segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "ÉTICA E CIDADANIA"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Aluna: Luana da Silva Marcelino
Professora: Constancia Patricio Fretta
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Alfabetização
4º Magistério 01

PLANO DE AULA

CONTEÚDO: ética e cidadania (fábula)

OBJETIVO:
· motivar e fazer com que os alunos aprendam o que realmente é a ética e a cidadania;
· diversificar para que eles compreendam o objetivo desejado, e que possibilite seus conhecimentos e expressões em geral.

AÇÃO DIDÁTICA/ATIVIDADES

A aula ocorrerá através de uma pequena fábula que se chama “O leão e o rato” que mostra que os pequenos amigos podem ser revelar os melhores e os mais leais aliados, que não importa tamanho, raça ou classe social, pois é desde cedo que eles têm que aprender a conviver com as diferenças para futuramente eles não sejam pessoas racistas.

O LEÃO E O RATO

Um leão dormia sossegado, quando foi despertado por um rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo ao que o rato suplicou:
_ Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.
O leão então resolveu libertá-lo. Aconteceu que, pouco tempo depois, o leão caiu em uma armadilha. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.
O rato, reconhecendo seu rugido, aproximou-se e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
_ O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora, sabe, que mesmo um pequeno rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso leão.

Autor: Esopo.

Com esta fábula espero um melhor entendimento, pois é a melhor forma para que eles entendam que não podem desprezar nenhum de seus amigos da sala ou em qualquer outro lugar, pois futuramente poderão precisar da ajuda dele. E também é bom trabalhar para que eles aprendam a partilhar suas coisas com seus colegas, para que eles não sejam crianças egoístas e também para que saibam comportar-se socialmente.
Após a leitura da fábula, irei passar uma atividade para verificar se os alunos entenderam o assunto de maneira direta e compreensível. Mas antes explicarei detalhadamente a fábula.

1) Por que o rato pediu para que o leão o poupasse?
2) O que o rato faria em troca de sua liberdade?
3) O que aconteceu tempos depois dele soltar o rato?
4) O que o rato fez para retribuir o leão?
5) O que você entendeu do texto que foi passado e explicado?
6) Você já ajudou algum amigo assim: retribuindo a ajuda dele?
7) Desenhe a fábula “O leão e o rato” e pinte.
8) Cite três coisas boas que você já fez para um amigo da sala.

RECURSOS:
· livro;
· folhas sulfite;
· cadernos.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através das atividades feitas, desenhos, respostas e interesse na aula.
Com isso, saberei se realmente, eles compreenderam o assunto tratado.

Um comentário:

*Cali* disse...

Luana, teu plano ficou simples, mas as vezes é assim mesmo não é quantidade que criança precisa e sim bom conteúdo.Viu como não é um bicho de sete cabeças!