domingo, 18 de outubro de 2009

Os tempos de leitura e de escrita na sala de aula

“A leitura e a escrita são objetos de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos”. Todos nós, embora professores ou não, sabemos que a leitura é muito importante para o desenvolvimento intelectual e social de uma criança. Através da leitura, a criança descobre um novo universo, aumenta seu conhecimento, descobre emoções, estimula a imaginação. Mas para isso é importante que o ato de ler seja algo prazeroso, que se sinta bem lendo e que ela mesma busque essa leitura, seja incentivada, não obrigada a fazer a mesma.

A escrita nada mais é que consequência da leitura, pois quem lê possue facilidade em escrever e seu vocabulário torna-se amplo.

A leitura deve ser incluída na vida de uma criança desde muito pequena, e que isso seja feito pelos próprios pais em casa, para que ao iniciar na escola, já tenha conhecimento e gosto pela mesma. O professor pode incluir a leitura na educação infantil através de histórias que ele mesmo deve contar todos os dias, com fantoches, teatro ou até mesmo com uma boa interpretação. Já nas séries iniciais para aqueles que já se apropriaram da leitura pode se programar a ida à biblioteca e a escolha de livros que os alunos possam escolher conforme seu gosto, e podem ser desenvolvidas várias atividades, em várias disciplinas sobre os livros lidos.

Mas nós sabemos que incluir a leitura na vida escolar ou até mesmo social de uma criança não é um processo rápido, simples e fácil, pois alguns já possuem gosto pela leitura desde muito cedo e a maioria a fazem apenas por obrigação.

A inclusão da leitura deve acontecer em algum momento em que o aluno esteja na sala de aula, para que ele possa levar para a vida o gosto pela leitura independente de que tipo de leitura seja essa.

Só através da leitura, podemos ampliar e aperfeiçoar nossa escrita, sendo assim adquirirmos também novos conhecimentos.


Mislete Gomes Firmiano

4ª série 01

Curso: Magistério

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