segunda-feira, 25 de agosto de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO "PRESÍDIO NÃO"

E.E.B. Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Aluna: Anice Gomes

3º Magistério 01

Presídio não!


Existe um movimento em nossa comunidade contrário à construção de um presídio.

Foi realizado um abaixo assinado com mais de 5000 assinaturas e entregue aos vereadores do município de Capivari de Baixo que se comprometeram a entregá-lo ao Secretário Estadual de Segurança Pública, Sr. Ronaldo Benedet, e ao Secretário de Desenvolvimento Regional, Sr. César Damiani.

Essa obra já foi rejeitada por outras comunidades como Campo da Eira, em Laguna, Jabuticabeira, em Jaguaruna e agora Sertão da Estiva dos Pregos, em nosso município. Os motivos para que a população não queira a implantação do presídio são basicamente os mesmos: falta de segurança, desvalorização imobiliária, proximidade com centros urbanos, entre outros. Em Capivari de Baixo a obra seria realizada próxima a BR 101, em uma área de recuperação ambiental.

Em contrapartida, o poder público afirma que o terreno é propício para a construção devido a sua localização e que os recursos investidos no município aumentarão, a obra também utilizará mão-de-obra local, gerando assim mais empregos e renda.

Particularmente, discordo, pois acredito que trará um desconforto muito grande gerado pelo medo de rebeliões e possíveis fugas.

O que deveria ser realmente discutido é a falta de políticas públicas de segurança.

Não basta construir presídios, são necessárias ações concretas junto às bases para evitar a ida para a cadeia.

Chega de gastar recursos públicos com “remédios” para os sintomas, é preciso ir mais longe, investir em educação, apoiar projetos sociais que invistam em salvar a vida como um todo, lutar contra as drogas e tratar os usuários. A longo prazo, esse investimento tornar-se-á em uma sociedade mais segura, mais saudável, que não necessitará de tantas prisões.

Minha comunidade precisa de um hospital para curar pessoas e não de um presídio que não recupera os detentos, que nos fará reféns de nosso medo.

Estamos todos cansados de ouvir promessas, queremos ações concretas de segurança e não paredes de concreto para guardar pessoas.

A intolerância nos faz discutir onde construir um presídio, mas nos impede de falar sobre justiça social.

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo com esse ponto de vista e é louvavel que a escola trabalhe assuntos pertinentes como esse .Favorecendo o crescimento critico e etico dos alunos.
parabéns,vc escreve bem.

kleber machado looks.