse início de século a temperatura do planeta subiu quase 2º C, mais alta do que na década de 60. As medidas a serem tomadas para conter o avanço do aquecimento global têm sido discutidas constatemente. Alguns cientistas apontam como causa do aumento do aquecimento global o elevado nível de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera.
O aquecimento global vem sendo evidenciado através das ltas temperaturas e a mudança brusca de temperatura em todo o mundo. Alguns estudos revelam que o aquecimento global é um elemento que agrava a força dos furacões, do derretimento das calotas polares, grandes enchentes, entre outros.
Manifestações são feitas reivindicando resultados positivos para o planeta. Uma dessas manifestações chamou a atenção de todo oo mundo, foi realizada no dia 01 de fevereiro de 2007, em Paris, na França. Milhares de pessoas se reuniram diante da Torre Eiffel, esperando a divulgação oficial do estudo da ONU sobre o aquecimento global.
A torre e diversos outros monumentos foram apagados por 5 minutos, na busca de conscientizar as pessoas de que é necessário mudar a realidade do planeta, mostrando ccomo deve ser feito e de que o exemplo deve vir de dentro de casa. A expectativa é de que os países desenvolvidos que liberam altos índices de agentes poluentes na atmosfera adiram aos acordos mundiais de preservação ambiental e diminuição de emissão de gases poluentes.
REFERÊNCIAS:
Filme “Happy Feet”
Site: www. Wikipedia.com.br
Um comentário:
Constância gostei de ver meu plano e da Renata no blogg,porém houve um engano faltou o resto do meu sobrenome(Pinho),sabe na chamada ainda não coube todo.
Postar um comentário