domingo, 28 de setembro de 2008

PLANO DE AULA "ÉTICA E CIDADANIA"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Aluna: Francielle Machado da Silva
Professora: Constancia Patricio Fretta
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Alfabetização
4º Magistério 01

PLANO DE AULA

TEMA: ética e cidadania.

CONTEÚDO: fábulas.

SÉRIE: 4ª série

OBJETIVOS:
· identificar o tipo do texto;
· compreender o que é uma fábula;
· criar cidadãos críticos..

AÇÃO DIDÁTICA

Começarei fazendo uma introdução sobre as fábulas. Após a explicação, passarei no quadro a fábula: “Um belo sorriso”, faremos a leitura juntos, onde cada aluno deverá ler uma parte do texto. Discutiremos o texto de forma que todos darão sua opinião sobre a fábula. Com a leitura feita, passarei algumas atividades no quadro para fixar melhor o assunto. Solicitarei uma pesquisa para casa, e contaremos com a ajuda do dicionário. Para finalizar, faremos a correção das atividades.

UM BELO SORRISO

Veio o rato com lápis e papel.
O rato falou para o gato:
_ Gato, vou fazer o seu retrato.
Mas o gato falou:
_ Não, não! Agora não!
Primeiro, eu vou buscar um chapéu.
O rato falou para o pato:
_ Pato, vou fazer o seu retrato.
Mas o pato falou:
_ Não, não! Agora não!
Primeiro, eu vou buscar uma gravata.
O rato falou para o galo:
_ Galo, vou fazer o seu retrato:
Mas o galo falou:
_ Não, não! Agora não!
Primeiro, eu vou buscar o paletó.
Veio o gato de chapéu.
Veio o pato de gravata.
Veio o galo de paletó.
Eles falaram:
_ Rato, agora você pode fazer o nosso retrato.
Mas veio o sapo e falou:
_ Não, não! Agora não!
Primeiro, o rato vai fazer o meu retrato.
E o rato falou:
_ Um sapo sem chapéu, sem gravata e sem paletó?
_ Ora! _ falou o sapo. _ É só fazer meu belo sorriso.
ATIVIDADES

1) Responda;
a) Encontre no texto 5 substantivos e 5 verbos.
b)Quantos parágrafos tem no texto?
c) Que tipo de texto é esse?
d) Procure no dicionário o que significa fábula.
2) Escolha dois animais citados no texto, e faça um diálogo entre eles.
3) Leia novamente o texto e faça a moral dessa história.
4) Se você pudesse mudar essa história, o que você mudaria e por quê?
5) O que você achou da atitude do sapo? Ele está correto em dizer que não era necessário tudo o que os outros animais pegaram para fazer o retrato, eles só precisavam de um belo sorriso.
6) Se você um dos animais do texto e o rato quisesse fazer o seu retrato o que você buscaria para fazer o retrato? Por quê?
7) Pesquisa para casa: procure em livro, internet, entre outros, uma fábula.

RECURSOS:
· quadro-de-giz;
· giz;
· caderno;
· lápis;
· caneta;
· borracha.

AVALIAÇÃO

Avaliarei os alunos pelo interesse, participação, e pela pesquisa realizada.

Nenhum comentário: