domingo, 24 de agosto de 2008

PROJETO “TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR”

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “DR. OTTO FEUERSCHUETTE”

CAPIVARI DE BAIXO – SANTA CATARINA

PROJETO DO CURSO “INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL”

1. TEMA: “TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR”

2. JUSTIFICATIVA

Com a disponibilização de uma sala de informática na Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette, foi necessário a realização de um curso específico, pois as máquinas do laboratório possuem o sistema operacional LINUX Educacional e a maioria dos professores não está habituada a utilização de software livre. Para isso, fizemos o Curso “Introdução à Educação Digital” oferecido pela Gerência de Educação para adquirirmos os conhecimentos básicos necessários para usarmos essa ferramenta como recurso pedagógico ao processo de ensino-aprendizagem.

Nossa equipe formada pelas professoras Andréa Cargnin, Constancia Patricio Fretta e Ellen Estevam, buscamos usar o laboratório em nossas disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura, Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Alfabetização e da Língua Portuguesa e Geografia, levando nossos alunos para pesquisar na internet. Pois, hoje, sabe-se que o acesso a mesma é um recurso fundamental no trabalho de aprendizagem e na busca de informações atualizadas sobre qualquer conteúdo. A navegação na internet tornou-se, no trabalho escolar, um meio de superar o envelhecimento das informações resultantes das mudanças muito rápidas que ocorrem no mundo contemporâneo. Por isso, sentiu-se a necessidade de mediarmos a utilização da internet para que os alunos usufruam esse canal como fonte de pesquisa e não como plágio.

3. OBJETIVOS

· Trabalhar desenvolvendo a investigação, desafios e explorações de conceitos e idéias pré-estabelecidas do uso da tecnologia e usufruindo-a de maneira eficiente e eficaz;

· utilizar o computador introduzindo recursos que desestabilizem as práticas convencionais de educação;

· divulgar os artigos de opiniões feitos pelos alunos durante as Olimpíadas da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, dando a eles o endereço do nosso blog;

· criar um blog da escola ou da classe, nos quais os assuntos de interesse da turma possam ser relacionados a vários links ou fórum;

· estimular aos alunos a interação com o mundo virtual como forma de aquisição de conhecimento;

· analisar com os alunos a linguagem dos blogs e dos fotologs como uma forma de expressão.

4. CONTEÚDOS

Língua Portuguesa e Literatura:

· artigos de opinião (jornais, revistas e internet);

· romantismo;

· pré-modernismo e modernismo (1ª, 2ª e 3ª fases).

Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa e Alfabetização:

· artigos de opinião (jornais, revistas e internet);

· elaborar planos de aula (educação infantil e séries iniciais) abordando o tema ética e cidadania.

Geografia:

· energia: o motor da vida;

· fontes de energia.

5. METODOLOGIA

Os alunos serão conduzidos à sala de informática para que realizem as pesquisas do assunto pré-determinado por sua professora. Os trabalhos realizados serão, posteriormente, postados no blog.

ATIVIDADES

Língua Portuguesa e Literatura

· Fazer um levantamento das escolas literárias já aprendidas, seus autores e obras. Montar uma roda de opiniões sobre a importância de relembrar e estudar as fases dentro da Literatura.

· Pesquisar, baseando-se nos materiais disponíveis, as escolas literárias e seus respectivos representantes.

· Para que os alunos se familiarizem com as escolas literárias, solicitar que façam trabalhos individuais ou em grupos, utilizando todo o conhecimento científico.

· Analisar as várias escolas literárias, em especial o Pré-modernismo e o Modernismo, enfatizando a diferença das mesmas e sua importância dentro da história.

· Solicitar aos alunos que façam os trabalhos voltando-se à análise de poemas relacionados a cada uma das escolas.

Geografia

· Os recursos energéticos causam curiosidade aos alunos, principalmente quando são abordados assuntos que estão na mídia até os dias atuais, como por exemplo, o acidente nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, 1986, onde as vítimas ainda sofrem com as mutações ocorridas há algumas décadas.

· O laboratório de informática será utilizado pelos alunos, para que observem as imagens e materiais sobre o assunto. Em sala de aula, será discutido o conteúdo pesquisado no laboratório informatizado.

Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa e da Alfabetização

· Trabalhar as oficinas relacionadas à Olimpíada da Língua Portuguesa.

· Conduzir os alunos ao laboratório de informática para ler e analisar os artigos de opinião presentes na internet.

· Confrontar a pesquisa on line aos artigos de opinião presentes nos jornais e revistas.

· Produção de um texto individual.

· Reescrita do texto individual e postagem no blog.

· Pesquisa na internet sobre ética e cidadania.

· Associar a pesquisa aos conteúdos que devem ser ministrados na educação infantil e séries iniciais.

· Preparar planos de aula usando os pressupostos teóricos pesquisados. pini]

6. PÚBLICO ALVO

· Alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio;

· alunas das 3ª e 4ª séries do Magistério.

7. CRONOGRAMA

As atividades serão desenvolvidas durante o 2º semestre. Com relação ao artigo de opinião para as Olimpíadas da Língua Portuguesa o trabalho iniciou-se no 1º semestre.

8. AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através da observação, participação, debates e, com mediação das professoras, farão postagem dos trabalhos no blog. Os trabalhos postados no blog serão comentados pelo corpo docente, também os colegas de turmas serão incentivados a ler e tecer comentários.

Durante a aplicação do projeto serão apresentados os resultados das atividades, fazendo-se um relato das experiências vivenciadas.

Nenhum comentário: