terça-feira, 26 de agosto de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO "O LIXÃO DO PRETO"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Aluna: Marlene Mateus de Medeiros

3º Magistério 01

O lixão do Preto


O lixão do Preto assim conhecido é muito polêmico, pois há pessoas que moram em volta dele e são revoltadas por causa do mau cheiro. Este lixão localiza-se na comunidade de Taquaraçu, município de Laguna, próximo ao km 37.

O lixo levado para este depósito vem de toda a região da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de outras cidades de Santa Catarina.

Devido à enorme quantidade de dejetos o mau cheiro é insuportável para os moradores daquela região, principalmente quando há muito vento.

Contudo, este lixão tem um lado positivo, através dele é desenvolvido um projeto de reciclagem, no qual várias pessoas e famílias trabalham. Essas pessoas separam o lixo reciclável (plástico, alumínio, papel e vidro) do lixo orgânico (restos de alimentos) e do lixo não aproveitável (papel higiênico e outros). Às vezes, alguns objetos e roupas são encontrados e aproveitados pelos separadores do lixo.

Outro aspecto negativo é que alguns dos funcionários do lixão não usam equipamentos de segurança como: luvas, botas e máscaras e o contato com o material contaminado que é encontrado como: restos hospitalares e outros equivalentes trazem prejuízo à saúde dos trabalhadores.

Em minha opinião, os municípios deveriam se reunir para elaborar um plano para este problema, fazer tudo o que for necessário para que ninguém seja prejudicado. E que as soluções tragam benefício para ambas as partes.

Nenhum comentário: