segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "ÉTICA E CIDADANIA"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Aluna: Josiane Aguiar da Silva
Professora: Constancia Patricio Fretta
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Alfabetização
4º Magistério 01

PLANO DE AULA

TEMA: ética e cidadania.

SÉRIE: 2ª série.

OBJETIVOS:
· compreender que a ética é parte integrante de toda conduta humana;
· identificar as principais conceitos que constituem a discussão ética e cidadania (respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade).

CONTEÚDO: “A lebre e a tartaruga”

METODOLOGIA

· Leitura e debate da história do livro.
· Tratar com os alunos sobre o tema ética e cidadania não como algo neutro, mas como valores que perpassam por todas as disciplinas do currículo.
· Explicações.
· Levar os alunos a adotarem, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e as discriminações na convivência cotidiana.
· Atividades de interpretação e compreensão.
· Refletir alguns dos princípios que estão fortemente ligados à formação de valores. Principalmente no que diz respeito aos direitos e deveres das pessoas perante a sociedade.

A LEBRE E A TARTARUGA

Um dia, uma lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da tartaruga. A tartaruga sorriu e disse:
_ Pensa você ser rápida como o vento, mas eu a venceria numa corrida.
A lebre, claro, considerou sua afirmação algo impossível e aceitou o desafio. Convidaram então a raposa, para servir de juiz, escolheu o trajeto e o ponto de chegada.
E no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntas. A tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, em momento algum, parou de caminhar.
Mas a lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou à margem da estrada para um rápido cochilo. Ao despertar, embora corresse o mais rápido que pudesse, não mais conseguiu alcançar a tartaruga, que já cruzava a linha de chegada, e agora descansava tranqüilo num canto.

Moral da história: Ao trabalhador que realiza seu trabalho com zelo e persistência, sempre o êxito será o seu quinhão.

Interpretação de texto

1) Em sua opinião, o que você achou da atitude da lebre?
2) Você acha correto desrespeitar as diferenças do outro, tentando ser melhor que ele sempre?
3) Em sua opinião, você acha quem foi justo o que a lebre fez com a tartaruga?
4) Você já desrespeitou seu amigo?
5) Em sua opinião, devemos querer ser melhor que o outro?
6) Você acha correto discriminar as pessoas e ser uma pessoa boa.
7) Você acha correto discriminar as pessoas desrespeitá-las em vez de ajudá-las e ser solidários? Justifique.

ATIVIDADES

1) Complete:
a) Pensa--------------ser rápida como o ------------, mas eu a venceria numa corrida.
b) Convidaram então a --------, para servir de -----------, escolheu o trajeto e o ponto de partida.
c) A tartaruga, com seu passo --------------, mas -----------, determinada, em momento algum, parou de ------------------.
d) A lebre -------------- de sua velocidade, despreocupada com a --------------, deitou à ------------- da estrada para um rápido cochilo.

2) Responda:
a) Como se chama o animal que ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da tartaruga?
b) O que a tartaruga disse à lebre?
c) Por que a lebre aceitou o desafio da tartaruga?

3) Assinale a alternativa correta:
Qual o animal com seu passo lento, mas firme, determinado e,que momento algum parou de caminhar?
( ) a raposa.
( ) a lebre.
( ) a tartaruga.

Quem estava confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida?
( ) a raposa.
( ) a lebre.
( ) a tartaruga.

4) Em dupla, fazer dois direitos e dois deveres que eles devem respeitar dentro e fora da escola junto ao professor.

RECURSOS:
· quadro-de-giz;
· lápis;
· borracha;
· caderno.

AVALIAÇÃO:
· interesse;
· participação;
· trabalhos em duplas
· desenvolvimento de cada um.

REFERÊNCIAS
www.fábulas.com.br

Nenhum comentário: