domingo, 27 de setembro de 2009

A sala de aula como espaço de leitura significativa

Desde que nascemos, estamos em contato com palavras. A leitura acontece junto com o nosso desenvolvimento. Por isso, a leitura tem haver com curiosidade, descoberta dos nossos próprios sentidos.

No entanto, quando iniciamos a aprendizagem formal por símbolos, perdemos muito da nossa sensibilidade e forma de “ler” as coisas como elas realmente são: coloridas, quadradas, distantes, grandes e começamos a preocupar-nos como lê-las com os símbolos gráficos que as representam.

A reflexão sobre a sala de aula como espaço de leitura, reavivou minhas lembranças do período de “jardim de infância” quando desenhava com lápis colorido o meu modo de ler o mundo, de sentir, de explicar o inexplicável por palavras.

Continuando no tempo, lembrei-me da emoção de estar no “primeiro ano”. Ah! O tão esperado momento de aprender a ler e escrever. Que decepção! A sala era cinza, não tinha material pedagógico disponível ou desenhos e nem tintas coloridas para que eu pudesse escrever.

O meu encontro foi uma cartilha, com cópias e uma professora que registrava no quadro de giz o A -E -I –O- U. Oras, isso eu já sabia, tinha sede de mais conhecimento.

Continuei um bom tempo esperando para reaprender a ler e escrever. Ela não lia histórias e quando eu lia os desenhos a professora brigava comigo.

Hoje, percebo que a organização do espaço de leitura em sala de aula reflete a ação pedagógica do professor.

Do mesmo modo que organizamos nossa casa, podemos também organizar a sala e o tempo de leitura.

Ocorre-me uma atividade que realizamos na minha escola na época do ensino fundamental. Era um jornal interno, onde cada turma escrevia uma matéria e as séries reuniam-se para ler e escolher qual iria para o jornal. Para a produção dessa publicação, utilizávamos muitos fragmentos de livros e crônicas de jornais conhecidos.

São atividades de leitura e escrita provocativas no espaço da sala de aula. São formas de construir leitores e não simplesmente ledores. O período escolar deve servir para ensinar a ler e escrever, um mundo próprio, concreto.

E não simples ledores que após encerrado o período escolar jamais pegarão um livro para ler. Serão ledores e não leitores.


Anice Gomes

4ª série 01

Curso: Magistério

6 comentários:

Marcia M Lara disse...

gostei muito do q eu li, na minha escola(Tereza) também faziamos esse jornal. Adorei a parte de q temos que formar leitores enão ledores. Parabens

Marco Andrada. E S disse...

gostei muito da forma com que foi abordado o assunto,miuto proficionais utilizam a leitura como forma de castigo."se vc bagunçar vai ficar sem recreio lendo na biblioteca". Concordo com a comparação d q podemos organizar a leitura em sala de aula da mesma forma que organizamos nossa casa.muio bom . parabéns,vou comentar sobre o blog com meus colegas de trabalho.

anice gomes disse...

Eu acredito que essa forma de expor os nossos trabalhos nos estimula a melhorar sempre mais.Obrigada pela oportunidade.

Suellem disse...

A sala de aula realmente deve servir, como local de estimulo a leitura, mas o professor deve utilizar de criatividade e aproveitar outros espassos da escola para a realização da leitura.

antonio gomes disse...

gosti maninha,vc realmente está se superando, eu lembro quando vc ia pra escola e chegava brava com a quelas tarefas de fazer numeros de 1 a100. parsabens. toninho poesia

Anônimo disse...

ler não é apenas desifrar letras é também entender a mensagem. parabéns aos outores desse bolg que estimulão a leitura e escrita de seus alunos