terça-feira, 26 de agosto de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO "SEGURANÇA X MEDO"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Aluna: Emilly Fidelix

3º Magistério 01

Segurança X Medo


A cada dia que passa, aumenta o número de crimes cometidos, atrocidades, seqüestros, como também aumentam o número de nascimentos. Conseqüentemente, mais presos a serem transferidos para cadeias, que em sua maioria estão superlotadas. Aumentando o número de nascimentos, fruto de casais que logo desejam um terreno para se abrigar. Desse modo, aumenta o número de terrenos comprados, cresce toda uma extensão territorial de uma cidade. E é claro, ninguém quer um presídio perto de seu doce lar.

É o que está acontecendo na Região Sul de Santa Catarina, conseqüente ao superlotamento do presídio da cidade de Tubarão. Depois de propostas rejeitadas por moradores e prefeituras, são abertas outras novas três opções de construção de um presídio regional, dentre elas, está Capivari de Baixo, um município com 46 km², sendo que a área sugerida é um ponto que futuramente será expandida. Um presídio nesta cidade causaria transtorno à população, sendo que ainda é um município pequeno, e próximo do terreno proposto há habitação. Além de perturbar futuramente o crescimento do município.

Tantas propostas já foram feitas, tantas já foram recusadas, porque estes cidadãos têm que passivamente aceitar a esta decisão? Todos querem sim mais segurança e é desejo de todos que seja construído um presídio regional, mas que fique longe de famílias, crianças, locais de trabalho e que não atrapalhe o crescimento da região. Afinal, um presídio deveria servir para trazer tranqüilidade e segurança, e não, medo e angustia.

Nenhum comentário: