domingo, 18 de outubro de 2009

Tempo de leitura e escrita

A leitura e a escrita são exercícios fundamentais para a alfabetização e o desenvolvimento do conhecimento dos alunos. E estas atividades, que são rotinas em uma sala de aula, deveriam ser trabalhadas juntas e de modos diversificados, despertando nos alunos o interesse e o gosto pela leitura e escrita.

Durante meu estágio na educação infantil e nas séries iniciais, percebi que na maior parte do tempo as professoras trabalhavam a escrita e a dinâmica (jogos) que despertavam a imaginação das crianças, deixando a leitura um pouco de lado.

Quase não contavam ou liam com os alunos histórias, e quando contavam, às vezes, não terminavam, pois elas utilizavam as últimas aulas ou minutos antes do recreio e não dava tempo para terminar. E deixavam os alunos curiosos e ansiosos para saber o fim da história, no dia seguinte, os alunos perguntavam o que aconteceu no final da história e a professora simplesmente contava o final rápido, sem parar para conversar sobre a história, dando continuidade à aula.

Isto deixava os alunos, às vezes, desmotivados para lerem ou ouvirem uma nova história.

Então deveríamos reservar um tempo maior para esta atividade, diversificando as várias maneiras de se contar e ler uma história, de modo que desperte o interesse e o gosto pela leitura.


Shirley da Silva de Souza

4ª série 01

Curso: Magistério

Nenhum comentário: