segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "ÉTICA E CIDADANIA"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Aluna: Tatiane de Jesus Felis
Professora: Constancia Patricio Fretta
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Alfabetização
4º Magistério 01

PLANO DE AULA

TEMA: ética e cidadania.

DISCIPLINA: Língua Portuguesa.

CONTEÚDOS: fábula “O leão e o rato”.

OBJETIVOS:
· compreender o que é uma fábula;
· relacionar a fábula com a realidade;
· perceber a importância da participação do cidadão para uma comunidade;
· desenvolver a consciência da sua identidade em relação a moral (uma boa ação ganha outra) que a fábula da ênfase.

AÇÃO DIDÁTICA

Iniciarei a aula entregando uma fábula com o título “O leão e o rato”, xerocado, iniciarei dando uma introdução sobre o que é uma fábula e qual a sua importância, logo pedirei que eles façam uma leitura silenciosa para reconhecer as palavras já trabalhadas.
Depois da leitura silenciosa, iniciarei a leitura em voz alta, depois farei um debate sobre a fábula com os alunos e passarei algumas atividades.

O LEÃO E O RATO

Uma vez, quando o leão estava dormindo, um rato pôs-se a passear em suas costas.
Isto acordou o leão, que segurou o bichinho com sua enorme pata e abriu a grande mandíbula para engoli-lo.
_ Perdão, rei dos animais. Gritou o ratinho. Deixa-me ir, não o aborrecerei mais. Quem sabe, um dia, não conseguirei pagar-lhe este favor?
O leão riu muito, achando impossível o ratinho ajudá-lo em alguma coisa. Afinal, soltou-o.
Algum tempo depois, o leão caiu numa armadilha. Os caçadores amarraram-no numa árvore e foram chamar os outros companheiros. Queriam levá-lo vivo.
Nesse momento, apareceu o ratinho. Vendo o aperto em que se encontrava o leão, num instante roeu as cordas que o prendiam à árvore.
_ Eu não disse que talvez pudesse ajudá-lo um dia? _ lembrou o rato.

(Fábula de Esopo)

ATIVIDADES

Perguntas para o debate

1) Quais são os animais que aparecem na fábula “O leão e o rato”?
2) O que será que o ratinho sentiu quando caiu nas garras do leão?
3) O que você faria se fosse o leão: engoliria ou soltaria o ratinho? Por quê?
4) Por que o leão pensou que seria impossível um ratinho salvá-lo?
5) Mas, no final, tanto o ratinho quanto o leão foram salvos. O que você aprendeu com essa história?


Desenhe uma cena da fábula que mais lhe chamou atenção.
Vamos cruzar algumas palavras da história?

RECURSOS:
· xerox;
· folha sulfite;
· lápis de cor.

AVALIAÇÃO

Avaliar os alunos na sua participação e no seu interesse.

REFERÊNCIAS
* Alfabetização: Vida nova: contextualizando a escrita. Angiolina Bragança, Isabella Pessoa de Melo Carpanela. São Paulo: 1998.
* Língua e Linguagem: alfabetização – 2 ed./ Eliana Garcia Farias de Albuquerque. São Paulo: 2000.

4 comentários:

Taty disse...

Ficou muito bom.AsS: Tatya

Taty disse...

Ficou muito bom.

Graziela disse...

Aixx tati o teu comentario não vale..

rsrsrsrsrsrsrs

muito bom...

adori a fábula.

cleide disse...

adorei a fabula, usei-a com meus alunos e foi 1000!