domingo, 28 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "ÉTICA E CIDADANIA"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Aluna: Maria das Dores Fernandes Ventura
Professora: Constancia Patricio Fretta
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Alfabetização
4º Magistério 01

PLANO DE AULA

TEMA: ética e cidadania.

CONTEÚDO: fábulas.

SÉRIE: 1ª série.

CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa: letras e fábula.
Matemática: quantidade.
Ensino Religioso: respeito.
Arte: desenho.

OBJETIVOS:
· incentivar os alunos a respeitar as pessoas como elas são;
· introduzir as referências sobre os direitos humanos;
· conscientizar os alunos sobre a importância de valores e ética.

AÇÃO DIDÁTICA

Iniciarei falando sobre os direitos e deveres, as palavras mágicas (obrigado, bom dia, boa tarde, etc.)
Nesse sentido, como a escola pode ser local de diálogo de aprender a conviver com o outro.
Contarei a fábula da rã e o boi, e cada criança terá uma cópia no seu caderno para que conheçam as letras. Logo após, iniciarei as atividades.

ATIVIDADES

1) Fábula: A rã e o boi

Tomavam sol, à beira dum brejo, uma rã e uma saracura.
Nisto chegou um boi, que vinha para o bebedouro.
_ Quer ver _ disse a rã _ como fico do tamanho desse animal?
_ Impossível, rãzinha. Cada qual como Deus o fez.
_ Pois olhe lá! _ retorquiu a rã, estufando-se toda. _ Não estou “quase” igual a ele?
_ Capaz! Falta muito, amiga.
A rã estufou-se mais um bocado.
_ E agora?
_ Longe ainda!...
A rã fez novo esforço.
_ E agora?
_ Que esperança!...
A rã, concentrando todas as forças, engoliu mais ar e foi-se estufando, estufando, até que, plaf! Rebentou como um balãozinho de elástico. O boi, que tinha acabado de beber, lançou um olhar de filósofo sobre a rã moribunda e disse:
_ Quem nasce para dez réis não chega a vintém.

2) Debate sobre a fábula “A rã e o boi”.
3) Recortar e colar palavras de revistas que contêm na fábula.
4) (Oral) Por que somos diferentes?
5) (Oral) Você achou importante a amizade da rã e do boi?
6) Quantas vezes falo obrigado por dia?
7) Você é igual a ----------pessoa?
8) Desenhe e pinte as personagens da fábula.

RECURSOS:
· revista;
· cola;
· folhas;
· lápis;
· tesoura;
· livro infantil.

AVALIAÇÃO

Participação, criatividade, interesse, desenvolvimento, comportamento, freqüência.

REFERÊNCIA
Fábula “A rã e o boi”, Monteiro Lobato.

Um comentário:

chaianedesouza disse...

Os seus métodos foram muito objetivo,de certa forma eles aprenderão muito mais na pratica do que na teoria.Mas as atividades foram muito criativas, pois não ficou só na escrita, explorou também (oral) onde as crianças se desenvolvem muito a fala e seus pensamentos.Minha amiga tenho a certeza que você terá muito sucesso em sua jornada proficional.Um grande beijo......Chai:*